Iberia compra a Air Europa por 500 milhões de euros

O grupo AIG, que controla as companhias Iberia e British Airways, confirmou oficialmente a compra da Air Europa por 500 milhões de euros (pouco mais de R$ 3,1 bilhões no câmbio atual). É cerca de metade do valor que havia sido anunciado em novembro de 2019, quando a negociação veio a público. Mas isso foi antes da pandemia de coronavírus.

O negócio ainda precisa da aprovação do SEPI (Sociedad Estatal de Participaciones Industriales), que gere as participações estatais em empresas de capital misto, e do governo espanhol.

Voos do grupo IAG para o Brasil

Com a concretização do negócio, o grupo IAG passa a ter uma oferta maior de voos entre a Europa e o Brasil. Atualmente, a British Airways e a Iberia mantem voos regulares de seus hubs, respectivamente, em Londres e Madri para São Paulo e Rio de Janeiro. Já a Air Europa possui rotas da capital espanhola para Salvador, Fortaleza, Recife e também São Paulo. Um possível acordo de compartilhamento de voos entre as empresas traria mais opções para os seus clientes, além de uma melhor adequação entre oferta e demanda.

Saída da Aliança SkyTeam

No anúncio feito em novembro de 2019, a Air Europa declarou ainda que deixaria a aliança SkyTeam. Pelo menos por enquanto, não foi falado se a empresa mantem os planos de deixar o grupo. A sua saída da SkyTeam faz sentido, já que as empresas do grupo AIG pertencem a aliança Oneworld.

Com informações do NewsAvia.

Veja também:

Fonte: Melhores Destinos