Compras em Nova York: lojas incríveis e fora do óbvio

Não adianta: toda viagem a Nova York que se preze tem compras no roteiro. Mas elas podem ir além das camisetas escrito “I Love NY”, dos chaveiros com a Estátua da Liberdade ou do iPhone de última geração. A Big Apple tem uma porção de lojas incríveis que oferecem produtos diferentes, criativos e que vão fazer a alegria de quem ganha inclusive quando esse alguém é você mesmo.

Fishs Eddy

Fishs Eddy, Nova York, Estados Unidos
(Fishs Eddy/Divulgação)

A Fishs Eddy é parada obrigatória para quem adora um mimo para a casa. Criada há 36 anos, a loja ganhou fama por vender porcelanas lindas: tem das mais criativas às vintages, daquelas que a gente encontra nas casas de nossas tias e avós. Resista, se for capaz, aos pratos de todos os formatos, cores e tamanhos, aos copos maravilhosos, às travessas, aos talheres, aos panos de prato, às toalhas de mesa e aos milhares de outros utensílios. E eles ainda têm itens super bem-humorados, como peças com imagens de políticos e de personalidades famosas ou com frases engraçadas. Sabe o tipo de lugar que dá vontade de levar tudo? O Fishs Eddy é bem assim. Por isso, antes de visitar a loja, veja bem se tem espaço na mala.

Endereço: 889 Broadway (esquina com a 19th street)
Como chegar de metrô: Linha 6, N ou Q, estação 23th Street / Linha L, estação Union Square

The Hat Shop

The Hat Shop, Nova York, Estados Unidos
(The Hat Shop/Divulgação)

Os nova-iorquinos são conhecidos por seu estilo e bom gosto ao se vestir e, por aqui, um dos acessórios mais charmosos para compor o look é o chapéu. Se você quiser experimentar a tendência ou já adotou essa peça, precisa conhecer a The Hat Shop, que está há mais de 27 anos em atividade e combina a ampla oferta de uma loja de departamento com o atendimento personalizado de uma chapelaria. São tantos modelos e estilos diferentes que fica até difícil escolher. A loja tem uma coleção da sua própria marca e também criações de 15 chapeleiros locais. Os chapéus podem ser encomendados em uma ampla variedade de cores e acabamentos e são feitos sob medida para cada cliente. Além disso, eles ajudam a escolher um modelo levando em conta seu tipo facial, estilo de vida e ocasião. Mesmo que você leve apenas um (ou mesmo nenhum), vai ser uma experiência divertida escolher o chapéu que combina mais com você. 

Endereço: 148 Sullivan Street
Como chegar de metrô: Metrô E, estação Spring Street / Metrô B, D, F ou M, estação Broadway-Lafayette Street  / Metrô 1, estação Houston Street

Showfields

Showfields, Nova York, Estados Unidos
(Showfields/Divulgação)

A Showfields se autodenomina “a loja mais interessante do mundo”. O título é relativo, mas é fato que existem motivos de  sobra para visitá-la. Com duas unidades em Nova York uma em Noho e outra em Williamsburg —, ela combina varejo, arte e comunidade. A proposta é servir como um espaço onde os clientes podem conhecer ao vivo produtos que só são comercializados online e produzidos em pequena escala, mas cujas marcas almejam mais visibilidade. A loja tem espaços personalizados para cada marca, onde os visitantes podem tocar, cheirar, comer e/ou testar os produtos, além de participar de workshops, aulas, encontros. Como a Showfields está sempre mudando, cada visita é uma experiência diferente. Ligando um andar ao outro, há um escorregador.

Endereço: 11 Bond Street (Noho) e 187 Kent Avenue (Williamsburg)
Como chegar de metrô (loja em Noho): Metrô 6, estação Bleecker Street / Metrô B, D, F ou M, estação Broadway-Lafayette Street
Como chegar de metrô (loja em Williamsburg): Metrô L, estação Bedford Avenue

Warby Parker

Warby Parker, Nova York, Estados Unidos
(Warby Parker/Divulgação)

A Warby Parker foi fundada com o objetivo de vender óculos de design bacana a preços atraentes. A ideia deu tão certo que hoje eles têm lojas em todo os Estados Unidos, sendo mais de dez apenas em Nova York. São óculos de grau e de sol (que também podem ser adaptados com lentes de grau) em diversos modelos e cores. Para quem prefere comprar online, eles criaram um sistema bem prático: o cliente escolhe cinco armações diferentes e as recebe em casa para experimentar. Gostou de alguma? Basta fazer a compra pelo site, devolver o mostruário pelo correio e receber a sua armação novinha em folha. Além disso, eles criaram um programa social em que a cada par de óculos vendido, outro par é doado para a organização VisionSprings, que atende comunidades carentes redor do mundo. Se você estiver em Nova York e quiser voltar para casa com óculos cheios de estilo, saiba que eles custam em torno de US$ 95 e US$ 195. Se precisar de um modelo de grau, basta trazer sua prescrição. Normalmente, os óculos levam cerca de dez dias úteis para ficarem prontos, mas, se você tiver pressa, é possível encurtar o prazo para cinco dias úteis mediante o pagamento de uma taxa extra. Uma dica para ficar de olho, literalmente.

