HotéisRio e Acir realizam 19º Fórum de Meio Ambiente

Divulgação

Alfredo Lopes, presidente de ambas entidades

Alfredo Lopes, presidente de ambas entidades

O HotéisRio, em parceria com a Acir (Associação Comercial e Industrial da Região do Recreio e Vargens), realiza, no dia 29 de março, das 10h às 12h, o 19º Fórum de Meio Ambiente 2023. O evento dá continuidade e aprofunda o debate sobre a temática abordada na primeira edição, que foi a “Revitalização do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá”, com foco no desenvolvimento econômico da região. O fórum acontecerá no Centro de Convenções do hotel eSuites.

O principal objetivo desta edição é a fixação da comunicação do Canal de Sernambetiba com o mar, de forma a garantir o rápido escoamento das águas e evitar enchentes, como a que atingiu a Estrada do Rio Morto em setembro de 2020. Outro benefício seria a preservação do estoque de areia da Praia da Macumba, evitando sua erosão e o consequente acesso de fortes ondas, com potencial destrutivo sobre o calçadão. Outro ponto importante é a abertura de canais artificiais de drenagem e retificação de rios e riachos, que promovem a aceleração do escoamento das águas e impedem o empoçamento que provoca enchentes e alagamentos.

Para o presidente das duas entidades, Alfredo Lopes, o fórum exerce um papel estratégico porque provoca a participação da sociedade civil na tentativa de identificar soluções quanto às questões de impacto ambiental. “Nosso objetivo é que os debates surgidos sejam alavancas propulsoras de análises, estudos, ações e, principalmente, soluções sinérgicas e sustentáveis”.

Após a última edição, o fórum encaminhou um ofício às autoridades com ações para incrementar o processo de despoluição das lagoas, como a fiscalização da ligação permanente das ETEs dos condomínios com a rede coletora; verificação e demolição das construções irregulares existentes nas unidades de conservação e áreas de preservação permanentes; regularização do transporte viário e aplicação de projetos com remediações ambientais como processos de dragagem, utilização de jardins filtrantes e aplicação de energia limpa.

“A região é um dos principais locais de desenvolvimento da cidade. A despoluição dos canais da região aponta caminhos para potencializar a recuperação e a utilização responsável do meio ambiente. Nossa meta é garantir que o crescimento aconteça de forma planejada e sustentável”, afirmou Alfredo Lopes.

Fonte: PANROTAS