Imigrante é sentenciado a 60 anos de prisão após matar tio, que lhe deu abrigo na Florida

O imigrante hondurenho que cruzou ilegalmente a fronteira para os Estados Unidos se passando por menor de idade foi condenado a 60 anos de prisão por esfaquear até a morte um suposto parente que o acolheu na Flórida. Yery Noel Medina Ulloa, 25, se declarou culpado nesta sexta-feira de ferir mortalmente seu tio Francisco Javier Cuellar , 46, em fatos ocorridos em 2021.

Medina Ulloa havia sido acusado de homicídio em primeiro grau e alteração de provas pelo crime denunciado em 6 de outubro daquele ano. Naquele dia, os deputados do Gabinete do Xerife de Jacksonville responderam ao bloco 1200 de Homard Place após uma ligação de que um homem coberto de sangue estava caminhando pela estrada antes de entrar em uma área arborizada. Depois de estabelecer um perímetro, os policiais encontraram o suspeito que era Medina Ulloa perto de um lago.

Gov. DeSantis blames Biden immigration policies for Florida murder | WPEC

O indocumentado, então com 23 anos, foi flagrado pela câmera esfaqueando Cuellar e batendo nele com uma cadeira , segundo evidências coletadas pelas autoridades locais. Medina Ulloa ligou para a mãe chorando e repetiu: “Eu o matei ” . Dias antes, a vítima teria cedido um espaço em sua casa para Medina Ulloa. As autoridades indicaram que Medina Ulloa conseguiu se estabelecer na casa de seu tio depois de enganar os agentes de imigração na fronteira sul, dizendo-lhes que tinha 17 anos. Medina Ulloa deu um nome falso às autoridades de imigração e alegou ser sete anos mais jovem

Hondureño fue sentenciado a 60 años de prisión por matar a su tío en EE. UU. | Tu Nota

O hondurenho havia sido intervindo quando tentava entrar nos Estados Unidos. Medina Ulloa deu um nome falso às autoridades de imigração e afirmou ser sete anos mais novo do que realmente era. As políticas federais de imigração estabelecem que menores desacompanhados que chegam à fronteira devem ser colocados em abrigos em vez de serem devolvidos a seus países. Após a fraude, Cuellar recebeu Medina Ulloa em sua casa onde morava com seus quatro filhos . Ele também lhe deu um emprego em uma loja da família. Funcionários da imigração não descobriram a farsa até depois do ataque mortal .

Supostamente, o condenado matou seu parente porque foi atingido pelo parente . A razão para as diferenças entre os dois não é clara. Embora relatos do momento da prisão do hondurenho indiquem a suposta relação entre as partes; Mary Carmen, uma das filhas da vítima, disse ao New York Post que não tinha detalhes sobre o relacionamento entre seu pai e o filho adotivo. “Meu pai me disse um dia que estava indo para o aeroporto, e então esse cara apareceu do nada e estava trabalhando no dia seguinte”, disse a mulher. “Eu realmente não perguntei”, acrescentou. A procuradora do estado, Melissa Nelson, disse em comunicado que a justiça foi feita para um cidadão legítimo. “Como vimos repetidas vezes, o fracasso do governo federal em proteger a fronteira de nosso país levou a uma farsa na comunidade local”, disse o funcionário. “Desta vez, tragicamente, foi a nossa comunidade, depois que um homem inocente foi assassinado por um imigrante indocumentado. Esta sentença de 60 anos, no entanto, garante que Medina Ulloa nunca mais poderá ferir um cidadão cumpridor da lei”, disse Nelson.

Fonte: Brazilian Press