Brasileiro morre após queda de bloco de gelo em Ushuaia

Um turista brasileiro morreu na quarta-feira (2) após um bloco de gelo se romper do teto de uma caverna nos arredores de Ushuaia. O acidente aconteceu em uma área conhecida como “Cueva de Jimbo”, no Parque Nacional Terra do Fogo, que é de acesso proibido.

A vítima foi identificada como Dennis Cosmo Marin, publicitário paulistano de 37 anos que estava há quase quatro anos viajando de kombi pela América do Sul com a sua gata de estimação, chamada Lynx. Ele compartilhava a sua jornada através do Instagram @odekombi.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra Dennis, junto com outras três pessoas e um cachorro, se aproximando da formação natural. O homem que grava o vídeo alerta que há pedras caindo, mas os quatro continuam seguindo em direção à caverna. Na sequência, Dennis é atingido pelo bloco de gelo. O homem então sai correndo e pede que todos se afastem. Em dado momento, é possível ver a placa que indica que o acesso é proibido.

A Comissão de Auxílio de Ushuaia, responsável pelos resgates na região, informou que recebeu o pedido de resgate às 16h e chegou ao local às 19h30, quando Dennis já se encontrava sem vida. A operação para resgatar o corpo da vítima e os demais turistas levou mais de seis horas. A entidade ressaltou ainda que “o acesso a esta caverna é proibido devido ao perigo representado pela possível queda de gelo ou pelo colapso da caverna, situação que está indicada no outdoor perto da caverna.”

De fato, as autoridades do Parque Nacional Terra do Fogo proíbem a entrada desde 2021, com base em estudos do Centro Austral de Pesquisa Científica que indicam que a formação está em risco de colapso, com pedaços de gelo constantemente se soltando do teto da gruta.

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo