ICE teria retomado as deportações em controles de rotina, alertam especialistas em imigração

Especialistas em leis de imigração dizem que o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) retomou algumas deportações durante a rotina de imigrantes indocumentados que aparecem no tribunal. “Quando vão à Justiça, não saem de lá, pegam e deportam”, disse uma moradora, que preferiu não se identificar. Esta mãe disse que tem ouvido esta situação ultimamente. “Isso não está certo”, disse ela.

Ela acrescentou que nunca para de pensar nas famílias que têm casos de imigração pendentes. A moradora de San Diego disse ainda que a questão das deportações a aflige e que uma de suas conhecidas viveu recentemente. “Ela foi à justiça porque, segundo ele, tinha um problema exatamente disso, de deportação”, disse a mulher, que contou que a amiga próxima compareceu ao tribunal para uma intimação de rotina, mas que nunca imaginou que não voltar para casa.

“Ela foi verificar seu caso e, em vez de resolvê-lo, a deportaram”, disse ela. Ela disse que seu parente foi deportado para o México, deixando sua esposa e vários filhos para trás em San Diego. “Eles tiveram que ir com o pai, ou seja, eles também tiveram que sair porque não é a mesma coisa aqui quando o pai não está lá, que era quem trabalhava”, disse.

Daniel Castañeda, advogado especialista em imigração, explicou o que essa medida significa para quem tem um caso pendente perante um juiz. O advogado ressaltou que a situação vem se repetindo, mas que foi vista com mais frequência durante o governo Trump. Segundo Castañeda, a ordem se concentrou em certos grupos específicos de pessoas, como aqueles que representam um risco para a segurança nacional ou a segurança pública, e também imigrantes indocumentados recém-chegados, mas os casos têm variado.

Isso ocorre depois que um tribunal federal de apelações derrubou as diretrizes do ICE, que priorizavam remoções com base em antecedentes criminais, o que significa que, de acordo com especialistas, embora o ICE não tenha anunciado nenhuma alteração em suas políticas de deportação, é evidente que você não seria mais atípico para até mesmo ver deportações de candidatos que não têm antecedentes criminais nos Estados Unidos. Por sua vez, a moradora aconselhou seus familiares indocumentados a não comparecerem ao tribunal, mas a advogada disse que não concordava com isso.

“Se você tem uma intimação judicial, você tem que ir, eu imploro a todos vocês para irem a esse tribunal e se você não estiver ciente do que está acontecendo, você pode pedir uma prorrogação ao juiz, seja para conseguir um advogado, ou para conhecer melhor o seu caso, pois se não comparecerem, o juiz poderá apresentar mais facilmente uma ordem de ausência ou uma ordem de deportação”, enfatizou o advogado de imigração.

Fonte: Brazilian Press