
José Manuel Castro Orellana, de 30 anos, já havia sido deportado dos EUA em 28 de abril de 2016
Na quarta-feira (5), agentes do Departamento de Imigração (ICE) em El Paso (TX) deportaram um estrangeiro fugitivo de El Salvador, onde era procurado por associação a gangues de rua. Ele é membro da quadrilha transnacional Mara Salvatrucha (MS-13).
José Manuel Castro Orellana, de 30 anos, foi embarcado da ICE Air Operations Charter sem incidentes. Uma vez em El Salvador, os agentes do ICE transferiram a custódia de Orellana para a Polícia Nacional Civil (PNC) de El Salvador, que apresentará acusações criminais contra ele.
José entrou ilegalmente nos EUA em 28 de fevereiro de 2019, atravessando a fronteira entre os EUA e México, nas imediações do posto da Alfândega de Santa Teresa, Novo México.
Esta foi pelo menos a 2ª vez que ele é preso depois de entrar clandestinamente nos EUA. Em 18 de abril de 2016, ele foi autuado, processado aceleradamente e ordenado a sair dos EUA em Laredo, Texas. Orellana foi removido do país em 28 de abril de 2016.
Voltar a entrar clandestinamente nos Estados Unidos após ser legalmente removido é um crime punível com pena de prisão de até 20 anos.
Depois de sua entrada ilegal mais recente, José foi processado tendo como base a ordem de deportação anterior e posteriormente condenado em 1 de abril de 2019.
“Remover esses indivíduos que provaram ser um perigo para a comunidade é uma prioridade para o ICE. Nós os queremos fora de nossas ruas e fora do país”, disse Corey A. Price, diretor do ICE na jurisdição de El Paso. “Os homens e mulheres corajosos do ICE/ERO levam a sério a missão de proteger a América daqueles que não têm intenção de ser membros produtivos da sociedade”.
Fonte: Brazilian Voice