Barcelona: as praças mais lindas do bairro de Gràcia

Tocando a parte alta da célebre avenida Passeig de Gràcia, o bairro de Gràcia foi uma vila independente no século 19 e, de certa forma, ainda é um mundo à parte dentro de Barcelona. Quando um amigo decide mudar pra lá, pode escrever: você nunca mais vai conseguir encontrar com ele em outro ponto da cidade. Como um microcosmos, a região tem uma infinidade de bares, restaurantes, lojinhas e vida própria. Quem mora lá, fica por lá, com a certeza de estar na parte mais gostosa da capital catalã. Com ruas e calçadas estreitas, Gràcia dá o melhor de si em suas praças, onde os carros não entram e as pessoas se espalham pelos bancos, pelo chão e nas mesas dos bares. Pra conhecer o bairro, é preciso explorar esses pequenos oásis cheios de vida. Essas são as praças mais legais:

O jeitinho de Gràcia, com certa vibe de cidade do interior
O jeitinho de Gràcia, com certa vibe de cidade do interior. IStock/Reprodução

Plaça de la Virreina

Uma das mais lindas do bairro, é coroada pela austera, porém lindíssima, Iglesia de Sant Joan, do século 19. Cercada de edifícios coloridos em tons pasteis, tem alguns bares com mesas ao ar livre, mas preserva uma atmosfera tranquila.

Plaça del Sol

A tranquilidade já não é o forte desta praça, que funciona como uma espécie de epicentro da boemia do bairro, cercada de bares e sempre lotada de gente sentada no chão — bebendo cerveja no latão, dependendo do nível de tolerância da polícia, que aumenta e diminui conforme a época. Tem alguns edifícios modernistas fofíssimos e é o endereço do meu restaurante de paella favorito, o escondidinho e feioso Envalira.

Plaça de la Vila de Gràcia

Essa praça, que já mudou de nome várias vezes, também é conhecida como a “praça do relógio”, que coroa uma torre no centro do quadrilátero. É endereço da sede administrativa do bairro e mantém viva a essência “independente” da região, funcionando como uma espécie de marco zero. Tem vários bares, restaurantes e sorveteria, e um ambiente mais familiar que o da Plaça del Sol. No fim de tarde, se transforma numa espécie de playground infantil.

Continua após a publicidade
A criançada na Plaça de Vila de Gràcia
A criançada na Plaça de Vila de Gràcia. Adriana Setti/Arquivo pessoal

Plaça de la Revolució

Tem um abrigo antiaéreo em seu subterrâneo e encarna o espírito revolucionário de boa parte dos moradores do bairro, com letras no chão que compõem a palavra “revolució” — revolução em catalão. Próxima dos cinemas da movimentada Carrer Verdi, é um bom lugar pra tomar um café ou uma cervejinha antes ou depois de um filme, e endereço do tradicionalíssimo bar Canigó.

Procure acomodação em Barcelona

Leia tudo sobre Barcelona

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo