Como economizar na visita aos museus de Nova York

Poucas cidades do mundo abrigam tamanha quantidade e variedade de museus como Nova York. É preciso muito malabarismo para conseguir encaixar tudo o que se quer ver em uma única viagem – e no orçamento. A gente sabe que, em tempo de dólar nas alturas, essa aventura cultural pode sair cara. Pensando nisso, criei um pequeno guia, dividido por região, com alguns dos museus mais interessantes da cidade que são sempre gratuitos ou que oferecem dias na faixa ou “pay-what-you-wish” (pague quanto quiser). Lembrando que, nesse segundo caso, a sugestão de contribuição mínima é de dois dólares. Isso mesmo. Pelo preço de um donut, você pode ver obras incríveis sem deixar nem um furo no seu bolso. 

FINANCIAL DISTRICT

National Museum of the American Indian

O Museu do Indígena Americano tem a grife Smithsonian, o que já é um bom motivo para conhecê-lo. O lugar exibe uma das coleções mais amplas do mundo de artefatos de povos originários, incluindo objetos, fotografias, arquivos e mídias que cobrem todo o Hemisfério Ocidental, do Círculo Polar Ártico à Terra do Fogo. Superinteressante.

⇒ Grátis sempre (funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 17h).

LOWER EAST SIDE

New Museum

Fundado em 1977, o New Museum é o QG de novas artes, novas ideias e novos artistas. Além de ser o único museu exclusivo de arte contemporânea de Manhattan, ele é reconhecido internacionalmente por sua ousadia.

⇒ Pay-what-you-wish toda quinta-feira, das 19h às 21h.

MEATPACKING DISTRICT

Whitney Museum of American Art 

O museu de arte contemporânea americana reúne mais de 21 mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, vídeos e instalações que ajudam a compreender a história da arte e o processo criativo dos artistas nos Estados Unidos de 1900 aos dias de hoje. Só o prédio já é uma obra-prima.

⇒ Pay-what-you-wish às sextas-feiras, das 19 às 22h (ingressos devem ser reservados pelo site).

CHELSEA

The Rubin Museum of Art

A arte oriental não fica de fora dessa lista. O Rubin é um museu dedicado à coleção, exibição e preservação da arte e da cultura do Himalaia, do subcontinente indiano, da Ásia Central e de outras regiões da Eurásia, com uma coleção permanente focada particularmente na arte tibetana. Lindo!

⇒ Grátis às sextas-feiras, das 18h às 22h (ingressos devem ser reservados pelo site).

MIDTOWN

The Museum at FIT

Quem ama moda não pode deixar de visitar o museu de uma das instituições de ensino mais respeitadas da área, a FIT (Fashion Institute of Technology). Além de receber exposições inovadoras, o lugar abriga uma coleção permanente de mais de 50 mil peças de vestuário e acessórios que datam do século 18 aos dias atuais. 

⇒ Grátis sempre (funciona de quarta a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h).

MoMA 

O MoMA é um dos museus mais icônicos de Nova York porque representa a arte moderna em sua melhor forma. Mesmo que você já conheça, vale revisitá-lo especialmente porque o espaço passou por reformas e reabriu em 2019 com novas galerias e coleções. 

⇒ Grátis na primeira sexta-feira do mês, das 17h30 às 21h (ingressos devem ser reservados uma semana antes pelo site, sendo que residentes da cidade de Nova York têm preferência).

UPPER WEST SIDE

American Museum of National History 

O Museu de História Natural sempre foi um dos mais famosos e o preferido das crianças, mas ganhou ainda mais popularidade depois de ter sido cenário do filme Uma Noite no Museu, com Ben Stiller. Lá, você encontra exposições, coleções científicas, animais, fósseis e um panorama geral das culturas do mundo. Não tem como não se impressionar com os monumentais esqueletos de dinossauros e baleias.

⇒ Pay-what-you-wish sempre, mas infelizmente apenas para residentes de Nova York, New Jersey e Connecticut (com apresentação de ID).

UPPER EAST SIDE

El Museo del Barrio 

Principal instituição cultural latina da cidade, o museu é especializado em arte latino-americana e caribenha e dá ênfase à comunidade porto-riquenha de Nova York. Há filmes, peças teatrais, artes visuais. A visita pode ser combinada com o Museum of the City of New York, que fica pertinho (veja abaixo). No momento, o museu passa por reformas e tem a sua reabertura prevista para 27 de outubro.

⇒ Pay-what-you-wish sempre (funciona de quinta-feira a domingo, das 11 às 17h).

Museum of the City of New York 

Se você, como eu, é um New York lover, vai curtir conhecer um pouco mais sobre essa cidade incrível. O museu celebra, documenta e interpreta o passado, presente e futuro da cidade. É um mergulho no tempo e nas veias da Big Apple.

⇒ Pay-what-you-wish sempre (funciona às quintas, das 10 às 21h, e de sexta-feira a segunda, das 10 às 17h).

The Jewish Museum 

Primeiro do tipo nos Estados Unidos e um dos mais antigos em todo o mundo, o museu expõe a cultura judaica para um público global com uma coleção única de quase 30 mil obras de arte, objetos cerimoniais e mídias. O acervo cobre um período de mais de quatro mil anos.

⇒ Grátis aos sábados, das 11h às 18h.

Neue Galerie 

Se você precisa de um bom motivo para visitar esse museu, aqui vai: Gustave Klimt. A galeria abriga diversas obras do celebrado pintor austríaco, como o retrato de Adele Bloch-Bauer I (o famoso “O Beijo” está exposto na Galeria Belvedere, em Viena). Além disso, reúne também o melhor da arte alemã e de outros conterrâneos de Klimt. 

⇒ Grátis na primeira sexta-feira do mês, das 14h às 19h, e pay-what-you-wish todos os dias até 24 de outubro (funciona de quinta a segunda-feira, das 11h às 17h).

Cooper Hewitt

Trata-se do único museu do grupo Smithsonian dedicado exclusivamente ao design histórico e contemporâneo. Abriga uma das mais diversas coleções de design existentes, com mais de 215 mil objetos que abrangem 30 séculos. Há um pouco de tudo: têxteis antigos, trabalhos em papel, ícones do design moderno (como a Vermelha Chair, famosa cadeira feita de corda criada pelos irmãos e designers brasileiros Fernando Campana e Humberto Campana) e tecnologias de ponta.

⇒ Pay-what-you-wish de quarta a segunda-feira, das 17h às 18h.

Guggenheim Museum

Você com certeza conhece o prédio do Guggenheim, um dos ícones arquitetônicos mais significativos do século 20 que saiu da mente genial de Frank Lloyd Wright. Mas se você também quiser conhecer seu interior, vai encontrar exposições especiais de arte moderna e contemporânea e uma coleção em rodízio constante.

⇒ Pay-what-you-wish aos sábados, das 18h às 20h.

Metropolitan Museum

Sem dúvida, uma unanimidade e meu museu preferido na cidade. O Metropolitan, ou Met para os íntimos, está para Nova York assim como o Louvre está para Paris. A instituição exibe mais de cinco mil anos de arte de todo o mundo e sua imensidão de alas e coleções é impressionante. E já aviso que é quase uma missão impossível querer conhecê-lo inteiro em apenas um dia, por isso sugiro fazer uma seleção do que mais for do interesse interessa. Recomendo fortemente a ala do Egito e a de esculturas, minhas favoritas. 

⇒ A opção pay-what-you-wish foi suspensa em 2018, quando o ingresso passou a custar US$ 30. Porém, o ingresso dá direito a visitar no mesmo dia o The Met Cloisters. A possibilidade de conhecer o Met gratuitamente é durante o Museum Mile Festival (veja informações mais abaixo)

Met Cloisters

The Met Cloisters fica na parte norte de Manhattan, em uma colina perto do Rio Hudson em um edifício que lembra um castelo medieval com lindos jardins. É dedicado à arte e arquitetura da Europa na Idade Média e mostra aos visitantes que a chamada “idade das trevas” foi na verdade um período brilhante de inovação, imaginação e criatividade.

⇒ Pay-what-you-wish sempre apenas para residentes de Nova York, Nova Jersey e Connecticut. O ingresso do Metropolitan Museum, porém, dá direito a visitar o Met Cloisters num mesmo dia.

Museum Mile Festival

O trecho da Quinta Avenida que vai da 82nd Street à 105th Street foi batizado de “Museum Mile” por causa da diversidade cultural dos museus encontrados lá. Todo verão, na segunda terça-feira do mês, acontece o Museum Mile Festival, um evento gratuito e uma grande festa cultural. As ruas são fechadas ficando livres para a circulação das pessoas e tem diversas atrações, como músicos de rua, atividades para crianças, vendedores de comida e muito mais. Mas o mais interessante é a chance de explorar algumas das maiores instituições de arte de Nova York de graça. São oito museus: Metropolitan Museum of Art, Neue Galerie New York; Solomon R. Guggenheim Museum; Cooper Hewitt, Smithsonian Design Museum, The Jewish Museum, Museum of the City of New York, El Museo del Barrio e The Africa Center. Se você tiver a sorte de estar na cidade nesse dia, não pode perder.

QUEENS

Queens Museum 

Como o próprio nome sugere, esse museu fica no Queens, em Flushing Meadows-Corona Park (pertinho de onde rola o US Open) em um prédio que anteriormente abrigou a ONU de 1946 a 1950. O lugar homenageia a história do bairro e a diversidade de suas comunidades. É lá que fica a obra The Panorama of the City of New York, uma impressionante maquete em miniatura de Nova York (sobre a qual Fran Lebowitz caminha no documentário imperdível Faz de Conta que Nova York é uma Cidade, da Netflix).

⇒ Grátis sempre (funciona de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h, aos sábados e domingo, das 11h às 17h).

Moma PS1

É um braço do MoMA, no Queens, concentrado em ideias inovadoras e experimentais de novos artistas. As exposições estão sempre mudando, proporcionando uma experiência diferente a cada visita.

⇒ Grátis sempre para residentes de Nova York e pay-what-you-wish sempre para os demais visitante (funciona aos domingos, segundas e quintas-feiras, das 12h às 18h, e às sextas-feiras e sábados, das 12h às 20h).

Museum of Moving Image

Nessa era tão ávida por vídeos e criação de conteúdo digital, nada como conhecer um museu que retrata o passado, presente e futuro do cinema, da TV, dos videogames e da cultura digital.

⇒ Grátis toda quinta-feira, das 14h às 18h

BRONX

Bronx Museum of Arts

Quer explorar outras vizinhanças e museus fora da rota turística? Embarque no metrô e se mande lá pro Bronx. O Museu de Arte do Bronx reúne obras contemporâneas e do século 20 criadas por artistas americanos e sua coleção permanente guarda mais de 800 pinturas, esculturas, fotografias e trabalhos em papel.

⇒ Grátis sempre (funciona de quarta-feira a domingo, das 13h às 18h).

BROOKLYN

Brooklyn Museum 

Esse museu grandioso muitas vezes é deixado – injustamente – fora do roteiro de quem visita Nova York. Ele fica, obviamente, no Brooklyn (pertinho do Prospect Park, outro injustiçado), e é o segundo maior museu de arte da cidade e um dos maiores nos Estados Unidos. São mais de 1,5 milhão de objetos e sua coleção inclui antiguidades, peças egípcias com mais de 3.000 anos, arte européia, africana, oceânica, japonesa, além de arte americana a partir do período colonial. Um verdadeiro desbunde.

⇒ Grátis no primeiro sábado do mês, das 17h às 22h.

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Busque hospedagem em Nova York

Leia tudo sobre Nova York

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo