Ilhabela Bird Week 2022 tem início na próxima semana

Divulgação/Turismo de Ilhabela

O evento promoverá atividades gratuitas para os amantes da observação de pássaros e da natureza, além de apresentar as belezas de Ilhabela

O evento promoverá atividades gratuitas para os amantes da observação de pássaros e da natureza, além de apresentar as belezas de Ilhabela

Ilhabela (SP) sediará, na semana que vem, a quarta edição do Ilhabela Bird Week 2022, maior evento de observação de aves do litoral paulista. Realizado de 12 a 18 de setembro, ele promoverá diversas atividades gratuitas para os amantes de observação de pássaros e da natureza, além de apresentar as belezas de Ilhabela e sua vocação como destino de birdwatching, segmento do Turismo que tem crescido no Brasil e no mundo.

A abertura do evento será no dia 12 de setembro, com a inauguração da exposição fotográfica Aves de Ilhabela. O evento traz ainda uma série de atividades culturais, palestras, oficinas, saídas para observação de aves diurnas e noturnas e documentários.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, afirma que a cidade é um destino turístico consolidado e com forte vocação para o birdwatching: “O arquipélago se destaca pela natureza e, além das aves, possui infraestrutura turística completa, com ótima oferta de meios de hospedagem, gastronomia, receptivos locais e guias de Turismo. Assim, o Ilhabela Bird Week contribuirá para promover a cidade como local para observação de aves e qualificar ainda mais o trade turístico para trabalhar este importante segmento”, destaca Colucci.

O arquipélago abriga o Parque Estadual de Ilhabela e possui 94% de sua área coberta por Mata Atlântica. São mais de 390 espécies de aves que podem ser avistadas em diferentes ambientes, como mar, mangue e trilhas pela floresta, além do acompanhamento de guias locais especializados, que fazem toda a diferença na experiência vivida pelos visitantes.

Durante o Ilhabela Bird Week 2022, essa diversidade poderá ser experimentada durante as passarinhadas guiadas, oferecidas gratuitamente. Minicursos e atividades lúdicas para a criançada também fazem parte da programação. Haverá, ainda, o encontro de clubes de observadores de aves de diferentes cidades e especialistas darão palestras sobre observação de aves em Ilhabela, fotografia de natureza, curiosidades sobre as aves, inclusão, aves e Mata Atlântica e muito mais, abrindo o leque de conhecimento para quem está iniciando este tipo de atividade e trazendo informações importantes para os que já são adeptos do birdwatching.

Neste ano, o Ilhabela Bird Week terá em sua programação o Terra da Gente, programa veiculado na TV aberta que comemora 25 anos apresentando as belezas naturais do País e conscientizando sobre a importância de preservar a natureza.

O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, com a curadoria da AVISTAR e organização da Conteúdo Brasil. Tem, também, o patrocínio da secretária de Turismo de Ilhabela, Luciana Leite. Quem não puder comparecer no evento poderá assistir às palestras de forma on-line. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas neste link.

Fonte: PANROTAS