6 hotéis temáticos de vinho pelo mundo

Saborear uma boa taça de vinho, conhecer vinícolas e entender o processo de produção da bebida são algumas das experiências oferecidas por hotéis em meio à vinhedos. Algumas acomodações possuem fabricação própria, e outras estão localizadas bem próximas à grandes vinícolas. Veja, a seguir, opções de hotéis e pousadas que tem o vinho como principal atração:

Villa Mansa – Mendoza, Argentina

Villa Mansa, Mendoza, Argentina
A madeira predomina na decoração dos quartos. //Divulgação

Com vista para a Cordilheira dos Andes e a poucos passos de diversas vinícolas da região, a pousada Villa Mansa possui uma arquitetura toda inspirada no universo do vinho: os quartos, por exemplo, imitam barris. Além de piscina climatizada e um spa de luxo, o hotel conta com um restaurante onde os hóspedes participam de aulas de culinária e degustações de vinho originários de Mendoza, uma das maiores produtoras de vinho da Argentina. A hospedagem ainda organiza visitas aos vinhedos próximos, caso do Vistalba, do Fabre Montmayou e do Kaiken. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Chegamos um pouco antes do horário do check-in, e tivemos a possibilidade de adentrar ao quarto, pois já encontrava-se disponível. Atendimento excepcional, todos funcionários muito atenciosos. No jantar, ligaram no quarto, para saber se poderiam fazer uma reserva de mesa, e aceitamos. Não tenho dúvidas de que foi ótimo ter aceitado, chef excepcional, vinhos da região (degustamos Kaiken Ultra – vale muito a pena). Todos os ambientes da hospedagem pensados com carinho, e tocando na experiência aos hóspedes. Hasta Luego, Villa Mansa!” – Thamires, junho de 2022.

Leia tudo sobre a Argentina

Château Hôtel Grand Barrail – Saint-Émilion, França

Château Hôtel Grand Barrail, Saint-Émilion, França
O château é cercado por vinhedos. //Divulgação

O Château Hôtel Grand Barrail está localizado em uma bela construção do século 19, dentro de um parque de 1,2 hectare no coração dos vinhedos de Saint-Émilion, vilarejo no sudoeste da França que é considerado patrimônio mundial da Unesco. Ele fica no coração da região vinícola de Bordeaux, uma das mais importantes do país, que também guarda uma porção de castelos e jardins floridos. Ideal para quem busca uma experiência tranquila e confortável, o hotel possui quartos são amplo, onde camas com dossel têm vista para os vinhedos. Para aqueles que desejam explorar as vinícolas com calma, o château aluga bicicletas. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Como um hotel no campo, perfeito! Quarto ótimo, bem amplo e banheiro grande. A cama confortável. O café da manhã também superou a expectativa, embora caro.” – Hubert, junho de 2022.

Leia tudo sobre a França

Vik Chile – San Vicente de Tagua Tagua, Chile

Vik Chile, San Vicente de Tagua Tagua, Chile
O design todo modernoso do Vik. //Divulgação

Um dos destaques do hotel boutique Vik Chile com certeza é a sua localização, entre as montanhas do Vale do Colchagua – região responsável por fabricar os renomados vinhos cabernet sauvignon, carménère, syrah e malbec. De arquitetura moderna, ele ostenta um telhado de titânio e suítes temáticas, cada uma projetada por um artista chileno, com janelões emoldurando a vista para os vinhedos. Há ainda dois restaurantes dentro da propriedade, uma piscina de borda infinita e um spa. Todos os hóspedes têm direito a realizar um passeio exclusivo pelos vinhedos Vik como cortesia e participar de uma sessão de degustação de vinhos com um dos sommeliers do hotel. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Quarto super limpo, espaçoso, com uma vista maravilhosa, trocam as toalhas a cada uso, tudo impecável! Comida maravilhosa e um lugar delicioso para quem aprecia vinhos!” – Natália, julho de 2022.

Leia tudo sobre o Chile

Continua após a publicidade

Mastinell Cava & Boutique Hotel by Olivia Hotels Collection – Vilafranca del Penedès, Espanha

Mastinell Cava & Boutique Hotel by Olivia Hotels Collection, Vilafranca del Penedès, Espanha
O hotel foi projetado para lembrar garrafas empilhadas. //Divulgação

De todas as acomodações apresentadas nesta lista, a Mastinell Cava & Boutique Hotel by Olivia Hotels Collection é a que possui a proposta mais inovadora. Isso porque toda a estrutura e design do edifício na Catalunha foram planejados para que ele se assemelhasse a uma coleção de garrafas empilhadas. O telhado, por exemplo, é feito em mosaicos de azulejos e dá a sensação de dormir dentro de uma garrafa de vidro. O interior dos quartos, por sua vez, guarda janelas arredondadas com vista para os vinhedos e para as montanhas de Santa Pau. Os hóspedes participam de degustações de vinho da adega local e podem saborear pratos típicos da culinária catalã, feitos com ingredientes frescos e orgânicos. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Ficamos uma noite em comemoração ao nosso aniversário de casamento, e não poderia ter tido uma experiência melhor! Cada detalhe foi perfeito durante nossa estadia. O atendimento de todos os funcionários foi excepcional. O quarto muito limpo e organizado, e a cama muito confortável. O jantar e café da manhã foram maravilhosos!” – Natália, abril de 2021

Leia tudo sobre a Espanha

Hotel California Road at Inkwell Wines – McLaren Valley, Austrália

Hotel California Road at Inkwell Wines, McLaren Vale, Austrália
Contêineres foram reaproveitados para construir o hotel. //Divulgação

Construído dentro de uma vinícola em funcionamento, o Hotel California Road at Inkwell Wines é sinônimo de refúgio para os amantes de vinho. O ponto-chave da acomodação é que os hóspedes não precisam se deslocar muito para apreciar uma seleção dos melhores vinhos da região do McLaren Valley, que conta com mais de 80 vinhedos. O hotel ostenta uma arquitetura contemporânea, feita a partir de 20 contêineres que foram adaptados para se tornarem acomodações. São três suítes privativas, com janelas que vão do chão ao teto e mostram um sem fim de vinícolas. Há ainda um deck particular para assistir ao pôr-do-sol. Para além das atrações do hotel, um passeio bacana é andar de bicicleta ao longo dos 9 km da Trilha Shiraz, apreciando a paisagem adornada pelo mar, pelas montanhas e pelas vinícolas. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “As instalações são criativas, projetadas para oferecer o máximo de privacidade, enquanto ainda parecem abertas e conectadas. A vista através das janelas para as fileiras e fileiras de videiras é incrível, especialmente nesta época do verão, quando todas são verdes e exuberantes. Os acessórios e a decoração são lindamente escolhidos para dar um fascínio luxuoso.” – Anthony, dezembro de 2021.

Leia tudo sobre a Austrália

Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection – Bento Gonçalves, Brasil

Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection, Bento Gonçalves, Brasil
Até a hidromassagem do spa remete ao universo dos vinhos. //Divulgação

Acidade de Bento Gonçalves é o principal expoente do Vale dos Vinhedos, a região produtora de vinhos mais tradicional do Brasil. Localizado na Serra Gaúcha, o município produz vinhos há mais de 150 anos e hoje concentra as maiores vinícolas de toda a América do Sul. O Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection fica bem no centro da cidade, instalado em um edifício clássico em estilo toscano. A adega é abastecida com mais de 600 rótulos nacionais e internacionais, à disposição dos hóspedes. Envolto por vinhedos, o hotel possui uma biblioteca de vinhos, piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem que lembra um barril e duas quadras de tênis. Faça sua reserva aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Localização privilegiada e café da manhã excelente. Habitação reformada, ficamos em uma suíte com lareira e uma vista sensacional dos vinhedos. Os restaurantes e a adega oferecem diversas alternativas. O atendimento de forma geral é muito profissional e a equipe é muito atenciosa. Adoramos as sugestões de vinhos feitas pela Salete ao longo de nossa estadia! Recomendo sem ressalvas.” – Francisco, julho de 2022.

Leia tudo sobre o Rio Grande do Sul

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo