Imigração: Saiba o que 2022 reserva para o programa EB-5, “green card” dos investidores

O EB-5 Immigrant Investor,  programa de imigração de investimento dos Estados Unidos, passou por momentos turbulentos nos últimos dois anos. O programa EB-5 está entre os programas de imigração mais populares dos EUA para residentes do Oriente Médio e regiões mais amplas de mercados emergentes, pois permite que os investidores obtenham Green Cards dos EUA para si próprios e seus familiares qualificados – incluindo cônjuges e filhos solteiros menores de idade de 21 – com um investimento de $ 500.000 em um novo empreendimento comercial nos Estados Unidos.

O programa do Centro Regional EB-5, que permite aos investidores usufruir dos benefícios da imigração com um investimento passivo, expirou em 30 de junho de 2021 e está suspenso há seis meses. Este lapso atual no programa do Centro Regional EB-5 foi o mais longo desde seu início pelo Congresso dos Estados Unidos em 1992. De acordo com um relatório publicado pela Invest in the USA (IIUSA), uma associação comercial da indústria sem fins lucrativos para o No programa do Centro Regional EB-5, o lapso afetou cerca de 32.600 investidores EB-5 com petições I-526 pendentes e colocou mais de $ 15 bilhões em investimento de capital e mais de 486.900 empregos nos EUA em risco. Dada a magnitude do número de investidores e do capital em risco, o consenso geral entre as principais partes interessadas da indústria EB-5 é que o programa EB-5 em breve será reautorizado no início de 2022.

O programa EB-5 não recebeu reautorização do Congresso porque democratas e republicanos desde 3 de dezembro de 2021 não conseguiram chegar a um acordo sobre um orçamento federal e a reautorização não foi incluída nas Resoluções Contínuas que foram aprovadas para evitar um governo federal dos EUA desligar. No entanto, com as eleições para o Congresso dos Estados Unidos chegando em 2022, é improvável que uma longa Resolução Continuada seja novamente aprovada. Espera-se que o projeto de lei do orçamento federal seja aprovado pelos democratas e republicanos até o final de fevereiro de 2022, o mais tardar.

Com a reautorização prevista para ocorrer em fevereiro de 2022, o ano que se segue para os investidores em potencial do EB-5 bem preparados é positivo. Existem atualmente dois projetos de lei sendo considerados pela indústria EB-5. Centros regionais e outros participantes ativos na indústria são a favor de um projeto de lei, que contém muitas proteções positivas para os investidores EB-5, incluindo, mas não se limitando a não serem mais afetados por lapsos no programa do Centro Regional EB-5.

Além disso, é provável que haja uma opção de liberdade condicional, segundo a qual, se a petição EB-5 de um investidor estiver pendente por mais de dois anos e não houver ação dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) sobre o arquivo, o o investidor poderá obter uma autorização de trabalho para viver e trabalhar nos Estados Unidos. Com a opção de liberdade condicional, os investidores EB-5 podem começar suas vidas nos Estados Unidos, independentemente do status de seus pedidos de EB-5. Outra mudança provavelmente será nas taxas de arquivamento do governo, que aumentarão para US $ 50.000. Se uma petição não for analisada após 24 meses, a taxa de $ 50.000 será devolvida ao investidor. Os prazos definidos no USCIS para a revisão da petição EB-5 de um investidor fornecem um incentivo para acelerar o processo.

Além disso, a legislação EB-5 provavelmente manterá o investimento de capital necessário em $ 500.000 para os 30 a 60 dias iniciais, após os quais aumentará gradualmente em incrementos de $ 100.000 ano a ano. “Com o aumento de preço sendo uma possibilidade real, estamos incentivando todos os nossos clientes e potenciais investidores EB-5 a estarem preparados para que possam se beneficiar do preço mais baixo do ingresso assim que o programa for reautorizado”, disse Shai Zamanian , Diretor Jurídico do The American Legal Center , uma importante empresa de consultoria de imigração.

Os muitos meses de atraso na reautorização e a compreensível frustração dos investidores do EB-5 devem chegar ao fim em breve. As principais partes interessadas da indústria do EB-5 prevêem que o programa será reautorizado no primeiro trimestre de 2022. Com a reautorização bem próxima, o melhor curso de ação para os candidatos ao EB-5 em potencial é começar a coletar seus documentos para registrar suas aplicações com o menor investimento necessário de $ 500.000 assim que a reautorização se tornar uma realidade.

Fonte: Brazilian Press