Cidadezinhas espetaculares da Europa: Roussillon, na Provence

Publicidade

Apostar em um look monocromático não é para todo mundo. Mas, quando alguém fica bem usando a mesma cor dos pés à cabeça, sai de baixo. Roussillon, na Provence, é assim. “Vestindo” apenas tons de ocre — 17 deles, pra ser mais precisa —, suas fachadas configuram uma das cidadezinhas mais singulares e fofas da Provence, a 103 km de Marselha. O contraste com o céu quase sempre azul e o verde da vegetação ao redor completam o visual. Não à toa, esse achado está listado entre Les Plus Beaux Villages de France, a seleção dos “vilarejos mais bonitos da França”.

Pelos bequinhos avermelhados de Roussillon
Pelos bequinhos avermelhados de Roussillon (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Pracinhas fofas de Roussillon
Pracinhas fofas de Roussillon (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

O charme de Roussillon, que tem pouco mais de mil habitantes, foi resultado de sua geologia. A cidade está cercada por minas de ocre, pigmento natural de base mineral que já teve grande importância comercial, principalmente por seu uso na pintura artística. Desativadas hoje em dia, essas pedreiras se misturam aos bosques dos arredores da cidade e são uma atração turística, organizada sob o nome de Sentier des Ocres (veja o vídeo abaixo), um cenário levemente “marciano”, com penhascos, cavernas e formações rochosas peculiares.

Mesmo sendo tão diferente dos demais vilarejos provençais, Roussillon, quem diria, não é tão famosa como suas vizinhas, a exemplo de Gordes e Bonnieux, que estão a 15 minutos de carro. Tranquila e com lindas vistas dos arredores, é uma delícia de lugar pra flanar, parando pra tomar um sorvete artesanal na Angela e conferindo as lojinhas, até chegar ao topo, onde fica a igreja de Saint Michel, com sua fachada do século 17. Pra almoçar, boas pedidas são o Le Piquebaure ou, pra uma refeição mais informal, o terracinho do Le P’tit Gourmand.

Continua após a publicidade
igreja de Saint Michel, com sua fachada do século 17.
Igreja de Saint Michel, com sua fachada do século 17 (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Lojinhas fofas por todos os lados
Lojinhas fofas por todos os lados (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Leia tudo sobre Provence

Busque hospedagem em Roussillon

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo