10 dicas para sobreviver ao caos aéreo do verão europeu 2022

Atrasos, cancelamentos, overbooking, malas perdidas, greves, filas enormes na imigração e nos controles… Se você vem acompanhando as notícias sobre a volta do turismo com força total na Europa e está de viagem marcada pra cá, tem bons motivos para ficar de cabelos em pé. Mas, tomando alguns cuidados, é possível evitar (ou amenizar) alguns perrengues chiques:

1. Evite conexões

Cada parada no seu itinerário aumenta progressivamente as chances de perrengue. O primeiro voo pode atrasar e fazer você perder a conexão, sua mala pode ficar pelo caminho, a segunda perna pode ser cancelada… Voe direto sempre que possível, mesmo se custar um pouco mais caro. Atualmente, está valendo o investimento.

2. Prefira os primeiros voos do dia

Os primeiros voos da manhã tendem a ser mais pontuais e dificilmente são cancelados. Além disso, é provável que a tripulação – sobrecarregadíssima – esteja com mais disposição e carisma.

3. Faça check-in on-line o antes possível

Fazer o check-in on-line antecipado reduz consideravelmente as suas chances de ficar em terra devido a um overbooking. De preferência, baixe também o aplicativo da companhia aérea para monitorar atrasos e rastrear a sua mala.

4. Viaje só com bagagem de mão

Quer garantir que a sua mala vai chegar junto com você? Viaje leve, só com uma mala de mão. Se isso não for possível, coloque algumas peças essenciais na bagagem da cabine para não ficar na roubada se acontecer um extravio.

5. Viaje com tempo

Está viajando para um casamento ou outro compromisso inadiável? Programe-se para ir alguns dias antes. Vai ter a reunião mais importante do século ao voltar para o trabalho? Encurte as férias e chegue em casa com folga. É o preço que se paga para ter paz de espírito.

Continua após a publicidade

6. Faça um bom seguro-viagem

Leia todas as letras pequenas antes de fechar um seguro e certifique-se de que oferece uma boa cobertura em caso de cancelamentos, atrasos, mala perdida e, claro, tratamento de saúde incluindo Covid-19.

7. Tenha rebolado

Se você é do tipo que fica de mau humor quando algo não sai como planejado, talvez esse não seja o melhor dos momentos para viajar pela Europa e pelo Hemisfério Norte em geral.

8. Tenha empatia

Boa parte desse caos se deve à falta de trabalhadores nos aeroportos e companhias aéreas, seja porque ainda não deu tempo de repor as equipes que foram dispensadas na pandemia, seja porque muitos funcionários ainda estão pegando Covid-19. Isso significa que quem está no front neste momento provavelmente está extremamente sobrecarregado e não tem culpa de todo esse caos. Respire fundo antes de se indispor com uma pessoa da tripulação ou o funcionário do guichê de malas perdidas. Estamos todos no mesmo barco.

9. Pense em alternativas

Se por um lado não há muito como evitar voar do Brasil para a Europa, há outras alternativas de transporte para se deslocar dentro do continente, como trens, ônibus e ferries. Podendo, evite voar.

10. Fique mais em menos lugares

Aposte por um roteiro mais slow travel, ficando mais dias em cada lugar e evitando muitos deslocamentos.

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo