Boris Johnson sai da disputa para liderar o Partido Conservador e voltar ao cargo de premiê britânico

  • Jasmine Andersson
  • BBC News

O ex-premiê Boris Johnson

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

O ex-premiê Boris Johnson

Boris Johnson desistiu da corrida para se tornar líder do Partido Conservador e assim retornar ao cargo de premiê britânico. Ele disse que tinha o apoio para continuar, mas “simplesmente não seria a coisa certa a fazer”.

O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak e a ex-ministra de Defesa do Reino Unido Penny Mordaunt são os únicos restantes na disputa interna que será definida nesta segunda (24/10).

No sistema parlamentarista britânico, o primeiro-ministro costuma ser o líder do partido que obteve o maior número de cadeiras no Parlamento, desde que sozinho ou em coligação alcance a maioria na Câmara dos Comuns.

Atualmente, o Partido Conservador conta com uma ampla maioria de 357 parlamentares, de modo que pode escolher um novo líder e elevá-lo ao cargo de primeiro-ministro sem a necessidade de buscar apoio adicional de outros partidos ou convocar eleições gerais.

De acordo com um levantamento da BBC, Sunak tem o apoio de 153 deputados, enquanto Mordaunt tem 25.

A eleição interna está sendo realizada porque Liz Truss passou apenas 45 dias como primeira-ministra do Reino Unido e renunciou ao cargo de líder do conservadores na quinta-feira (20/10). Ela se tornou a premiê que ficou por menos tempo no cargo na história.

Os candidatos precisam do apoio de pelo menos 100 deputados para avançar na votação. O ex-premiê sustentava que era apoiado por 102 deles.

Em um comunicado, Johnson havia dito que queria entrar na corrida porque liderou o partido a uma grande vitória nas eleições gerais há três anos. “Acredito que estou, portanto, em uma posição única para evitar uma eleição geral agora.”

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Rishi Sunak se torna o favorito para disputa

“No decorrer dos últimos dias, infelizmente cheguei à conclusão de que isso simplesmente não seria a coisa certa a fazer. Você não pode governar efetivamente a menos que tenha um partido unido no parlamento.”

Ele disse que procurou Sunak e Mordaunt porque “esperava que pudéssemos nos unir pelo interesse nacional – infelizmente não conseguimos encontrar uma maneira de fazer isso.

“Por isso, temo que a melhor coisa seja não permitir que minha nomeação avance e entrego meu apoio a quem tiver sucesso.

“Acredito que tenho muito a oferecer, mas temo que este não seja o momento certo.”

Fontes próximas a Sunak disse à BBC que, apesar de a notícia indicar uma vantagem considerável à sua campanha, ele não está “tomando nada por garantido”.

Crédito, Getty Images

Fonte: BBC