Inglaterra terá trilha mais extensa do mundo ao longo da costa

Previsto para ficar pronto em 2021, o percurso já recebe caminhantes em alguns trechos. A trilha passa por cidades como Liverpool, Southampton e Brighton

A Inglaterra vai  ganhar a maior trilha costeira do mundo, a National Trail. A inauguração deve acontecer em 2021, quando todos os trechos da England Coast Path estiverem prontos e conectados, formando um caminho com 4498 quilômetros de extensão. A construção já vem acontecendo há muitos anos, por segmentos, alguns inclusive já recebem turistas. 

A trilha está dividida em quatro partes: Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste, com 66 subtrechos. Haverá segmentos que passarão próximos ao País de Gales e à Escócia, sendo que a maior parte do percurso será pela costa, com alguns pequenos desvios para o interior.

A porção Noroeste cruzará algumas cidades como Liverpool e Carslile, passando pelo Parque Nacional Lake District, museus e portos. Já o trecho Nordeste se estende por lugares como Sunderland e Scarborough, que reserva falésias rochosas, praias, piscinas naturais e campos floridos.

Isle of Wight, England Coast Path Trilhas na Isle of Wight passarão por melhorias antes de serem integradas ao circuito maior

Trilhas na Isle of Wight passarão por melhorias antes de serem integradas ao circuito maior (Natural Trails Facebook/Reprodução)

A porção Sudeste atravessa as proximidades de Norwich até as imediações de Portsmouth e Brighton, um dos dos trechos mais bonitos da costa da Inglaterra e onde é possível avistar o Canal da Mancha. A região reserva ruínas romanas, grandes reservas florestais e penhascos.

Brighton: um dos pontos mais bonitos da costa e uma das cidades mais festeiras da Inglaterra

Brighton: um dos pontos mais bonitos da costa e uma das cidades mais festeiras da Inglaterra (Westend61/Getty Images)

O último trecho da England Coast Path é o Sudoeste, que parte de Southampton, importante porto do país onde aportam muitos navios de cruzeiros – e de onde partiu o Titanic –, e segue até o extremo Sul, em Cornwall, região das mais bucólicas. O percurso nesse trecho avança até chegar na pequena cidade de Lidney, perto da fronteira com o País de Gales. Praias, cavernas e adoráveis vilas de pescadores são algumas das paisagens do caminho, que foi construído sobre penhascos rochosos.

Leia tudo sobre a Inglaterra

Fonte: Viagem e Turismo