Após viagem a Itália e França, Lula critica comidas servidas nos palácios: ‘Prefiro uma galinhada’

Embora Roma e Paris sejam duas das principais capitais gastronômicas do mundo, o menu servido na semana passada nos palácios dos presidentes da Itália e da França não impressionaram o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista exibida em seu canal oficial no Youtube, Lula afirmou que não come bem quando viaja ao exterior, e disse sentir falta do tempero e da fartura da cozinha brasileira.

“Normalmente eu não consigo comer em palácio, porque é tudo pequenininho, é tudo restrito. Não tem uma bandejona para você escolher e pegar o que você quer. É aquele pouquinho ali que você come”, comentou Lula. “Eu sinceramente não me acostumo com isso. Eu preciso de quantidade. Pode ser gulodice da minha parte, mas eu gosto de quantidade. Uma rabada. Uma galinhada, sabe? Não tem nada melhor. Um frango com quiabo, não tem nada melhor. Lá fora a gente não encontra muito essas coisas. Lá é tudo muito sofisticado. E às vezes a gente fica até sem saber o que é”, reclamou.

E completou: “Em palácio, você não come bem em lugar nenhum do mundo. A segunda coisa é que eu não vou em restaurante, então a minha comida é de hotel. E a comida de hotel também não é boa. Eu almocei com Macron e com o presidente Matarella. Duas comidas de palácio, que não é essas coisas”, disse o petista.

Com a repercussão do vídeo, a agência de notícias Bloomberg publicou uma reportagem chamando o comentário de Lula de “gafe”. A publicação afirma ter procurado os governos francês e italiano com pedidos de comentários sobre a declaração, mas não obteve resposta. Também não foi divulgado o menu servido durante a visita do presidente brasileiro.

Feijoada para a Princesa da Espanha

Ao comentar sobre a comida palaciana, Lula também fez críticas ao Itamaraty, afirmando já ter pedido que o cardápio servido aos convidados em ocasiões oficiais fosse melhorado. De maneira descontraída, o presidente citou em tom de anedota uma visita oficial da rainha Letícia da Espanha, então princesa das Astúrias, ao Brasil em seus mandatos anteriores.

“Eu cismei de dar feijoada. Aí o pessoal começou: ‘Lula, feijoada é muito forte, a princesa não vai se acostumar. Pode dar um mal-estar nela. Eu falei: que mal-estar? Comendo feijoada?”, contou. “A princesa Letícia, hoje rainha, repetiu três vezes. Depois ela deu uma entrevista dizendo que foi a melhor comida que comeu fora da Espanha”, celebrou.

*com informações de O Globo

The post Após viagem a Itália e França, Lula critica comidas servidas nos palácios: ‘Prefiro uma galinhada’ appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA