Bruxelas: hotel tem especialista em tour de história em quadrinho

Bruxelas, a capital da Bélgica, é considerada a Capital Mundial das Histórias em Quadrinhos, e não é difícil descobrir o porquê. Na verdade, muitas das ruas e paredes da cidade são praticamente um livro ilustrado, projeto que começou na década de 1990 quando a prefeitura permitiu que empresas pintassem grandes murais em empenas de prédios. Desse modo, ao caminhar pelas ruas é fácil encontrar as imagens de personagens icônicos do mundo dos quadrinhos, como se eles tivessem saído das páginas para a vida das cidades.

Mas a história da capital belga com as HQs vem de muito antes. Afinal, foi lá que nasceram os Smurfs, adoráveis criaturas azuis, além de Tintin, jornalista que se envolvia em muitas aventuras ao lado de Milu e do Capitão Haddock. Além disso, em 1989 foi fundado o Belgian Comic Strip Center, o maior museu do mundo dedicado ao assunto: são mais de 4.200 m² com manuscritos, réplicas dos personagens e obras originais.

Continua após a publicidade

Foi por conta dessa paixão de Bruxelas pelo mundo dos quadrinhos que o Rocco Forte Hotel Amigo, localizado no centro da cidade, elaborou uma experiência que leva os hóspedes a explorar ainda mais esse universo. Trata-se do Comic Concierge e quem encabeça o projeto é Ahlem Mosaddak, até agora a única concierge especializada em quadrinhos que se tem notícia. Ela propõe uma “caça aos quadrinhos” em que os participantes percorrem sessenta obras espalhadas por Bruxelas, desde as ruelas escondidas até os maiores museus da cidade. A decoração dos quartos do hotel também foi inspirada em HQs. 

A seguir, confira uma lista das principais atrações dedicadas aos quadrinhos de Bruxelas, elaborada por Ahlem Mosaddak:

La Maison de la Bande Dessinée

Um oásis para os fãs de quadrinhos: desde 2005, a livraria oferece uma extensa variedade de HQs em francês, holandês, inglês, alemão e espanhol. Há também álbuns de figurinhas de Tintin, disponíveis em mais de 50 idiomas e dialetos. No local ainda é possível encontrar estudos sobre autores e obras de referência, mangás, estátuas, pôsteres, bichos de pelúcia, cartões postais, cartas de baralho e quebra-cabeças.

Continua após a publicidade

Brussels Comic Strip Route

A Rota dos Quadrinhos em Bruxelas reúne mais de 40 murais espalhados pela cidade. Ao passear pela rua l’Etuve, por exemplo, o visitante dá de cara com uma pintura gigante de Tintin correndo por uma escadaria, seguido por Milu e pelo Capitão Haddock.

The Comic Art Museum

No coração de Bruxelas, construído em um prédio Art Nouveau de 1906, o museu abrange um acervo riquíssimo sobre as HQs. Entre exposições permanentes e temporárias, pode-se aprender sobre a trajetória da “nona arte”, desde as figuras rupestres até as publicações mais recentes.

Continua após a publicidade

The Hergé Museum

Neste museu, a maior estrela é o clássico “As aventuras de Tintim”, criado pelo cartunista belga Hergé. As salas da atração contemplam mais de 80 pranchas originais, 800 fotografias, objetos pessoais do artista e documentos. O próprio espaço é completamente lúdico, com linhas curvas e muito colorido, como se os vistantes estivessem dentro de uma HQ. Está na cidade de Louvain-la-Neuve, a menos de uma hora de trem de Bruxelas. Compre os quadrinhos do Tintim aqui.

Continua após a publicidade

MOOF

Neste espaço os personagens e cenários das HQs ganham vida, já que o museu abriga uma coleção particular de estatuetas do Tintin, Spirou, Smurfs, Homem-Aranha, Batman, Hulk e por aí vai. Os personagens também aparecem em projeções, videogames e vídeos explicativos.

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo