Com despedida emocionada, mexicano é deportado após viver por 30 anos nos EUA

Jorge Garcia viveu a maior parte de sua vida nos Estados Unidos, mas, na última segunda-feira, foi forçado a deixar o país.
Garcia, um paisagista de 39 anos, foi levado ao país ilegalmente por um parente quando tinha só 10 anos. Casado com uma cidadã americana e pai de dois filhos adolescentes nascidos em território americano, ele fez um pedido formal para mudar seu status.
Mas, por causa de sua idade, não foi aceito no programa DACA (Deferred Action for Childhood Arrivals), que confere proteção contra deportação e autorização para morar, trabalhar e dirigir por dois anos, renováveis, a imigrantes ilegais que tenham chegado aos Estados Unidos quando eram menores de idade.A trágica história por trás de ‘Zombie’, sucesso do Cranberries composto por Dolores O’RiordanPor que é tão difícil a tarefa de repatriar 150 mil refugiados rohingyas a MianmarO programa foi criado em junho de 2012 por meio de um decreto assinado pelo então presidente americano Barack Obama para regularizar temporariamente imigrantes em situação ilegal.
Para cumprir as condições de elegibilidade, o candidato não deve ter completado 31 anos até a assinatura do decreto (Garcia tinha 34 anos em 2012), deve ter ingressado no país antes de fazer 16 anos e ter morado continuamente nos Estados Unidos desde 15 de junho de 2007, não ter sido condenado criminalmente ou ser considerado uma ameaça à segurança nacional e jamais ter tido um visto ou autorização para permanecer no país.

Fonte: BBC

Marcações: