“Hostile Planet” é a nova série selvagem da National Geographic e vai até o Brasil

Apresentador Bear Grylls durante as gravações do episódio sobre as pastagens.
(Cortesia: NatGeo/Jan Du Toit)

Los Angeles – A nova série do canal da National Geographic (NATGEO) chamada Hostile Planet estreia, na próxima segunda-feira, dia 1 de abril, às 9:00PM/8:00PM Central time.  A série de documentários contêm seis episódios que mostram uma história nunca contada anteriormente sobre a vida difícil e complicada dos animais para sobreviver e como se adaptam à cruel evolução da natureza. Ursos polares, tartarugas e aranhas têm mais em comum do que você imagina. Eles podem sobreviver em climas e terrenos extremos, por exemplo.

A apresentação e narração ficou por conta do sobrevivente Bear Grylls que vai levar o telespectador a uma rara jornada em alguns dos ambientes mais severos do planeta para descobrir como os animais se adaptam às condições implacáveis. “O que eu acho incrível em Hostile Planet é que muitas dessas histórias são simplesmente de cortar o coração”, disse Bear que também atua como produtor executivo. “É algo muito emocionante. Quando eu era criança, eu ficava colado à televisão assistindo aos programas da National Geographic sobre o planeta. Sempre foi um espetáculo, tudo muito lindo. Não era mostrado o lado hostil do planeta. […] O que é incrível sobre esta série é que vamos mostrar tudo, não apenas a parte bonita. Mostraremos como é difícil para alguns animais ‘trabalhar’ juntos como família para sobreviver.”

Os episódios exibirão os ambientes mais difíceis, incluindo selvas, montanhas, desertos, oceanos, os pólos e pastagens, explicando como é sobreviver a tudo, desde o mau tempo e os efeitos da mudança climática até ataques de animais mais ferozes. Em um dos episódios, a equipe do HostilePlanet vai até o Brasil, na floresta Amazônica.

Bicho-preguiça na floresta Amazônica inundada no Brasil. (Cortesia: NatGeo/Cristian Dimitrius)

Guillermo Navarro, vencedor do Oscar de Melhor Cinematografia em 2007 pelo longa El Laberinto del Fauno,  é o reponsável pela cinematografia e traz uma perspectiva diferente para essa série sobre a natureza e o animais “nunca vista antes.” Com incêndios, nevascas, secas e chuvas freqüentemente dominam esses lugares remotos onde nós, humanos, não nos aventuramos. Guillermo, Bear e toda equipe viajaram por sete continentes por mais de 1300 dias de filmagem para mostrar ao telespectador imagens raras de animais caçando, lutando entre si e sobrevivendo a natureza. No total, eles têm mais de 1800 horas de material.

Segundo Guillermo, “o objetivo é mostrar que a verdade nua e crua.” E, acrescentou, “também estávamos tentando mudar o linguagem das imagens. A maneira de contar história de 50 anos atrás da história natural é diferente da história hoje. Queremos mudar essa sensação de que tudo era liderado por uma narração e as imagens apenas ilustravam o texto, a fala. Minha participação aqui tem a ver como essa história se tornou uma linguagem visual e uma narrativa visual. A lente da câmera tem que estar em um lugar para que você possa se conectar emocionalmente com a luta que as espécies passam.”

O câmera Cristian Dimitrius capturando uma paisagem na época mais chuvosa do ano na floresta Amazônica no Brasil. (Cortesia: NatGeo/Cristian Dimitrius)

Mas nem tudo terá um final triste para os animais e para quem está assistindo, já que alguns animais sobrevivem para lutar no dia seguinte. Segundo o produtor executivo Tom Hugh-Jones, eles admitiu que estão procurando por um tipo diferente de público, principalmente um que ama o drama. “Queríamos fazer uma série que falasse para um novo público”, explicou ele.

E continuou, “queríamos fazer algo que fosse dramático, mas que também trouxesse uma mensagem importante. Então, trabalhamos com Guillermo e Bear (o apresentador) para dar à série um pouco mais de personalidade. De certa forma, o seriado é uma tela escura, e o que esperamos é que essa tela fique clara e com raios de esperança quando os animais são bem-sucedidos.”

Novos episódios da nova série Hostile Planet todas às segundas, às 9:00PM/8:00PM Central time, no NATGEO.

O post “Hostile Planet” é a nova série selvagem da National Geographic e vai até o Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News