Inflação dos EUA arrefece e alivia pressão por aumento de juros

A inflação nos EUA desacelerou em julho mais do que o esperado, refletindo os preços mais baixos da energia, o que pode tirar alguma pressão do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) para continuar a subir agressivamente as taxas de juros.

O Índice de Preços ao Consumidor aumentou 8.5% em relação ao ano anterior, diminuindo em relação ao avanço de 9.1% de junho, o maior em quatro décadas, mostraram dados do Departamento do Trabalho na quarta-feira (10). Os preços permaneceram inalterados em relação ao mês anterior. Um declínio na gasolina compensou os aumentos nos custos de alimentação e abrigo.

O chamado núcleo do CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que exclui os componentes mais voláteis de alimentos e energia, subiu 0.3% em relação a junho e 5.9% em relação ao ano anterior. As medidas básicas e gerais ficaram abaixo da previsão.

Os dados podem dar ao Fed algum espaço para respirar, e o arrefecimento dos preços da gasolina, assim como dos carros usados, oferece alívio aos consumidores. Mas a inflação anual continua alta em mais de 8% e os custos dos alimentos continuam subindo, proporcionando pouco alívio para o presidente Joe Biden e os democratas antes das eleições de meio de mandato.

Embora uma queda nos preços da gasolina seja uma boa notícia para os americanos, seu custo de vida ainda é dolorosamente alto, forçando muitos a usar cartões de crédito e economizar. Depois que os dados da semana passada mostraram uma demanda de trabalho ainda robusta e um crescimento salarial mais firme, uma desaceleração adicional na inflação pode tirar um pouco da urgência do Fed de estender aumentos desproporcionais nas taxas de juros.

Os rendimentos do Tesouro caíram ao longo da curva, enquanto o S&P 500 (Bolsa de Valores com foco em empresas americanas) estava mais alto e o dólar despencou. Os traders agora veem um aumento de taxa de 50 pontos-base no próximo mês como mais provável, em vez de 75.

“Esta é uma impressão necessária para o Fed, mas não é suficiente”, disse Michael Pond, chefe de estratégia de mercado de inflação do Barclays Plc, à Bloomberg TV. “Precisamos ver muito mais.”

Autoridades do Fed disseram que querem ver meses de evidências de que os preços estão esfriando, especialmente no indicador principal. Eles terão outra rodada de relatórios mensais de CPI e empregos antes da próxima reunião de política em 20 e 21 de setembro.

Os preços da gasolina caíram 7.7% em julho, o maior desde abril de 2020, depois de subir 11.2% um mês antes. Os preços dos serviços públicos caíram 3.6% em relação a junho, o maior desde maio de 2009.

Os custos dos alimentos, no entanto, subiram 10.9% em relação ao ano anterior, o maior desde 1979, enquanto os preços dos carros usados ​​caíram.

Fonte: AcheiUSA