Com alto índice de mortes por Covid, China sofre com falta de caixões em áreas rurais

A rede inglesa BBC reportou, na última quarta-feira (25), evidências de um número considerável de mortes relacionadas ao Covid-19 nas regiões rurais da China, à medida que o vírus se espalhava das grandes cidades para áreas mais remotas com populações mais velhas. Segundo a reportagem, artesãos da região de Xinzhou, na província de Shanxi, dizem não estar dando conta do número de pedidos de caixões, e as funerárias admitem estar ganhando “ganhado uma pequena fortuna” com a crise de saúde.

De acordo com o epidemiologista Wu Zunyou, ouvido pela BBC, cerca de 80% da população chinesa — mais de um bilhão de pessoas — foi infectada desde que a China suspendeu as restrições em dezembro. No fim de semana passado, o país registrou 13 mil mortes relacionadas ao coronavírus em menos de uma semana, somando-se às 60 mil mortes contabilizadas desde dezembro. O montante, porém, só reflete as mortes ocorridas em hospitais e não contabiliza aqueles que morreram em casa ou em instalações médicas rurais. O governo chinês não revelou uma estimativa oficial do número de mortes nas aldeias, mas segundo a BBC, evidências apontam para um número crescente nos últimos meses.

Todos os anos, centenas de milhões de pessoas voltam para suas cidades natais nesta época para celebrar o Ano Novo Lunar, festividade mais importante da China. As aldeias visitadas são, muitas vezes, lugares onde vivem principalmente pessoas idosas, mais vulneráveis ​​ao coronavírus. Para o Festival da Primavera, que teve início em 7 de janeiro e vai até 15 de fevereiro, o governo local está pedindo a população para não voltar para casa este ano se forem dividir espaço com familiares idosos que ainda não tiverem sido infectados pelo Covid.

The post Com alto índice de mortes por Covid, China sofre com falta de caixões em áreas rurais appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA