Ilegal sentenciado a 14 de prisão por estupro de criança no Brasil foi preso em Massachusetts

Um imigrante ilegal condenado a 14 anos de prisão no Brasil por estupro infantil foi encontrado escondido em Somerville – uma cidade santuário – e agora enfrenta deportação. O condenado foi preso sem incidentes em Somerville na última quarta-feira por agentes de imigração baseados em Boston.

“Predadores de crianças condenados  não podem usar os Estados Unidos para se esconder e evitar cumprir pena de prisão”, disse o diretor interino do escritório de campo LaDeon Francis, do escritório de campo de Boston de Operações de Execução e Remoção (ERO). “Esse predador ainda representaria uma ameaça para a comunidade se não fosse pelos esforços extraordinários de nossos oficiais e nossos parceiros críticos de aplicação da lei no Brasil. Esta prisão me dá muito orgulho da equipe de oficiais dedicados do ICE que temos em Boston, que estão profundamente comprometidos em proteger nossas comunidades”, acrescentou Francis. As informações são do jornal Boston Herald.

O brasileiro condenado entrou nos EUA em março de 2018, em Nova York, com visto de não imigrante B2 com autorização para permanecer por um período temporário que terminou em setembro de 2018, informou o ICE em comunicado. Em fevereiro de 2019, seu status de não imigrante foi estendido até 14 de março de 2019. “Ele permaneceu nos Estados Unidos além dessa data sem autorização do Departamento de Segurança Interna. O Departamento de Estado dos EUA revogou o visto de não imigrante em junho de 2021”, acrescentou o ICE. Foi quando as autoridades locais do ICE foram atrás dele. Ele está sob custódia do ICE “pendente de sua remoção e transferência para as autoridades federais de aplicação da lei no Brasil”. Somerville é uma cidade santuário desde 1987, de acordo com uma resolução publicada pela cidade. Foi reafirmado em 2016 .

Fonte: Brazilian Press