Casas à la ‘Sob o Sol da Toscana’ para alugar no Airbnb

Boa parte das gravações do filme Sob o Sol da Toscana, estrelado por Diane Lane e inspirado no livro de Frances Mayes, aconteceu na Villa Laura: um casarão real, a seis minutos do centro da cidade de Cortona, que pode ser alugada pelos viajantes através do Airbnb (saiba mais nessa matéria). As diárias, no entanto, custam mais de R$ 11 mil.

Bom que existem na plataforma outras casas encantadoras (e mais “econômicas”) para viver os seus próprios dias sob o sol da Toscana. Além de proporcionarem uma experiência autêntica, que tem tudo a ver com tranquilidade, boa comida e contato com a natureza, elas podem servir de base para passeios de bate e volta pela região (veja sugestões aqui).

Em todas as propriedades listadas, alugar um carro é imprescindível para explorar os arredores e até para ir ao supermercado. Além disso, vale avisar que o aquecimento geralmente é cobrado à parte, ao final da estadia. Veja a seguir dez vilas na Toscana para alugar pelo Airbnb:

Agriturismo La Castellina

Agriturismo La Capellina, Badia Agnano, Toscana, Itália
A piscina é compartilhada entre os hóspedes das três casas do agriturismo. Airbnb/Reprodução

Localização: Em Badia Agnano, a 30 minutos de carro de Arezzo, 40 de San Gimignano e 50 de Cortona.

A casa: As paredes e os tetos com tijolos, pedras e vigas de madeira à mostra conferem autenticidade a essa antiga casa de fazenda. O primeiro andar é um grande espaço aberto que integra cozinha, sala de estar com bilhar e mesa de jantar – mas é bem provável que você prefira fazer as refeições no pátio ao ar livre, com vista para os ciprestres que compõem a paisagem. No andar de cima ficam os três quartos e os dois banheiros, sendo que um deles possui uma enorme jacuzzi ao centro. Essa é a principal vila do agriturismo (expliquei sobre esse conceito aqui) La Castellina, que abrigas outras duas casas menores que também são alugadas por temporada. As três construções compartilham uma piscina e um jardim, com pula-pula e brinquedão de madeira para as crianças. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Tivemos uma bela estadia em uma temporada quente de outubro. A casa era bem decorada e confortável. Simona foi receptiva, simpática e prestativa. A localização era central para nossos passeios pela Toscana. O parquinho foi excepcional para as crianças. O destaque foram as conversas com os agricultores dos olivais que trabalhavam no local durante a colheita. Mal posso esperar para visitar novamente!”

Il Fienile di Montesoli

Il Fienile di Montesoli, Siena, Toscana, Itália
Il Fienile di Montesoli é uma opção luxuosa para se hospedar a um pulo de Siena. Airbnb/Reprodução

Localização: Nos arredores de Borgo la Bagnaia, onde há um campo de golfe. Siena também fica por perto, a menos de vinte minutos de carro.

A casa: A vila foi cuidadosamente reformada para se transformar em um refúgio de luxo no campo para até oito hóspedes, que podem aproveitar a estadia relaxando na piscina ou na sauna, jogando uma partida no campo de bocha ou colhendo legumes da horta. Quando o sol se põe, as atividades podem consistir em um churrasco ao ar livre ou uma taça de vinho na sala de estar com lareira. Enquanto a sua fachada possui um charme rústico, do lado de dentro a propriedade tem uma decoração clássica e elegante, em tons de vermelho e creme, que complementam o pé-direito alto, os pisos de madeira e os arcos. São quatro quartos, todos com banheiros privativos. A estadia inclui os serviços de faxina e jardinagem. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Ficar no Fienile di Montesoli foi realmente o melhor mês de nossas vidas. É o lugar mais tranquilo e bonito do mundo. A casa era maravilhosa. A cozinha está totalmente equipada e todos os quartos e banheiros são adoráveis. Pietro é o epítome de um bom anfitrião. Ele sabe absolutamente tudo o que você precisa”.

Podere La Rota 

Podere La Rota, Moncioni, Toscana, Itália
Perfeita para uma estadia a dois, a casa possui um único quarto no andar de cima. Airbnb/Reprodução

Localização: Dez minutos a pé do centrinho de Moncioni, onde há um restaurante e uma loja que serve aperitivos no terraço. De carro, leva-se em torno de uma hora para chegar em cidades como Florença, Greve in Chianti, Arezzo e Cortona.

A casa: A propriedade é cercada por um olival de quatro hectares, que pode ser admirado das espreguiçadeiras ou da mesa no terraço, que fica à sombra de uma castanheira. O cenário é perfeito para degustar o espumante, a tábua de frios e a mussarela de búfala deixados como cortesia pelos anfitriões em estadias de sete noites ou mais. O “pacote de boas-vindas” também inclui o café da manhã do primeiro dia. Os mimos continuam com livros, DVDs, CDs, caixa de som e TV com acesso à Netflix na sala de estar, aquecida por uma lareira. No andar de baixo, há ainda uma sala de jantar e uma cozinha totalmente equipada. No andar de cima fica o banheiro, com uma enorme banheira, e um único quarto com cama king-size. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Lugar realmente incrível. O terraço privado é uma grande atração. O “pacote de boas-vindas” nos sustentou por dois dias! Recomendo para quem procura um pouco de solidão, mas com a opção de um aperitivo tranquilo a uma curta distância. Anfitriões sempre atenciosos. Necessário carro”.

Podere San Bartolomeo 

Podere San Bartolomeo, Capraia e Limite, Toscana, Itália
A mesa de jantar fica no solarium, com vista para oliveiras e vinhas. Airbnb/Divulgação

Localização: Fica em Capraia e Limite, a menos de uma hora de carro de Florença, a capital da Toscana. Outra cidade grande da região, Empoli, está ainda mais próxima, a vinte minutos.

A casa: Dentro de uma propriedade rural, a pequena casa possui um solarium para fazer as refeições admirando as oliveiras e as vinhas que são cultivadas no local. O espaço é integrado com a cozinha, onde eletrodomésticos modernos contrastam com objetos de decoração vintage, caso da balança e da prateleira onde são colocadas as xícaras. A estética cottagecore predomina no banheiro com chuveiro e no único quarto, onde há uma cama king size. Como não há sala, a televisão de tela plana fica no dormitório e tem acesso à Netflix. Dentro dessa mesma fazenda existem outras casas que são alugadas por temporada e todas compartilham um espaço em comum com piscina de água salgada, churrasqueira e casa na árvore. A mãe da proprietária Silvia mora ali perto e auxilia os hóspedes no que precisarem durante a estadia. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Esta pequena e romântica casa no olival e vinha da família de Silvia é excepcional – um espaço criado lindamente por Silvia e seu bom gosto pelo estilo vintage. Tudo o que precisávamos estava lá e o lugar era impecável. A cama é enorme e super confortável. Silvia foi fácil de contatar durante toda a nossa estadia e sua mãe, que mora no local, nos ajudou imediatamente quando precisávamos. A casa fica bem acima das lojas e restaurantes locais, em uma área de natureza excepcional (incluindo alguns mosquitos, então traga repelente!). A piscina compartilhada é um lugar mágico para um mergulho no calor.”

Tobacco Loft

Tobacco Loft, Anghiari, Toscana, Itália
No andar térreo, sala de estar, sala de jantar e cozinha são integradas. Airbnb/Reprodução

Localização: Em Anghiari, considerada um dos vilarejos mais bonitos da Itália. Arezzo está a apenas 20 minutos de carro e Cortona, a 50 minutos.

A casa: A vila do século 17, que costumava ser usada para a secagem de folhas de tabaco, foi totalmente reformada pelos proprietários Anna e Luca, ambos arquitetos. O projeto, que mescla vigas de madeira e paredes de pedra com elementos de design moderno, foi parar em importantes revistas de design de interiores italianas. A entrada, por um jardim repleto de plantas aromáticas, como lavanda e alecrim, dá em um ambiente com três cômodos integrados: a sala de estar com lareira, a sala de jantar e a cozinha, onde uma pia de pedra esculpida no século 16 convive com eletrodomésticos modernos. São dois banheiros e três quartos com capacidade para até seis pessoas – dois deles ficam em uma espécie de mezanino e, por isso, têm o pé-direito baixo. A área externa conta com churrasqueira, mesa, espreguiçadeiras e rede, além de uma piscina compartilhada com os hóspedes de outras sete acomodações que ficam no mesmo terreno. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Adoramos nossa estadia na casa de Anna! Gostamos das comodidades para cozinhar em casa, das visitas frequentes dos animais de estimação de Alba (uma vizinha), e do chuveiro e dos amenities maravilhosos nos banheiros. Daniele foi extremamente útil e não apenas ajudou a organizar passeios como também foi tradutor durante um tour por uma vinícola. A piscina estava aberta, mesmo sendo outubro, e as vistas eram espetaculares. Não hesite em reservar esse lugar!”.

Villa em Cortona

Villa, Cortona, Toscana, Itália
A cozinha segue a decoração do restante da vila, com móveis de madeira escura. Airbnb/Reprodução
Continua após a publicidade

Localização: Fica no alto de uma colina, com vista para o Valdichiana, e a um pulo da cidade de Cortona, a cidade pela qual Frances Mayes se apaixonou em Sob o Sol da Toscana.

A casa: O casarão pode acomodar dez pessoas em cinco quartos, todos com banheiros privativos. A decoração é sóbria, composta principalmente por antigos móveis de madeira toscanos e algumas reproduções de obras de arte renascentistas. A sala de jantar é espaçosa, com uma mesa grande o suficiente para acomodar todos, e a cozinha possui uma ilha central perfeita para abrir uma massa de pizza ou macarrão. A propriedade fica em um condomínio fechado, cujas áreas compartilhadas incluem um jardim repleto de árvores frutíferas, uma área de churrasqueira e uma piscina. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Passamos um mês inteiro na bela vila de Fabio e nos divertimos muito. É um ótimo lugar para relaxar e descontrair, fazer longos almoços e principalmente beber e jantar vendo o sol se pôr atrás das colinas. A vista é de tirar o fôlego e nenhuma descrição poderia fazer justiça. Também adorávamos fazer longas caminhadas e corridas no campo, colher amoras, andar a cavalo, explorar as centenas de belas cidades e aldeias repletas de arte, história e boa comida, assim como apenas deitar à beira da piscina ou jogar com amigos e família. A villa é grande e bem decorada, bem tradicionalmente toscana. Tínhamos todo o espaço de que precisávamos e muito mais. A internet era super rápida e aqueles de nós que tinham que trabalhar podiam fazê-lo com segurança por dias a fio, mesmo envolvendo videochamadas e vários computadores conectados ao mesmo tempo. abio e sua esposa Ljuba sempre foram muito prestativos e gentis e responderam a todos os pequenos pedidos que tínhamos com uma resposta rápida e extremamente generosa”.

Villa em Impruneta

Villa, Impruneta, Toscana, Itália
Ainda que predominem os tons pastéis, a decoração da casa é bastante alegre e colorida. Airbnb/Reprodução

Localização: Em Impruneta, cidadezinha a menos de 30 minutos de carro de Florença.

A casa: Construída em pedra e tijolo entre os séculos 14 e 17, a propriedade de 350m² foi restaurada preservando as suas características toscanas. Mas ganhou uma série de confortos para receber os grupos de até dez pessoas, que podem ser espalhar pelos cinco quartos – todos com ar condicionado e quatro deles com lareira – e pelos seis banheiros. A área externa é repleta de cantinhos convidativos: além da piscina, existem três pátios cobertos com sofás, poltronas, mesas e cadeiras para a família se reunir. Móveis, espelhos e quadros antigos trazem cor e aconchego para os ambientes internos, que incluem uma sala de televisão com uma enorme lareira, uma cozinha completa e uma sala de jantar. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Esta propriedade na Toscana era simplesmente linda e foram férias de sonho. A casa era tão confortável e bonita, cheia de história e personalidade, e cercada pela bela paisagem. As vistas são de morrer e adoramos as várias áreas ao ar livre. Caterina tornou a estadia ainda melhor: ela foi uma verdadeira concierge, ajudando-nos com muitos arranjos, incluindo o jantar preparado por um chef em casa. Foi magnífico! A casa possui uma ótima localização. Adorei ir até a praça da cidade, tão charmosa. E não fica muito longe do centro histórico de Florença”.

Villa em Montalcino

Villa em Montalcino, Montalcino, Toscana, Itália
No pátio há uma mesa para fazer refeições ao ar livre, como em um filme italiano. Airbnb/Reprodução

Localização: Na famosa região vinícola de Montalcino, cujo centro histórico está a apenas quinze minutos de caminhada ou cinco minutos de carro.

A casa: A vila restaurada pode ser a base perfeita para quem planeja uma viagem pelas vinícolas da Toscana: ela fica dentro do seu próprio olival, que por sua vez é cercado pelos vinhedos de Brunello. As taças de vinho adquiridas durante os passeios podem ser degustadas na piscina ou no pátio ao ar livre com mesa de jantar, sofás e poltronas. As áreas comuns são bastante charmosas: há uma sala de jantar e duas salas de estar – uma com lareira e outra com um piano – que misturam móveis rústicos com outros mais modernos. A cozinha, por sua vez, é inteiramente moderna, munida de todos os utensílios e eletrodomésticos para preparar as refeições. São quatro quartos, que acomodam até nove pessoas, e quatro banheiros. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Essa villa é absolutamente um sonho. Chegar na casa foi coisa de filme. Jeanette fez questão de nos dar um tour pela propriedade e disponibilizava tudo que precisávamos, além de responder rapidamente perguntas sobre o que fazer na cidade. Na primeira noite, contratamos um chef particular (Francesco) que nos preparou o jantar e eu não poderia recomendar mais. Até sobrou comida para o dia seguinte. A casa inteira foi decorada lindamente, com toques toscanos. A piscina é um deleite e a vista da mesa de jantar ao ar livre é algo que vou lembrar para sempre. Eu adoraria poder voltar todo verão”.

Villa Fonteintanata 

Villa Fonteintanata, Casino di Terra, Toscana, Itália
Os tetos arqueados de tijolos dão um charme especial ao interior da casa. Airbnb/Reprodução

Localização: Em Casino di Terra. A menos de 30 minutos da cidade etrusca de Volterra e a menos de uma hora de Pisa, famosa pela sua torre inclinada.

A casa: Construída no começo do século 17, a Villa Fonteintanata é uma imponente construção de pedra, com a fachada parcialmente coberta por trepadeiras e cercada por oliveiras. Em frente à casa há uma piscina e, ao lado, um pátio com churrasqueira e mesa para fazer refeições ao ar livre, sob a sombra de glicínias. No lado de dentro, os tetos arqueados de tijolo harmonizam com a decoração, que mescla modernos sofás de couro e móveis de madeira mais rústicos. A sala é integrada com a cozinha, que possui um fogão a lenha, e com uma outra saleta munida de mesa de bilhar e estantes de livros. Com capacidade para seis hóspedes, a casa possui três quartos com uma cama de casal cada. Todos esses cômodos ficam no andar térreo, já que o andar de cima é habitado pelos proprietários. Os anfitriões podem inclusive preparar refeições para os hóspedes a partir de ingredientes locais, serviço contratado à parte. O Wi-Fi não é dos mais rápidos. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “As boas-vindas de Mia foram calorosas e apreciamos a cesta de boas-vindas, que incluía legumes, massas e azeite de oliva produzidos localmente. A cozinha era pequena, mas muito bem equipada com tudo o que precisávamos para cozinhar para cinco pessoas. Comemos quase todas as noites no pátio coberto de glicínias com vista para o pomar de oliveiras. A piscina (sem aquecimento) tinha um chuveiro externo e muitas espreguiçadeiras – este também era o melhor lugar para usar o Wi-Fi, que também funcionava na casa, mas não era rápido em nenhum lugar – um pequeno problema para minha filha e seu namorado, que tiveram que trabalhar remotamente durante a nossa estadia. Jogávamos todas as noites na mesa de bilhar da sala principal. Nós adoramos as carnes preparadas por Niccolò durante a nossa primeira semana – definitivamente vale a pena fazer um orçamento! A vila fica a vários quilômetros de uma estrada sinuosa e, se você quiser comer fora à noite, provavelmente terá que dirigir até a estrada principal e depois vários quilômetros por outra estrada sinuosa até um restaurante – o que pode ser um pouco desafiador no escuro! Em vez disso, optamos por almoçar nas cidades que visitamos durante o dia – Florença, Siena, San Gimignano e Volterra – e preparar o jantar em casa. Existem bons supermercados a 20 quilômetros de distância, em Cecina – usamos o COOP e o CONAD”.

Villa Vignalunga

Villa Vignalunga, Castiglione d'Orcia, Toscana, Itália
A Villa Vignalunga é cercada por olivais, vinhas, pomares e prados onde são criados cavalos. Airbnb/Reprodução

Localização: Em Castiglione d’Orcia, considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco. Famosas pela produção de vinhos, Montalcino e Montepulciano estão a respectivamente 30 e 40 minutos de carro. Outra cidade próxima é Siena, a uma hora.

A casa: A Villa Vignalunga é perfeita para os grupos em busca de mordomias. A propriedade é dividida entre um casarão construído no final dos anos 700 e um anexo mais novo. Cada um possui a sua própria sala de estar e cozinha, que combinam elementos modernos e outros mais antigos, como as vigas de madeira e as lareiras de pedra. No total, são sete quartos, com capacidade para até 14 pessoas. A área externa consiste em um amplo gramado com piscina aquecida, sauna, sala de massagem, churrasqueira e um terraço coberto com muitas poltronas, mesas e cadeiras. É possível contratar, à parte, serviço de limpeza diária, sessões de massagem, aulas de culinária e jantares servidos na própria vila. Reserve aqui.

Comentário de quem já se hospedou: “Em nossa viagem de seis semanas pela Europa usando o Airbnb, esta casa foi um destaque! Gostamos muito de utilizar o espaço e passamos muitas horas em torno da piscina. O tempo estava muito quente, então a piscina e o ar condicionado em todos os quartos e na sala de estar foram uma grande vantagem! A casa tem adoráveis características antigas, mas com modernidades que a tornam mais confortável. Gaia organizou aulas de preparação de massas e pizzas, o que foi uma maneira muito divertida de cozinhar para nós mesmos. As vistas da casa são incríveis e a propriedade é linda, com cavalos, burro, cabras, galinhas, gansos e um peru. O local era muito bem situado para visitar os vilarejos locais e passamos nossos dias explorando pela manhã, fazendo um bom almoço fora, nadando em casa e fazendo um jantar caseiro”.

Leia tudo sobre Toscana

Busque outras hospedagens na Toscana pelo Airbnb

Veja as melhores opções de voos para Itália

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo