Imigração: Ilegais temem ser presos em rodovias e aeroportos, ao entrarem ou saírem da Florida

Imigrantes sem documentos admitem temer viajar para a Flórida desde que a lei “SB 1718” entrou em vigor. Em pelo menos 20 estados, imigrantes que não se legalizaram nos EUA e que tiveram acesso à carteira de motorista, emitidas em Connecticut, Delaware, Havaí, Rhode Island e Vermont, estão evitando pegar rodovias porque não são permitidas na Flórida.

Outro ponto polêmico é que imigrantes indocumentados, que queiram viajar de avião para a Flórida sem documento de identificação válido, correm “um alto risco”, segundo especialistas de serem presos. Desde que a nova lei entrou em vigor, imigrantes indocumentados que desejam viajar por terra ou ar para outros estados estão com medo.

ICE ERO immigration arrests climb nearly 40% | ICE

Seja dirigir agora na Flórida ou utilizar aeroportos para viagens, dizem especialistas em imigração que o risco de autoridades pedirem o status de imigração é iminente. Devido às leis federais de imigração, as pessoas devem provar que estão legalmente no país. As agências de viagens têm recebido inúmeras consultas sobre a possibilidade de viagens aéreas devido à nova lei de imigração da Flórida. O momento de tensão gera dúvidas e coloca os imigrantes indocumentados em situação de risco – temem prisão ou deportação.

// Fonte: Nossa Gente.

Fonte: Brazilian Press