Independência Financeira

Você com certeza já sonhou com o momento em que vai conquistar a sua independência financeira. Quem nunca? Mas na verdade o que isso significa?

A definição ao pé da letra do que é independência financeira é quando a renda passiva gerada por seus ativos é superior ao seu custo de vida mensal.

Independência Financeira é uma Questão de Liberdade

Mas alcançar o status de “financeiramente independente” não significa que você deve parar de trabalhar; Significa que você não precisa mais trabalhar.

Significa, sim, que você pode dedicar o seu principal ativo – o seu tempo – nas coisas mais importantes para você.

Significa que você irá ter a liberdade de fazer o que você quiser, quando você quiser, sem depender de um emprego fixo para arcar com suas despesas gerais.

E por que as pessoas não começam a pensar em independência financeira mais cedo? A grande maioria diz:

“Estou juntando dinheiro para comprar uma casa ou carro novo.”

“Estou num momento de muitas despesas e não posso pensar nisso”

Um olhar vazio.

A terceira resposta (o olhar) é bem compreensível.

Afinal, 30% das pessoas de classe média que moram nos Estados Unidos não se preparam para atingir sua independência financeira. E nós, enquanto imigrantes, temos um percentual maior ainda nessa situação…

Este pensamento não me surpreende, porque estas pessoas estão apenas vivendo a vida da forma como foi-lhes ensinado: trabalhar duro e pagar as contas. Pagar as contas já está bom para muitos.

Então, a primeira coisa que a gente tem que mudar é a nossa própria mente. Entendermos que a abundância pode vir para todos e que devemos fazer a nossa parte para alcançá-la.

E o futuro?

Não quero dizer que comprar ou trocar de carro, ou casa, não seja importante. Nem que você não deve se preocupar com suas despesas. O que me preocupa é o fato de serem pouquíssimas as pessoas que priorizam seu plano para alcançar a liberdade financeira. Ou seja, estão preocupadas com o agora e não com o que virá no futuro.

Desta maneira, elas estão fadadas a viver trabalhando (muitas vezes em empregos que não lhe agradam) para serem promovidas, ganharem aumentos, trocarem de casa, trocarem de carro, e se esquecerem de uma das coisas mais importantes: o futuro de si mesmo.

Não é sobre as escolhas que eu posso tomar, e sim sobre a liberdade de fazer qualquer escolha que eu quiser. Porque acima de qualquer coisa, eu amo a liberdade!

E o fato de você atingir o ponto em que dinheiro deixa de ser uma preocupação lhe dá muita liberdade.

Importância

dos planos

A melhor maneira de você perceber a importância de criar planos para alcançar a liberdade financeira é fazendo a si mesmo a seguinte pergunta:

O que eu iria fazer da minha vida daqui em diante se dinheiro não fosse um problema?

Como se trata de uma questão bem ampla, a resposta não é alcançada sem uma boa dose de pensamento. Se você tem um parceiro (a)convide- o (a) para pensar nisso, juntos.

E é esta resposta que deve servir como principal motivação para que você trabalhe no seu plano para se tornar financeiramente independente.

Vislumbrando esta vida ideal você conseguirá, com facilidade, dedicar mais energia, tempo e dinheiro em direção ao objetivo.

O fato é que só chegamos em algum lugar quando sabemos onde queremos chegar, não é verdade?

Sem um objetivo definido fica bem mais difícil. Então, esta semana vamos pensar neste objetivo!

Este é sem dúvida o primeiro passo.

Uma ótima semana para todos!

 

 

O post Independência Financeira apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News