Imigração: Governo Biden se prepara para novas ações na fronteira com o fim o “Título 42”

Enquanto funcionários do governo consideravam uma proposta de fronteira da era Trump neste mês, o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, ligou para Ron Klein, chefe de gabinete do presidente Joe Biden, com preocupação, de acordo com três fontes com conhecimento da ligação. .

A ligação, uma das muitas que vieram de legisladores para a Casa Branca, foi um sinal da posição politicamente precária de Biden enquanto as autoridades tentam afastar os republicanos que criticam a forma como o governo lida com a fronteira e os requerentes de asilo nos EUA. Apaziguar os democratas preocupados em bani-los.

O governo Biden agora enfrenta um prazo de dezembro para eliminar uma autoridade de saúde pública, conhecida como Título 42, que foi promulgada no início da pandemia de coronavírus e permite que as autoridades encontrem pessoas na fronteira sul dos Estados Unidos. Os migrantes que partiram foram autorizados a partir. Vanguarda. Prevê-se que as passagens de fronteira aumentem no final da medida, uma vez que as autoridades já não poderão expulsá-los com a rapidez que têm feito desde março de 2020.

Durante a ligação entre Schumer e Klein, o líder da maioria no Senado levantou preocupações sobre a prontidão do governo para a rescisão iminente e se as autoridades estavam de fato considerando uma nova política de asilo, segundo duas fontes com conhecimento da ligação. Expresso. Schumer e Klain falam regularmente e frequentemente diariamente ou em momentos mais críticos, como o sprint legislativo de fim de ano em andamento. Mas o surgimento da questão da fronteira na discussão abre uma janela para uma política e um momento político complexos.

Schumer, um democrata de Nova York que há muito pressiona o governo para acabar com o Título 42, não está sozinho. Funcionários do governo receberam um fluxo constante de ligações de legisladores, bem como de autoridades estaduais e locais, muitas vezes refletindo opiniões amplamente divergentes sobre os méritos da autoridade, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. No entanto, todas as ligações ecoaram preocupações contínuas sobre a expiração do Título 42 e o que isso significaria na fronteira nas últimas semanas. É uma dinâmica que surge quando o governo Biden se prepara intensamente para um momento em que as autoridades há muito lutam para saber como navegar. Em parte, este é o passo mais recente de um esforço de longa data, com funcionários bem cientes desde os primeiros dias no cargo de que em algum momento a política da era pandêmica terminará. A equipe e a infraestrutura de tecnologia foram direcionadas aos principais pontos de entrada, com aumento de níveis e recursos a serem anunciados nos próximos dias.

Questionado sobre as preocupações dentro do governo sobre um possível aumento na fronteira após o fim do Título 42, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, citou uma série de funcionários, promotores e implementação de infraestrutura. “Vamos fazer o trabalho, vamos estar prontos e vamos garantir um processo humano daqui para frente”, disse Jean-Pierre a repórteres em um briefing na Casa Branca na terça-feira. No entanto, as considerações transversais sobre a política de fronteiras são combinadas com o significativo componente diplomático de gerenciar mudanças rápidas nos países de origem dos migrantes capturados na fronteira, adicionando uma nova camada de dificuldade à administração. No geral, funcionários do governo enfatizaram que a única solução viável de longo prazo para manter o estímulo sob controle com a estrutura bipartidária introduzida no Senado na semana passada virá da ação do Congresso.

Mas não há sinais claros de que o esforço tenha acelerado e, embora um processo legal permaneça no ar, as autoridades continuam altamente preparadas enquanto observam sinais ameaçadores do que pode vir a seguir. Já no fim de semana, mais de 2.400 migrantes entraram nos Estados Unidos ao longo de apenas uma seção da fronteira, de acordo com um alto funcionário da Patrulha de Fronteira, no que descreveu como um “grande aumento nas travessias ilegais” em El Paso. , Território do Texas. Autoridades de segurança interna descreveram o clima dentro do governo como preocupado com o influxo de curto prazo. Em meio a preocupações sobre os danos e a escalada do Título 42, as autoridades avaliaram o que os defensores da imigração descrevem como uma abordagem draconiana na criação de barreiras aos imigrantes que buscam asilo nos Estados Unidos. Uma fonte disse à CNN que a proposta de asilo foi incluída em um memorando enviado à Casa Branca pelo Departamento de Segurança Interna.

Fontes disseram à CNN que os funcionários da Casa Branca estão em discussões diárias com funcionários do Departamento de Segurança Interna sobre o plano. As fontes disseram que o Conselho de Segurança Nacional, que está envolvido na gestão da migração em meio a movimentos de massa no Hemisfério Ocidental, também desempenhou um papel fundamental. “A equipe está trabalhando muito para garantir que estamos tomando medidas para gerenciar a expiração do Título 42 e implementar um processo ordenado e humano. E acreditamos que, ao fazer isso, abordaremos nossas preocupações de segurança. pode proteger”, disse o Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, na segunda-feira. Se adotada, a proposta de asilo seria uma reminiscência de uma política implementada durante o governo Trump que limita severamente a capacidade dos migrantes de solicitar asilo nos EUA se partirem antes de chegarem em solo americano. Morou ou viajou para outros países. Nenhuma decisão foi tomada sobre a proposta.

Funcionários do governo também colocaram outros planos em prática em antecipação a uma onda de imigrantes quando as restrições do Covid-19 da era Trump forem suspensas após uma ordem judicial bloqueando o uso do Título 42 este mês. A batalha legal se intensificou nesta semana, quando 19 estados liderados pelos republicanos pediram a um tribunal federal de apelações que decidisse sobre seu pedido de bloquear a expiração da apólice até sexta-feira, de acordo com um processo judicial. Desde março de 2020, quando a autorização foi invocada, as autoridades de fronteira rejeitaram migrantes na fronteira EUA-México mais de dois milhões de vezes. O Departamento de Segurança Interna está preparando instalações temporárias para processar migrantes, inclusive em El Paso, e explorando maneiras de devolver migrantes não mexicanos ao México por meio de mecanismos legais existentes além do Título 42, de acordo com dois funcionários da Segurança Interna. fazendo. Ele insistiu que há reuniões diárias de uma hora para planejar o fluxo de imigrantes.

Em um documento descrevendo a preparação da segurança nas fronteiras obtido pela CNN, o Departamento de Segurança Interna quebrou seu plano de seis pilares, lançado na primavera e desde então atualizado. De acordo com o documento, isso inclui a expansão das capacidades de transporte terrestre e aéreo para transportar migrantes para processamento e remoção, contando com o aplicativo móvel CBP One para processar requerentes de asilo e processar pessoas que cruzam a fronteira repetidamente. Para executar inclui referências crescentes. Nele, o Departamento de Segurança Interna também enfatizou a necessidade de o Congresso agir para atualizar estatutos desatualizados e ajudar a criar um sistema de asilo funcional, já que atualmente está sob forte pressão. Mas faltando apenas alguns dias para o final do Título 42, os planos ainda estão sendo elaborados. “O dia 21 (indo para) será um desastre. Há muitas coisas em andamento, mas nada está pronto para acontecer ”, disse um funcionário, referindo-se a 21 de dezembro, quando o Título 42 deve expirar. O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, delineou a abordagem geral do governo em um comunicado, observando que o movimento massivo de pessoas em todo o mundo representa um desafio extraordinariamente difícil.

“Apesar de nossos esforços, nosso antiquado sistema de imigração está sob pressão; Isso é verdade no nível federal, bem como para parceiros estaduais, locais, ONGs e comunitários. Na ausência de ação do Congresso para reformar o sistema de imigração e asilo, o aumento significativo de encontros com migrantes sobrecarregará ainda mais nosso sistema”, disse ele. “Enfrentar esse desafio exigirá tempo e recursos adicionais e, para isso, precisamos da colaboração do Congresso, autoridades estaduais e locais, organizações não-governamentais e comunidades”, disse ele. As autoridades já estão lidando com milhares de migrantes que cruzam a fronteira diariamente e esperam que esses números aumentem nos próximos dias e semanas, sobrecarregando os recursos já esgotados. A CNN informou anteriormente que o Departamento de Segurança Interna está se preparando para uma série de cenários, incluindo estimativas de entre 9.000 e 14.000 migrantes por dia, o dobro do número de pessoas que atravessam atualmente. No fim de semana, as autoridades de fronteira dos EUA prenderam mais de 16.000 pessoas, disse o chefe da patrulha de fronteira, Raul Ortiz, no Twitter. Entre as cidades que experimentam um fluxo de imigrantes está El Paso, que já lidou com uma onda de imigrantes.

Autoridades da cidade de El Paso disseram na terça-feira que estão monitorando a situação e discutindo-a com parceiros federais, estaduais e locais. Mayorkas também visitou El Paso na terça-feira, onde se reuniu com funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras e autoridades locais. O governo Biden também está buscando mais de US$ 3 bilhões do Congresso enquanto se prepara para eliminar o Título 42, de acordo com uma fonte familiarizada com o pedido. A solicitação visa aumentar recursos para tecnologia e gestão de fronteiras e faz parte de discussões mais amplas sobre financiamento. Este título não é exclusivo para o final de 42, disse a fonte. “Se os republicanos no Congresso levarem a sério a segurança da fronteira, eles garantirão que os homens e mulheres do Departamento de Segurança Interna tenham os recursos necessários para proteger nossa fronteira e criar um sistema de imigração seguro, ordeiro e humano.” O porta-voz da Casa Branca, Abdullah Hassan, disse em um comunicado. Outras cidades fronteiriças, incluindo Laredo, Texas, também estão se preparando para um influxo de chegadas. O deputado democrata Henry Cuellar, do Texas, disse à CNN que está em contato próximo com a cidade de Laredo sobre os preparativos, acrescentando que a cidade pode transferir migrantes para outros lugares, como fez no passado, se a organização sem fins lucrativos assumir. O dilúvio do advento não pode. “O Título 42 é fundamental para administrar a atual crise de imigração em nossa fronteira sul. Sem o Título 42, os Estados Unidos correm o risco de comprometer sua segurança nacional no sul do Texas”, disse Cuellar em comunicado. “Estou acompanhado pelo senador John Cornyn, pelo senador Joe Manchin e pelo representante Tony Gonzales como uma delegação bipartidária que reconhece as sérias consequências que surgem sem o Título 42.”

Fonte: Brazilian Press