C.O. Bigelow Apothecary

C.O. Bigelow, Nova York, Estados Unidos
(C.O. Bigelow/Divulgação)

Fundada no Greenwich Village em 1838, a C.O. Bigelow é considerada a farmácia mais antiga dos Estados Unidos. Originalmente, ela se chamava Village Apothecary Shoppe, mas foi rebatizada com o nome atual depois de ser comprada em 1880 pelo farmacêutico Clarence Otis Bigelow. Entre seus clientes ilustres antigos e atuais estão Eleonor Roosevelt, Mark Twain, Sarah Jessica Parker, Elvis Costello, Jessica Lange, Dianne Von Furstenberg e outros. Entrar na loja é uma experiência única: fazem parte da decoração verdadeiras relíquias, como embalagens antigas, uma balança, lustres, armários de carvalho, piso de ladrilhos original, vidros e até uma caixa registradora que pesa cerca de 50 quilos. Hoje, é possível encontrar de tudo nas prateleiras, dentre produtos atuais e outros em estilo vintage. Há itens farmacêuticos vendidos sob prescrição (até para animais de estimação), medicamentos manipulados ou de homeopatia, produtos de beleza, maquiagem, itens de higiene, perfumes e muito mais. No entanto, as estrelas da loja são os produtos recriados a partir de fórmulas originais, como o creme hidratante Lemon Body Cream, feito a partir de uma receita de 1870, o tônico facial Dr. Galen’s Skin Tonic e outras preciosidades. As linhas clássicas também são indispensáveis, com o hidratante labial Mentha Lip Shines, o conjunto de shampoo, condicionador, hidratante corporal e shower gel Lavender Peppermint e os salves, que são charmosas latinhas com pomadas de usos múltiplos (lábios, corpo, mãos). As linhas de produtos da C.O. Bigelow também são vendidas online e em outras lojas e farmácias do ramo, mas nada se compara a estar na loja frequentada por muitas gerações de nova-iorquinos.

Continua após a publicidade

Endereço: 414 6th Avenue
Como chegar de metrô: Metrô A, B, C, D, E, F ou M, estação W4 – Washington Square / Metrô 1, estação Christopher Street

Philip Williams Posters: Poster Museum

Philip Williams Posters, Nova York, Estados Unidos
(Philip Williams Posters/Divulgação)

Quem gosta de pôsteres, cartazes e revistas antigas vai pirar nessa loja. A Philip Williams Posters foi fundada em 1973 pelo colecionador Philip Williams e há mais de 50 anos compra e vende pôsteres vintage originais. A galeria/loja em Tribeca abriga uma das maiores coleções particulares de pôsteres vintages do mundo, com mais de cem mil cartazes únicos, desde 1870 até os dias atuais. Eles estão divididos por temas como “circo”, “art déco”, “bebidas”, “filmes” e “viagens” e há também obras de artistas famosos como Salvador Dali. Imagine encontrar o cartaz do seu filme favorito ou de uma propaganda do passado que vão ficar perfeitos na decoração da sua casa? Além disso, eles têm folhetos de publicidade, livros, revistas antigas e raras e uma coleção de mais de duas mil pinturas e esculturas originais. Você pode passar horas ali facilmente.  

Endereço: 122 Chambers Street
Como chegar de metrô: Linhas A, C, 1, 2 e 3, estação Chambers Street

The Meadow 

The Meadow, Nova York, Estados Unidos
(The Meadow/Divulgação)

Quando eu digo que em Nova York se encontra (quase) tudo, você há de concordar comigo. A The Meadow é uma loja com três especialidades: sal, chocolate e bitter, uma bebida à base de ervas muito utilizada em coquetéis. Você se surpreende logo de cara, ao se deparar com inúmeros blocos de sal rosa do Himalaia em diferentes formatos. Tem até bowl, copo e utensílios de cozinha feitos totalmente de sal. Sem falar das diversas prateleiras com mais de cem variedades de sais, vindos de diferentes partes do mundo: você certamente vai encontrar um tipo perfeito para o que você procura, de acordo com sabor, umidade, refinamento e composição. Entre os famosos estão o Black Truffle Salt, o Fleur du Sel (cristais delicados para pratos finos), o Sel Gris (mais úmido) e o sal em flocos (perfeito para ornamentar saladas). Tem ainda sal com açafrão, com chocolate, sal defumado e outros tipos exóticos. E para quem quer se aprofundar no assunto, eles ainda vendem livros com orientações sobre tipos e usos. Está mais para o doce? Então você vai se divertir com as mais de 300 variedades de chocolate escuro, ao leite, branco e claro com sal marinho. Eles vêm do Vietnã, França, Islândia, México, Espanha, Itália e outros países. Na seleção de bitters, você vai encontrar muitas opções para dar um toque especial e incrementar seus coquetéis, que nunca mais serão os mesmos. Visite a The Meadow e descubra quanta criatividade e possibilidades podem haver em torno de ingredientes que a gente julgava tão básicos.

Endereço: 240 Mulberry Street
Como chegar de metrô: Linhas N, R, W e 6, estação Prince Street / Linhas B, D, F ou M, estação Broadway-Lafayette St

Quer mais dicas de NY? Siga-me no Instagram @vemprany

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Veja as melhores opções de voos para Nova York

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo