Atrações geeks em Orlando dentro e fora dos parques

Não é de hoje que a cultura geek ganha o coração do público, mas, nos últimos anos, ela se mostrou um fenômeno comprovado. No cinema, os filmes de ficção científica e super-heróis Avatar, Vingadores: Ultimato e Avatar: O Caminho da Água estão no topo da lista das maiores bilheterias de todos os tempos. Entre os livros mais vendidos da história, estão as sagas de fantasia como a série Harry Potter. E cada vez mais essas narrativas épicas têm ganhado vida em vários formatos.

Em Orlando, na Flórida, os parques temáticos fazem os apaixonados por esse universo se sentirem dentro dos seus filmes preferidos. Além disso, a cidade abriga várias lojas de quadrinhos, bonecos de ação, artigos colecionáveis, jogos e outros passatempos. A seguir, confira uma lista de atrações geek na capital dos parques de diversão:

EVENTOS

Megacon Orlando

De 30 de março a 2 de abril, acontece a Megacon Orlando, um dos maiores eventos de quadrinhos, ficção científica, terror, anime e jogos da América do Norte. Durante um final de semana, a cidade recebe várias atrações, como painéis sobre filmes e programas de TV com a participação dos atores, sessão de autógrafos e fotos com as celebridades. Além disso, também fazem parte da programação os desfiles de cosplays, workshops e encontros com autores de quadrinhos, escritores e dubladores de desenhos animados. Neste ano, Hayden Christensen (Anakin Skywalker, em Star Wars), Rosario Dawson (Ahsoka Tano, em The Mandalorian) e James McAvoy (Charles Xavier, em X-Men) são algumas das celebridades já confirmadas. Ingressos e mais informações podem ser encontrados no site oficial do evento.

ATRAÇÕES EM PARQUES TEMÁTICOS

Islands of Adventure – Marvel

Com o filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que está em cartaz nos cinemas, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, em inglês) está entrando na sua quinta fase. Em Orlando, os fãs dos super-heróis podem encontrar alguns personagens da franquia na área Marvel Super Hero Island, localizada no parque Islands of Adventure, do Universal Orlando Resort.

Nem todos os personagens dos quadrinhos circulam por ali por uma questão de direitos autorais. A Marvel Entertainment foi comprada pela Disney em 2009. Assim, a Universal só pode usar alguns dos super-heróis que foram adaptados para as telas antes disso, como Homem-Aranha, Capitão América, X-Men e Quarteto Fantástico.

A foto mostra crianças com pessoas vestidas de super-heróis
Na Marvel Super Hero Island, Homem Aranha, Capitão América, os X-Men e o Quarteto Fantástico circulam entre vilões e visitantes. (Visit Orlando/Divulgação)

Entre as atrações da Marvel Super Hero Island, há uma montanha-russa do Incrível Hulk, uma torre de 60 metros do Doutor Destino, um ‘gira-gira’ da Tempestade e um simulador 3D do Homem-Aranha. Além disso, também é possível encontrar com os personagens, comer em bares e restaurantes temáticos e comprar quadrinhos.

Para quem deseja expandir seus conhecimentos sobre o universo da Marvel, o livro The Marvel Book fala sobre os principais personagens dos quadrinhos e sobre a jornada da empresa. Para não se perder nos super-heróis do multiverso, a edição mais recente da Marvel Encyclopedia explica os maiores eventos dos quadrinhos e conta com uma introdução do lendário Stan Lee.

Islands of Adventure – Jurassic Park

O filme original de Jurassic Park, dirigido por Steven Spielberg, completará 30 anos em junho de 2023. Para comemorar, os fãs podem visitar a área inspirada na franquia no parque Islands of Adventure – o mesmo em que estão as atrações da Marvel. Essa região do parque tem a Jurassic Park River Adventure, um passeio de barco pelas cenas do filme, a Pteranodon Flyers, uma espécie de teleférico em que os visitantes voam nas costas de um dinossauro Pteranodonte, a Velecicoaster, uma montanha-russa inspirada nos dinossauros Velociraptors, além de cenários interativos.

Os filmes de Jurassic Park foram baseados em livros do autor Michael Crichton e esse box da Editora Aleph traz os dois volumes: o homônimo Jurassic Park e sua continuação, O Mundo Perdido.

A imagem mostra a entrada de uma montanha-russa cinza
Na área temática, os fãs do filmes devem se sentir dentro dos cenários, fugindo dos dinossauros predadores. (Visit Orlando/Divulgação)

Universal CityWalk – Jurassic World e De Volta Para o Futuro

Em dezembro de 2022, a Great Movie Escape foi inaugurada no parque Universal CityWalk. A nova atração é um escape room com duas aventuras de fuga distintas, uma inspirada nos filmes de Jurassic World e a outra na trilogia De Volta para o Futuro. A experiência (em inglês) é focada em contar uma história de forma imersiva, por isso, os desafios são aleatórios e mudam a cada visita para que todos os integrantes do grupo participem.

Ao entrar no universo do Jurassic World, os jogadores interpretam o papel de geneticistas num laboratório da Isla Nublar (a ilha dos dinossauros). Para passar por todas as salas, eles terão que fazer várias tarefas, como alimentar dinossauros, coletar DNAs e fugir de um predador que se libertou. Já na história de De Volta Para o Futuro, os visitantes descobrem que o vilão Biff roubou o novo dispositivo de viagem no tempo do Doutor Brown e pretende sabotar o continuum espaço-tempo. A missão do grupo é impedir que a linha do tempo fique embaralhada, segundo as pistas do Doutor e detendo Biff.

A foto mostra um cinema antigo
A entrada para o Great Movie Escape simula um cinema art déco. (Visit Orlando/Divulgação)

Universal Studios – Transformers

O novo filme da franquia, Transformers: O Despertar das Feras, chegará aos cinemas brasileiros em junho. Até lá, os fã podem ter uma experiência imersiva no mundo dos robôs alienígenas na Transformers: The Ride 3D, no parque Universal Studios Florida. A atração é uma simulação sobre trilhos, com efeitos visuais 3D e efeitos físicos 4D. A jornada acontece a bordo de um carro que, na verdade, é um Autobot chamado Evac. Tudo começa quando um dos antagonistas Decepticons está roubando a AllSpark, um artefato cúbico capaz de dar vida a novos Transformers, e o famoso Camaro amarelo Bumblebee intervém. Depois disso, os Decepticons cercarão os visitantes e Evac em vários momentos do passeio, até que eles se vejam no meio de uma batalha entre Optimus Prime, o líder do Autobots, contra o vilão Megatron.

O mundo dos alienígenas robóticos de Transformers começou com uma linha de bonecos da Hasbro, mas ganhou força com as histórias em quadrinhos, os desenhos animados e os filmes em live action.

A imagem mostra uma criança em frente a dois robôs gigantes
Os robôs alienígenas, que um dia foram pequenos bonecos, ganham proporções gigantes no Universal Studios Florida. (Visit Orlando/Divulgação)

Universal Studios e Islands of Adventure – Harry Potter

Mesmo que você não tenha recebido sua carta para Hogwarts, é possível imergir no mundo bruxo visitando o complexo da Universal Orlando Resort. Dividido entre a Universal Studios Florida e a Universal’s Islands of Adventure, a área temática The Wizarding World of Harry Potter é conectada pelo trem Hogwarts Express e dá vida às páginas dos livros e filmes, com atrações como o Beco Diagonal e Hogsmead. Nos parques, é possível experimentar feijãozinhos mágicos de todos os sabores, comprar a própria varinha, além de viver uma aventura na montanha-russa Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure. Esse box de colecionador reúne os sete livros da saga, escritos por J. K. Rowling.

Disney’s Animal Kingdom – Avatar

Segundo maior parque de diversões do mundo, o Disney’s Animal Kingdom tem como lema a conservação animal, o que combina perfeitamente com o universo de Avatar, criado pelo diretor James Cameron para enaltecer a natureza e debater questões ambientais. Na área temática The World of Avatar, os visitantes são transportados para o planeta Pandora, com a vegetação, os animais e os efeitos sonoros iguais aos das cenas dos filmes. Lá é possível viver uma simulação de voo no Flight of Passage, enquanto o Na’vi River Journey recria um passeio de barco pelas florestas bioluminescentes do planeta. Durante a experiência, também é possível criar o seu próprio avatar e imprimi-lo em uma impressora 3D. Para não se perder no cenário, os dicionários visuais de Avatar e Avatar: O Caminho da Água explicam cada elemento da fauna, flora e geografia de Pandora, enquanto o livro A Ciência de Avatar revela o que é verdade e o que é ficção neste universo.

A imagem mostra um tubo cheio de líquido e um humanoide azul
A área temática de Avatar não recria apenas a natureza de Pandora, mas também os laboratórios, onde são criados os híbridos humano-Na’vi. (Kent Phillips/Divulgação)

Disney’s Hollywood Studios – Star Wars

No Disney’s Hollywood Studios, a área temática de Star Wars recria toda a atmosfera do Black Spire Outpost, o maior assentamento do planeta Batuu, que se tornou um refúgio para os personagens da franquia. Ali os visitantes encontram os heróis da resistência, vilões da Primeira Ordem, dróides caprichosos e outros habitantes da galáxia. Em Star Wars: Galaxy’s Edge os fãs tem a chance de voar na Millennium Falcon, a nave cargueiro usada pelos contrabandistas Han Solo e Chewbacca durante a Guerra Civil Galáctica. Na atração Millennium Falcon: Smugglers Run, seis Star Warriors podem viajar no cockpit da nave e assumir um dos três papéis cruciais: piloto, engenheiro ou artilheiro. Durante a experiência, também é possível customizar o seu próprio sabre de luz.

A fotografia mostra robôs brancos carregando armas.
Os Stormtroopers da Primeira Ordem são um dos pontos altos da atração. (Visit Orlando/Divulgação)

Disney’s Hollywood Studios – Indiana Jones

Aqueles que amam os filmes de Indiana Jones, precisam conhecer o Indiana Jones Epic Stunt Spectacular. Localizado no Echo Lake, no Disney’s Hollywood Studios, esse é um show de ação ao vivo. Os atores performam cenas que remetem ao primeiro longa-metragem, com Indy e Marion batalhando contra vilões ao tentarem resgatar o ídolo de ouro. Acrobacias e efeitos especiais, como veículos em chamas e explosões surpresas, colocam o público bem no meio da ação. Além disso, o show também simula os bastidores do filme: assim, pessoas da plateia podem ser escolhidas para participarem como figurantes, com direito a figurinos e direção. No meio disso tudo, é ensinado um pouco mais sobre o trabalho dos dublês, com demonstrações de como distribuir e levar socos, cair de lugares altos e até mesmo usar chicotes em cenas de ação complexas. Quem gostar da brincadeira, pode se aprofundar ainda mais no tema com o livro The Complete Making of Indiana Jones.

A imagem mostra um homem tentando pegar um objeto dourado
O Indiana Jones Epic Stunt Spectacular brinca com os bastidores do filmes, mostrando como as cenas de ação são feitas. (Visit Orlando/Divulgação)

Epcot – Guardiões da Galáxia

Nos parques da Disney, é possível ter um pedacinho do Universo Cinematográfico da Marvel na área temática Wonders of Xandar, localizada no Epcot. É ali que fica a Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, a maior montanha-russa indoor dos Estados Unidos. Os carrinhos, que giram 360 graus, são lançados para um espaço de projeções cinematográficas que fazem com que o visitante pareça estar voando pelas galáxias. Durante o passeio, a trilha sonora é composta apenas por músicas dos anos 1970 e 1980, assim como nos filmes (os CDs estão divididos em Guardians Of The Galaxy: Awesome Mix Vol. 1 e também Guardians Of The Galaxy Vol. 2: Awesome Mix Vol. 2). A VT já contou como é a experiência na nova área temática aqui.

Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, Epcot, Walt Disney World, Orlando, Estados Unidos
O primeiro Starblaster em tamanho real já construído fica do lado de fora de Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind (Kent Phillips/Divulgação)
Continua após a publicidade

Magic Kingdom – TRON

A montanha-russa de alta velocidade TRON Lightcycle/Run começará a funcionar no dia 4 de abril e será inspirada nos filmes TRON, de 1982, e TRON: O Legado, de 2010, que devem ganhar uma continuação nos próximos anos. Ao entrar na fila da atração, os visitantes se sentirão transportados para o reino digital “The Grid”, onde embarcação na moto futurista “Lightcycle” para passar por oito portais de energia e, assim, vencer um programa ameaçador. O novo brinquedo será uma das montanhas-russas mais rápidas de qualquer parque temático da Disney em todo o mundo. Além dos filmes, o universo de TRON fez muito sucesso em jogos eletrônicos e até ganhou um prelúdio em história em quadrinhos.

TRON Lightcycle / Run, Magic Kingdom, Walt Disney World, Orlando, Flórida, Estados Unidos
Os visitantes terão a sensação de estar pilotando motos futuristas. (Walt Disney World/Divulgação)

Legoland

A quase duas horas de Orlando, na cidade de Winter Haven, os Legolovers vão se sentir em casa na Legoland Florida, um parque de diversões com atrações, shows, montanhas-russas e áreas inteiras construídas com as famosas peças de montar. Este ano, foi inaugurada a Pirate River Quest, uma aventura de caça ao tesouro liderada por um pirata que levará os visitantes pelas águas do Cypress Gardens.

A marca Lego reúne todos os outros universos geek, com kits de peças temáticos. Agora, todos os fãs do multiverso da Marvel podem construir uma Manopla do Infinito para si – ou ainda a versão de nanotecnologia do Homem de Ferro. Para quem se aventura com mais de mil peças, é possível montar uma Millennium Falcon e levar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi até o planeta Alderaan, ou voltar para o ano de 1985 com o DeLorean do Dr. Emmett Brown, ou ainda construir uma Hogwarts completinha.

MUSEUS

Madame Tussauds Orlando

Os fascinados pelo mundo dos quadrinhos podem encontrar alguns super-heróis no museu de cera Madame Tussauds Orlando, onde há estátuas realistas de Batman, Mulher Maravilha, Superman, Aquaman, The Flash e Cyborg do filme Liga da Justiça da DC Entertainment. No museu também é possível tirar selfies com atores e músicos famosos, estrelas do esporte, figuras históricas e muito mais. O Madame Tussauds fica no parque ICON Park, localizado na International Drive, também conhecida como I-Drive.

Orlando Auto Museum

Ainda não se pode dirigir o Batmóvel em Orlando – mas é possível ver as variadas versões no Orlando Auto Museum. O local reúne os veículos usados ​​por Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer e muitos outros Batmans do cinema. Na verdade, o museu conta com a maior coleção do mundo de transportes do homem morcego, incluindo um Batboat, que é movido a “energia nuclear”, além de cerca de 2 mil outros modelos raros. O Orlando Auto Museum faz parte do Dezerland Park, um parque de diversões coberto no I-Drive Entertainment District.

LOJAS

Gods & Monsters

Localizada na I-Drive, próxima ao Universal Orlando Resort e SeaWorld Orlando, a Gods & Monsters vende gibis, jogos, brinquedos e artigos colecionáveis, além de uma robusta programação de eventos. Os destaques são os elementos temáticos, como uma galeria de cultura pop exibida com artes finas e o Vault 5421, anunciado como um bar de cerveja artesanal com tema pós-apocalíptico.

Coliseum of Comics

Considerada uma tradição local há décadas, esta franquia familiar tem quatro lojas na Flórida Central, incluindo uma perto do The Mall at Millenia, uma segunda em Kissimmee, a cerca de 25 minutos do Walt Disney World Resort, e uma terceira a leste do centro de Orlando. Além de quadrinhos, eles oferecem jogos, brinquedos e mercadorias relacionadas ao mundo geek, além de sediar eventos de jogos.

A Comic Shop

Esta loja de Winter Park conta com muitas surpresas ocultas, incluindo o The Geek Easy – um bar de cerveja artesanal com eventos divertidos como “Geek Trivia”, “Nerdy Karaokê” e música ao vivo. Sem mencionar que a Comic Shop é um ótimo lugar para comprar tudo relacionado a quadrinhos e jogos.

Mike’s Comics & Collectibles

Situada em frente ao The Florida Mall, o Mike’s é uma loja única para quadrinhos, bonecos de ação, estátuas e outros itens colecionáveis, e também organiza eventos especiais. Parada obrigatória para os fãs de Star Wars e Marvel, a loja oferece uma vasta coleção de mercadorias baseadas nesses universos.

Acme Superstore

Originalmente chamada de Acme Comics Superstore, a loja vende quadrinhos, jogos, brinquedos e memorabília relacionadas à cultura geek desde 1980. Dentro de seu paraíso colecionável de 975 metros quadrados, são realizadas sessões de autógrafos, torneios de jogos, exibições de filmes, exposições de arte e outros eventos. O local está situado em Longwood, cerca de 30 minutos a nordeste dos principais distritos turísticos.

BARES TEMÁTICOS

Orlando também oferece diversas opções de bares temáticos para aproveitar mais da vida noturna da cidade. O 1UP, localizado em Downtown, é conhecido por seus fliperamas nostálgicos, decoração inspirada em videogames e cultura pop, especialmente dos anos 80, que homenageia diversos personagens famosos, incluindo o Mario Bros e a Barbie. Outro bar que também segue esse estilo é o Player 1, que oferece uma variedade de fliperamas e jogos retrôs, além de servir apenas cervejas artesanais.

Leia tudo sobre Orlando

Busque hospedagem em Orlando pelo Booking

Busque hospedagem em Orlando pelo Airbnb

Encontre o melhor voo para Orlando

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo