Imigração ilegal: Texas encerra inspeções que obstruíram o tráfego comercial na fronteira EUA-México

O governador Greg Abbott chegou a um quarto e último acordo – este com o governador de Tamaulipas na sexta-feira – para encerrar as inspeções de veículos comerciais em pontes internacionais que engarrafaram o tráfego comercial na fronteira Texas-México por mais de uma semana.

O último acordo deve trazer o comércio de volta ao normal depois que Abbott ordenou inspeções aprimoradas nas principais pontes comerciais, causando mais de uma semana de backups que deixaram os caminhoneiros esperando por horas e às vezes dias para obter cargas de produtos, autopeças e outros bens nos EUA

Em uma entrevista coletiva com a Abbott em Weslaco, o governador de Tamaulipas, Francisco Javier García Cabeza de Vaca, disse que seu estado continuará seu plano de segurança em cinco partes, lançado em 2016, que inclui estacionar policiais a cada 50 quilômetros nas rodovias estaduais, testes de personalidade e polígrafo para policiais da polícia estadual, aumentando os salários dos policiais e oferecendo bolsas de estudo para os filhos dos policiais estaduais.

Abbott disse que os acordos com Chihuahua, Coahuila , Nuevo León e Tamaulipas são “históricos”, chamando-os de exemplo de como os estados fronteiriços podem trabalhar juntos na imigração. Mas três dos quatro governadores mexicanos disseram que simplesmente continuarão com as medidas de segurança que adotaram antes de Abbott ordenar as inspeções estaduais.

O quarto, o governador de Nuevo León, Samuel Alejandro García Sepúlveda – cujo estado compartilha apenas 15 quilômetros da fronteira Texas-México de 1.200 milhas – concordou em estabelecer novos postos de controle para caminhões comerciais. Abbott disse que conta com os governadores mexicanos para reduzir o número de migrantes que cruzam o Rio Grande.

“Se essas expectativas não forem cumpridas, e virmos um aumento ou mesmo uma continuação do tráfego de imigração ilegal que estamos vendo atualmente, o Texas pode restabelecer as medidas de segurança aprimoradas para veículos [comerciais] que cruzam a fronteira”, disse Abbott no evento. entrevista coletiva com Cabeza de Vaca. Fique em dia com as notícias sobre a economia com a nossa newsletter semanal Quando anunciou a iniciativa na semana passada, Abbott disse que o objetivo era impedir que drogas ilegais e imigrantes fossem contrabandeados para o estado. Até sexta-feira, o Departamento de Segurança Pública não havia relatado nenhuma droga apreendida ou migrantes apreendidos como resultado das inspeções estaduais.

O diretor do DPS, Steve McCraw, que também estava na entrevista coletiva de sexta-feira, disse que a razão pela qual os soldados não encontraram drogas ou migrantes em caminhões comerciais é porque os cartéis de drogas “não gostam que os soldados os parem, certamente ao norte da fronteira, e eles certamente não gosta de inspeções 100% de veículos comerciais nas pontes. E uma vez que isso começou, vimos uma diminuição do tráfico através das pontes – bom senso.” Os soldados do DPS estão autorizados a realizar apenas inspeções mecânicas e essas verificações foram feitas depois que os veículos já passaram pelas estações de inspeção da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Os críticos de Abbott dizem que a ordem do governador do Texas foi uma manobra política para aumentar seu perfil em sua campanha de reeleição, que abalou as economias do Texas e dos quatro estados fronteiriços mexicanos.

O México está entre os maiores parceiros comerciais dos EUA. O comércio total entre os dois países foi de US$ 56,25 bilhões em fevereiro, segundo dados recentes do governo. Os maiores portos de entrada do Texas – Port Laredo, Ysleta, Pharr International Bridge, Eagle Pass, El Paso, Brownsville International Bridge e Del Rio International Bridge – representaram quase 65% do comércio total entre os EUA e o México em 2021. “Muitos de nossos membros estão absolutamente pasmos que isso foi permitido e que aconteceu por tanto tempo por causa da segurança das fronteiras”, disse Dante Galeazzi, presidente da Texas International Produce Association. “Sentimos que fomos usados ​​como moeda de troca.” Beto O’Rourke, oponente democrata de Abbott nas eleições de novembro, disse que Abbott está dando a volta da vitória para um problema que ele criou.

“Abbott é o incendiário que incendiou a economia do Texas ao fechar o comércio com o México para ganhar pontos políticos baratos”, disse ele. “Agora ele quer crédito por apagar o fogo anunciando esses ridículos ‘acordos de segurança’. Os texanos não estão comprando e nunca esqueceremos o caos que Abbott causou à nossa economia e às nossas comunidades fronteiriças”. Adam Isacson, diretor de supervisão de defesa do Washington Office on Latin America, um grupo de defesa dos direitos humanos nas Américas, disse que Abbott pode ter cometido um erro de cálculo político com as inspeções.

“Isso parece que não está funcionando para ele. Sua base é pró-negócios e anti-imigrantes e ele acaba de antagonizar os negócios enquanto dá caronas voluntárias a imigrantes”, disse ele, referindo-se a outra ordem da Abbott que forneceu viagens de ônibus para Washington, DC, para transportar requerentes de asilo que foram processados ​​e liberados pelas autoridades federais – se eles se oferecessem para ir. Na Pharr International Bridge, TVs e monitores de computador são as principais commodities comerciais , juntamente com produtos como abacates, tâmaras, figos e abacaxis. Quando o tráfego comercial parou em Pharr, atingiu com força as empresas e os caminhoneiros que transportavam mercadorias perecíveis . Assentos e peças para motores de aeronaves e veículos motorizados entram nos EUA através da Ponte Internacional Del Rio. Veículos de passageiros e comerciais são as principais importações que passam por El Paso. E a Brownsville International Bridge vê em grande parte importações de dispositivos de armazenamento digital, bem como peças de automóveis e computadores.

Algumas indústrias, incluindo montadoras, precisam importar e exportar produtos através da fronteira mais de uma vez para montar peças em um produto acabado. Guadalupe Correa-Cabrera, professora de ciência política da Universidade George Mason que estuda as relações EUA-México, disse que se esforça para entender por que Abbott emitiria uma diretiva de fronteira que causaria tantos danos à economia de seu próprio estado. “Por que dar um tiro no próprio pé? Bem, ele não é. Ele está calculando,” ela disse. “Isso faz parte de um espetáculo político porque estamos em eleições de meio de mandato e a economia está ruim.” Abbott pode tomar medidas que impactariam negativamente a economia do estado e não ter que pagar um preço por isso porque os eleitores já estão culpando o governo Biden pela inflação, disse Correa-Cabrera.

“Ele provavelmente culpará Washington pela agitação e raiva que esta crise vai causar aos eleitores”, disse ela. “Você tem a desculpa perfeita para concorrer em ano eleitoral e apoiar seu partido em ano eleitoral, mas [você gera] a sensação de que o outro partido é o culpado pela situação.” Em sua aparição com o governador de Nuevo León na quarta-feira, Abbott disse aos texanos que estavam chateados com a fronteira entupida que “liguem ao presidente Biden e digam a ele para manter a política de expulsão do Título 42 que está em vigor há anos”. A ordem de Abbott veio logo após o anúncio do governo Biden de que, no final de maio, planejava encerrar o Título 42 – uma regra dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA que funcionários federais de imigração costumavam rejeitar imigrantes recém-chegados aos EUA-México. fronteira, incluindo os requerentes de asilo. Lançado nas primeiras semanas da pandemia, visa impedir a propagação do COVID-19, mas os republicanos pressionaram por sua extensão, dizendo que é necessário manter a ordem na fronteira.

Fonte: Brazilian Press