Governo vai aumentar frequência de voos com deportados e apreensões na fronteira

O Secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Alejandro Mayorkas, disse em conferência de imprensa, realizada no dia 27 de abril, que vai aumentar o número de apreensões na fronteira e que mais voos com deportados serão enviados para os países de origem.

As medidas foram anunciadas para tentar coibir a entrada de imigrantes indocumentados no País, já que a Title 42, medida que permite a deportação sumária de imigrantes por causa da Covid-19, acaba no dia 11 de maio.

O governo planeja avaliar e determinar se o processo de asilo é válido ou não ainda na fronteira, para agilizar a deportação daqueles que não se enquadram. Centros de imigração serão montados na Colômbia, Equador, Costa Rica e na Guatemala para tentar evitar que imigrantes cheguem até a fronteira.

Esses centros vão avaliar processos de asilo e refugiados, além de procedimentos que visam reunir famílias. “Esse é um desafio gigantesco, que demanda soluções gigantescas”, disse o secretário.

Mayorkas disse ainda que os imigrantes e traficantes de pessoas, conhecidos como coiotes, não devem pensar que o fim da Title 42 significa o fim da fiscalização nas fronteiras.

Republicanos acusam o presidente Joe Biden de ter falhado quando o assunto é imigração. Biden, que busca a reeleição em 2024, está tentando adotar medidas mais restritivas para evitar uma “explosão” no número de imigrantes indocumentados que tentam a travessia pela fronteira depois do fim da Title 42.

Voos com deportados

Em abril, o governo retomou o envio de voos com imigrantes deportados para diversos países, entre eles o Brasil. O voo mais recente foi no dia 17 de abril, com cerca de 212 pessoas, que chegaram ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O DHS retomou, também, os voos com deportados para Cuba, que estavam parados desde o fim de 2020. No dia 25 de abril, um voo com 123 cubanos foi mandado para Havana. (Com informações da Reuters)

The post Governo vai aumentar frequência de voos com deportados e apreensões na fronteira appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA