House cleaner brasileira é presa acusada de furtar mais de $70 mil de dona da casa

A brasileira Aparecida Rodrigues Alves está sendo acusada de ter descontado nada menos que $72 mil em cheques de sua patroa, Eve Dougherty, que levou o caso à polícia que prendeu a brasileira. Ela está sendo acusada de roubo e falsificação e foi presa em Massachusetts.

“No total, ela levou mais de $72.000”, disse a dona da casa à NBC10 Boston.

Eve explicou que nesta conta, no Citizens Bank, era para ter o dinheiro que ela e o marido depositavam para seus três filhos, todos atualmente cursando a faculdade. Por esse motivo, ela não consultava a conta com frequência.

“Demorou muito tempo para poupar esse dinheiro”, disse. “É uma grande afronta para mim e minha família”.

Eve relatou o suposto esquema para a polícia de Boston. Em novembro, Aparecida foi denunciada no Tribunal Municipal de Charlestown por acusações de fraude de identidade, furto e falsificação de cheques.

Segundo reportagem do NBC10 Boston, durante sete anos, Aparecida trabalhou para Eve, que confiava cegamente na mulher que limpava sua casa em Charlestown (MA). Ela não tinha razões para suspeitar dela. “Nunca desconfiei de absolutamente nada. Nem mesmo um batom faltava”, disse.

No entanto, isso mudou radicalmente em outubro, quando a dona da casa percebeu algo estranho: ela encontrou um cheque em nome da brasileira Aparecida Rodrigues Alves (conhecido pelos clientes como “Amanda”), o qual ela não havia assinado.

Uma sensação de pavor tomou conta dela quando viu o cheque no valor de $2.450 e ela resolveu investigar o que estava acontecendo.

Ela foi ao banco e ao analisar a sua conta, percebeu que aquele cheque estava longe de ser o primeiro a ser descontado pela brasileira. Eve encontrou oito cheques diferentes falsificados pela mulher que limpava a sua casa, durante um período de um ano. Inclusive um cheque na alarmante quantia de $23.708, que foi usado para a compra de um “carro”. O cheque é feito em nome de Aparecida Alves, em vez de Amanda Alves.

A brasileira se declarou inocente na audiência e cobriu a cabeça com uma jaqueta ao sair do tribunal, permanecendo em silêncio quando foi questionada pela mídia se alguém no banco já a havia questionado quando ela descontava os cheques.

O que diz o banco

Quando Eve foi à sua agência do Citizens Bank para denunciar a fraude, ficou ainda mais surpresa com a resposta recebida. “Eles basicamente disseram que a responsabilidade deles é me enviar uma declaração e é minha responsabilidade vistoria a minha conta”, Dougherty.

Um porta-voz do Citizens Bank disse que não poderia falar sobre relações específicas com clientes por razões de privacidade, mas disse que a instituição investiu em salvaguardas que ajudaram a reduzir o impacto financeiro da fraude nos últimos anos.

“Quando detectadas, transações suspeitas são informadas para os clientes”, disse um comunicado do Citizen Bank. “A triagem que empregamos tem o objetivo de detectar o maior número possível de ocorrências suspeitas e, ao mesmo tempo, permitir que os clientes conduzam seus negócios em problemas”.

Dougherty disse que depois da fraude ser exposta, ela descobriu que a brasileira retirava os extratos bancários da pilha de correspondência, um aparente esforço para cobrir seus rastros.

Ela disse que chegou à conclusão de que a maior parte das suas economias que iriam para os filhos na faculdade provavelmente se foi para sempre. “Eu acho que isso é algo que as pessoas precisam saber. As pessoas acham que seu dinheiro está seguro em um banco, mas não está”, se revoltou.

Até a tarde desta quinta-feira, dia 06, a brasileira continuava presa. (Com informações do Brazilian Times e NBC10 Boston).

Fonte: AcheiUSA

Marcações: