A cidade que processa Twitter por rumor de seita de pedófilos satanistas

Os rumores atraíram dezenas de simpatizantes indesejados ao cemitério de Bodegraven

Crédito, Google

Legenda da foto,

Os rumores atraíram dezenas de simpatizantes indesejados ao cemitério de Bodegraven

Uma cidade holandesa levou o Twitter aos tribunais por conta da disseminação de uma teoria da conspiração que alega que o local já foi o lar de uma seita de pedófilos adoradores de Satanás.

Relatos falsos de que Bodegraven-Reeuwijk foi onde ocorreu o abuso e assassinato de várias crianças na década de 1980 foram divulgados pela primeira vez por três homens em 2020.

O principal instigador, que cresceu na cidade, disse que testemunhou os crimes quando era criança.

As autoridades locais querem que todas as postagens relacionadas aos supostos eventos sejam tiradas do ar.

As alegações levaram dezenas de pessoas a viajar para o cemitério Vrederust, que fica na cidade, para deixar flores e homenagens nos túmulos de crianças aparentemente aleatórios.

O advogado do Twitter, Jens van den Brink, se recusou a comentar antes de uma audiência prevista para sexta-feira (16/9).

No ano passado, o mesmo tribunal ordenou que os três homens originais removessem todos os tuítes sobre a cidade, mas as alegações continuam circulando.

O advogado da cidade, Cees van de Sanden, disse que o Twitter não respondeu a um pedido em julho para encontrar e remover todas as postagens relacionadas às alegações.

O prefeito Christiaan van der Kamp disse que as reivindicações eram “muito dolorosas”, informou a RTL Nieuws.

Os três homens por trás das alegações estão atualmente cumprindo sentenças de prisão após condenações em casos separados por incitação e ameaças de morte contra várias pessoas, incluindo o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC

Marcações: