Imigrantes que entraram nos EUA antes de janeiro de 1972 podem solicitar o green card pelo Programa Registry

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) possui um programa pouco conhecido por meio do qual os interessados​​podem solicitar residência permanente, desde que atendam a determinados requisitos.

O programa chama-se “Registry” e serve para conceder o documento conhecido como “green card” ou residência permanente.

Aqueles que desejam solicitar a residência dessa forma devem provar que residiam nos Estados Unidos continuamente antes de 1º de janeiro de 1972 até o presente e preencher o formulário I-485.

Outro requisito, segundo o site do USCIS, é que o requerente seja uma pessoa de “bom caráter” e não inelegível para a cidadania sob outras circunstâncias.

Você também deve mostrar que não é um imigrante que não pode ser deportado sob certas seções da Naturalização Selecta e que não é um criminoso.

A solicitação I-485 deve ser acompanhada de documentos que comprovem a identidade do solicitante e prova de que ele esteve nos EUA antes de 1º de janeiro de 1972 até o presente.

É bom saber que não importa se o imigrante esteve todo esse tempo em situação irregular.

Deve-se saber também que, no caso de o pedido ser rejeitado, o USCIS pode iniciar um processo de deportação contra o imigrante, por isso é recomendável apresentar o pedido com a assistência de um advogado especializado em direito de imigração.

Para obter mais informações sobre este programa, você pode visitar o site do USCIS em https://www.uscis.gov/green-card/green-card-eligibility/green-card-through-registry.

Fonte: Brazilian Press