8 razões para você viajar o quanto antes para Portugal

Atrativos não faltam para quem vai a Portugal. Eleito pela quinta vez o “Melhor Destino Turístico da Europa”, na edição europeia do World Travel Awards 2022, o país se destaca por sua gastronomia irresistível, clima agradável, uma extensa costa dourada banhada pelo Atlântico, além de cidades que não só esbanjam história e cultura como também oferecem atrações para todos os gostos e idades.

É difícil escolher apenas uma cidade para visitar. Veja aqui as nossas dicas:

Lisboa
Lisboa. iStock/Divulgação
  1. Desfrutar das maravilhas de Lisboa e região

Moderna e sofisticada, tradicional e reservada, a capital portuguesa combina estilos, culturas e épocas distintas. Uma cidade para ser desvendada com calma, em caminhadas à beira do Rio Tejo, pela calçada portuguesa, passeios de bonde, visitas aos monumentos dos Descobrimentos, ao Terreiro do Paço (uma das maiores praças da Europa), ao Castelo de São Jorge, ao Cais do Sodré e até mesmo às Portas do Sol, em Alfama. 

Lisboa, no entanto, oferece muito mais. Depois de um dia intenso, a cidade brinda os visitantes com uma noite perfeita para relaxar e curtir. O Cais do Sodré, Chiado e o Bairro Alto são os centros da vanguarda cultural e da diversão lisboeta. E aqui há de tudo para atender a todos os gostos: das tradicionais casas de fado aos bares, discotecas e música ao vivo.

Mas o entorno da capital também é encantador. Continuando pela estrada marginal, junto à foz do rio, é possível conhecer praias e cidadezinhas que combinam vilas e hotéis do início do séc. XX com marinas e modernos equipamentos esportivos, com destaque para o golfe e as atividades náuticas. 

Seguindo a costa estão, ainda,  praias famosas para a prática do surfe e diversos palácios e monumentos, com destaque para a paisagem cultural de Sintra, Patrimônio Mundial. 

Com praias, parques naturais, percursos culturais e alojamento para todos os gostos, a visita à região de Lisboa é imperdível para quem vai à Portugal.

Alentejo
Alentejo. iStock/Divulgação

2. Viver experiências únicas no Alentejo

A maior região de Portugal, Alentejo, é uma área pouco habitada, com vilas charmosíssimas e excelente gastronomia. Uma boa dica é fazer o trajeto de carro, já que o país é relativamente pequeno e em poucos dias você pode conhecer vilas incríveis e se hospedar em hotéis vinícolas maravilhosos. 

Évora, a maior e mais conhecida cidade do Alentejo, ainda mantém ares bucólicos e merece uma visita. Ali, vale passear calmamente pelas ruas do centro histórico, sentar-se em um restaurante e degustar os bons vinhos alentejanos.

Seu roteiro deve incluir, ainda, Monsaraz, um dos mais bonitos vilarejos portugueses, situado a pouco mais de 50 km de distância de Évora, próximo à fronteira de Portugal com a Espanha. Localizada no topo de uma colina e cercada por uma muralha, a pequena vila conta com uma única rua principal, uma igreja do século 13 e um castelo do século 14, além de uma belíssima vista para o Alentejo e para a Barragem de Alqueva.

Nazaré
Nazaré. Istock/Divulgação

3. Encantar-se com o Centro de Portugal

No interior, cadeias montanhosas e aldeias tradicionais. Por todo o lado monumentos milenares exibem orgulhosamente a história da região. Alguns destes lugares, como os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e a Universidade de Coimbra, têm tanta importância para a humanidade que foram incluídos pela UNESCO na lista de patrimônios mundial. 

Merecem sua visita, ainda, as Aldeias do Xisto e as vilas de casas brancas, como Óbidos, um tesouro entre muralhas, e as cidades onde a modernidade se alia à tradição – Coimbra dos estudantes, Leiria, Aveiro, entre a Ria e o Mar, e Viseu, Guarda e Castelo Branco, em que a arquitetura da pedra mantém os traços históricos.

Mas, além do interior, o litoral também é maravilhoso. Se tiver que eleger apenas duas paradas, visite Peniche, cidade litorânea e vila de pescadores, que, apesar de pequena, possui vários atrativos interessantes como o Cabo Carvoeiro e a Praia dos Supertubos, uma das melhores praias da Europa para a prática do surfe

Outra vila de pescadores que merece sua visita é Nazaré. A cidade conta com praias belíssimas, perfeitas para o surfe – não é à toa que o local sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de Ondas Gigantes, além de uma grande riqueza histórica e cultural e excelente gastronomia.

Região do Douro
Região do Douro. iStock/Divulgação

4. Conhecer os prédios históricos do Porto e o norte

Também conhecido como Cidade Invicta, está localizado a região do Porto, onde o Rio Douro encontra as águas do Atlântico. Ali, restaurantes estrelados, galerias de arte, lojas de design e bares badalados se mesclam aos cafés art dèco com quase 100 anos de idade, igrejas seculares e monumentos de cair o queixo, como a Torre dos Clérigos. A obra barroca pode ser admirada e escalada e, acredite, os 240 degraus compensam o esforço pela vista panorâmica do Douro

Continua após a publicidade

As cores vibrantes das vinícolas fazem parte da paisagem deslumbrante da região do Douro, conhecida pelo enoturismo. Contemplado por 19 municípios,nos quais as principais são Vila Real,  Peso da Régua e Lamego, é nessa região que saem as uvas para a produção do famoso Vinho do Porto.

Ideal para quem busca calmaria, é em meio às águas do Rio Douro que pode ser contemplada uma outra perspectiva das belas paisagens da região. Com 897 km de extensão, os passeios fluviais são geralmente realizados pelo típico barco rabelo, que permite observar a paisagem à beira rio, a vista das aldeias ribeirinhas, passando pelas pontes que ligam o Porto à cidade de Gaia. O passeio tem tudo para ser o ponto alto da sua visita.

Mais ao norte, a cerca de 30 minutos do Porto se encontra Braga, uma cidade jovem, cosmopolita e multicultural, com mais de 2 mil anos de história revelados por seus monumentos, como a Sé de Braga, a catedral mais antiga do país, o Santuário do Bom Jesus do Monte e o grandioso Mosteiro de Tibães. Vale a pena conhecer.

Ilha de São Miguel, Açores
Ilha de São Miguel, Açores. iStock/Divulgação

5. Apreciar as belezas naturais das Ilhas dos Açores 

A Ilha de São Miguel, nos Açores, oferece experiências diversas. Ponta Delgada, a maior cidade da região, conta com belas paisagens. Bons exemplos são a Gruta do Carvão, de origem vulcânica e grande importância geológica, o Jardim Antônio Borges e o Jardim Botânico José do Canto, com sua vegetação característica.

Vale, ainda, visitar os Miradouros Pico do CarvãoBoca do InfernoSerra Devassa e Vista do Rei, que oferece uma vista privilegiada para a Lagoa das Sete Cidades. E para quem curte fazer caminhadas, estes mirantes podem ser acessados por trilhas. Aliás, os esportistas encontram no local atividades para todos os gostos e idades, como passeios de bicicleta e cavalo, a prática de surfe, canoagem e mergulho.

Ilha da Madeira
Ilha da Madeira/Divulgação

6. Apaixonar-se pelas deslumbrantes paisagens da Ilha da Madeira

Um verdadeiro paraíso no meio do Atlântico, com cenários que vão de florestas intocáveis a praias e piscinas naturais. Parte da vegetação nativa, conhecida como Floresta Laurissilva, foi declarada, em 1999,  Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO 

Para conhecer essa exuberante natureza, vale percorrer as trilhas locais, que cortam toda a ilha e contam com mais de 2 mil km de extensão. Percorridas a pé ou de bike, algumas margeiam as “levadas”, antigos canais de irrigação, enquanto as demais, conhecidas como “veredas”, levam a paisagens espetaculares, como o topo do Pico Ruivo (o ponto mais alto da Madeira). Graças aos obstáculos naturais, a ilha oferece muita diversão aos aventureiros, como a prática de canyoning, que combina caminhada, nado, rapel e salto. 

A maioria dos hotéis, no entanto, está localizada no Funchal, principal base dos turistas por ser a maior cidade da ilha e oferecer muitas opções de restaurantes, lojas e uma vida noturna mais agitada.

Algarve
Algarve. iStock/Divulgação

7. Desbravar as incríveis praias do Algarve

A costa sul, a mais badalada de Portugal, faz a alegria dos turistas que buscam férias próximas ao mar. Um programa imperdível na região é percorrer esse maravilhoso litoral – são 60 km de costa entre Lagos e Albufeira – com diversas praias, cavernas, túneis, grutas e arcos de pedras esculpidos pela natureza que completam o exuberante cenário. Para conhecer alguns lugares secretos deste belo litoral, a dica é fazer um passeio de barco ou caiaque e acessar grutas e outros cantinhos lindíssimos e pouco visitados

Quem não abre mão de resorts de luxo, campos de golfe e cassinos encontra nas cidades de Portimão, Albufeira e Quarteira a infraestrutura desejada, com lojas de grife, spas e uma badaladíssima marina em Vilamoura.

Pastel de nata, sobremesa portuguesa tradicional
Pastel de nata, sobremesa portuguesa tradicional. iStock/Divulgação

8. Deliciar-se com a gastronomia e os vinhos locais

A excelente gastronomia portuguesa é um quesito indiscutível. Os pratos típicos vão muito além do famoso bacalhau. Tem sardinha, arroz de pato, cozidos – sempre preparados com o azeite local e da melhor qualidade. Os doces não ficam atrás: a mistura primorosa de gemas, açúcar e amêndoas, entre outros ingredientes, resulta em delícias como toucinho do céu, pastel de nata, ovos moles, Brisa do Liz (semelhante ao quindim, porém em vez de coco leva amêndoas), Bola de Berlim (que por aqui é conhecido como sonho), só para citar algumas dessas gostosuras. 

Tudo isso acompanhado de um bom vinho português. Vale degustar os clássicos Vinho do Porto, adocicado e levemente licoroso, o Vinho Verde, leve e refrescante, e o Vinho Madeira, com marcante acidez e excelente frescor.

Aproveite o Stopover da TAP e curta 2 destinos pelo preço de 1

Se todos os motivos acima não bastaram para você preparar sua viagem a Portugal, agora ficará impossível resistir: com o Portugal Stopover da TAP, você pode adicionar uma escala gratuita em Lisboa ou Porto, por até 10 dias, seja na ida ou na volta, e ainda contar com desconto de 25% para conhecer um segundo destino em Portugal. A grande chance para conhecer a Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores ou Algarve. Mais uma vantagem? Além da oportunidade de visitar as belezas de Portugal, você terá acesso a ofertas exclusivas de até 50%, como desconto em hotéis, restaurantes, shoppings e passeios, para tornar a sua experiência inesquecível. Acesse o site e saiba mais!

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo