ICE entra em nova etapa e não têm limites para prender imigrantes

A partir deste fim de semana, agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) poderão prender qualquer pessoa suspeita de estar no país ilegalmente.

Isso depois que a ordem de um juiz federal no Texas entrou em vigor no sábado, ordenando a suspensão da ordem do governo Biden de dar prioridade à prisão de pessoas que representam uma ameaça à segurança pública.

O juiz determinou que a regulamentação do Departamento de Segurança Interna era ilegal, portanto, a partir de agora, não haverá prioridade nos casos de prisão e eles ficarão sujeitos à avaliação dos agentes de imigração.

O juiz federal Drew Tipton, indicado pelo ex-presidente Trump, determinou em 10 de junho que o DHS não tinha autoridade para atender o memorando emitido em setembro do ano passado no qual delineava os parâmetros da política de prisão de imigrantes.

No memorando emitido pelo atual secretário de segrança interna observou que o governo Biden foi guiado pelo fato de que “a maioria dos cidadãos indocumentados que foram expostos à deportação contribuíram para a sociedade como membros da comunidade”.

A decisão de Tiptom é uma de uma série de ações judiciais que foram movidas por vários estados controlados pelo Partido Republicano contra as políticas de imigração do governo Biden.

Tipton tem sido responsável, no sistema judicial, por bloquear várias iniciativas do governo Biden, como, por exemplo, a moratória de 100 dias sobre deportações que ele queria implementar no início do governo.

Segundo dados do ICE, no ano fiscal de 2021, 74.082 imigrantes foram presos, número 28% inferior ao registrado no ano fiscal de 2020.

De acordo com o advogado de imigração Naimeh Salem, no futuro imediato “é esperado um aumento nas ordens de deportação, uma vez que os casos que não são prioritários não serão encerrados”, como foi o caso antes da decisão de Tipton.

Fonte: Brazilian Press