Human Rights Watch relatam abusos feitos aos imigrantes nas fronteiras

Mais de 160 casos de má conduta e abuso de requerentes de asilo atribuídos a funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS), principalmente com destino às fronteiras, foram relatados entre 2016 e 2021, revelou a organização Human Rights Watch (HRW).

Os fatos foram registrados em relatórios internos do DHS, órgão responsável pelo sistema de imigração e proteção de fronteiras, e obtidos pela HRW em 24 de setembro por meio do Freedom of Information Act, segundo relatório divulgado.

Os casos visam principalmente funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e da Patrulha de Fronteiras, e correspondem a relatórios internos sobre reclamações recebidas por oficiais de asilo dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).

De acordo com a HRW, as acusações correspondem a “agressão, abuso sexual, violação do devido processo, negação de assistência médica, duras condições de detenção e tratamento desumanizante na fronteira”.

Os exemplos coletados pela HRW incluem que, em 2017, um agente da Patrulha de Fronteira atingiu uma mulher na parte inferior da pelve com o joelho, deixando-a com hematomas e dor por vários dias.

A mulher afetada relatou o que aconteceu a um funcionário que estava examinando seu pedido de asilo.

Também naquele ano e em um incidente separado, acrescentou HRW, um oficial do CBP forçou uma garota a se despir e a tocou de forma inadequada.

Outro caso, em 2018, envolveu um funcionário da mesma agência que espancou um solicitante de asilo com tanta força que ele ficou inconsciente e teve um inchaço cerebral.

A HRW disse que entregou ao DHS em 28 de setembro resumos de 11 casos de abuso incluídos nos relatórios que recebeu solicitando informações “sobre quais investigações ou ações disciplinares, se houver, ocorreram como resultado das queixas”. Ele também entregou detalhes adicionais em 12 de outubro.

No momento em que o documento foi publicado, HRW acrescentou: “O DHS não respondeu a nenhuma das solicitações.”

Mas em um comunicado enviado ao The New York Times sobre o assunto, a porta-voz do DHS Marsha Espinosa indicou que o departamento “não tolera qualquer forma de abuso ou má conduta”.

O porta-voz indicou que sob a liderança do Secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, essa unidade está a realizar análises internas “para identificar e acabar com preconceitos intoleráveis ​​e reformar as suas políticas e formação” e sobre o uso da força.

Por sua vez, a HRW recomendou que o DHS investigue as alegações documentadas de má conduta e abuso e analise os mecanismos disciplinares, de reclamação e de supervisão.

Pediu ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden, que usasse “todos os recursos” do governo federal para garantir a prestação de contas nas operações de fronteira e até designasse uma agência separada, como o Departamento de Justiça, para investigar as violações dos direitos dos imigrantes.

Fonte: Brazilian Press