Imagens da America’s Cup 2013 em San Francisco

Novos barcos AC72 tomam conta da mais tradicional competição do mundo da vela

Por Eduardo Jun Marubayashi

access_time 16 dez 2016, 07h54 – Publicado em 18 set 2013, 17h45

San Francisco, na Califórnia, é palco da mais tradicional competição do mundo da vela, a America’s Cup 2013. A 34ª edição da competição, que começou no último dia 7, opõe duas das maiores potências do esporte, os Estados Unidos, representados pelo Oracle Team USA, e os kiwis da Nova Zelândia, com o sindicato Emirates Team New Zealand. Ambos utilizam os inéditos catamarãs da classe AC72, que podem chegar a velocidades superiores ao próprio vento, chegando a mais de 50 milhas por hora. 

A America’s Cup, também conhecida como Auld Mug, o mais antigo troféu esportivo em disputa, foi entregue pela primeira vez em 1851 e testemunhou mudanças radicais nas embarcações. De pesados monocascos de madeira aos atuais catamarãs com hidrofoils de fibra de carbono, de velas de algodão aos wingsails de materiais sintéticos, ele já contou com algumas lendas do esporte, velejadores experientes como os neozelandeses Peter Blake e Russell Coutts e o brasileiro Torben Grael, tático da equipe italiana Luna Rossa em 2000.

Cada torneio tem suas regras acertadas pelo atual campeão (defender), em acordo com o primeiro desafiante (challenger), definindo tipo de barco, formato de disputa, traçado das regatas e local de competição. O torneio deste ano é uma melhor de 17 match-races, barco contra barco. No momento, dia 18, a equipe neozelandesa lidera com 7 pontos a 1.

Leia mais:

48 Horas em San Francisco

San Francisco, Estados Unidos: o que fazer, onde ficar, onde comer

Fonte: Viagem e Turismo

Comentários Facebook