Coreia do Norte: Kim Jong-un está preparando filha para ser sua sucessora?

Kim Jong-un e sua filha

Crédito, KCNA VIA REUTERS

Legenda da foto,

Kim Jong-un e sua filha participaram de sessão de fotos com cientistas, engenheiros e autoridades no teste do novo míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte

Recentemente, duas vezes no espaço de uma semana, a filha do líder norte-coreano Kim Jong-un apareceu em público, dando origem a muita especulação de que ela pode estar sendo preparada para suceder seu pai.

A mídia estatal do país não revelou o nome nem a idade da jovem, descrevendo-a apenas como a filha “mais amada” do líder.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, informou no fim de novembro que Kim e sua filha se reuniram com soldados, cientistas e outros envolvidos no lançamento do míssil Hwasong-17 no início daquele mês.

As fotos mais recentes da KCNA não tinham data, mas, segundo a agência, Kim e sua filha ficaram na frente de uma multidão “cheia de paixão e felicidade sem limites”, expressando a “maior glória e ardente reverência por ele”.

As informações sobre a jovem são escassas. Seu nome nunca foi divulgado oficialmente, mas acredita-se que ela se chame Kim Ju-ae.

Então, o que sabemos sobre a filha de Kim Jong-un?

Mencionada pela primeira vez em 2013

Kim Jong-un lidera um dos países que mais se esforça para manter tudo o que acontece dentro de suas fronteiras em segredo, e muito pouco se sabe sobre sua vida pessoal.

Em julho de 2012, a Coreia do Norte confirmou que Ri Sol-ju era a esposa de Kim, um mês depois de ela ter sido vista pela primeira vez em público com ele.

Desde então, a mídia sul-coreana especula que o casal tem três filhos (duas meninas e um menino), sendo Ju-ae a mais velha.

Em setembro de 2013, o jogador de basquete americano aposentado Dennis Rodman, que estava na Coreia do Norte em uma “turnê diplomática de basquete”, disse ao jornal britânico The Guardian que “Kim tinha uma filha”.

Crédito, KCNA VIA REUTERS

Legenda da foto,

Kim Jong-un e sua filha

“Segurei sua bebê Ju-ae e também conversei com [a esposa de Kim]. Ele é um bom pai e tem uma família linda”, disse Rodman ao jornal.

Na época, não houve resposta oficial ou confirmação da Coreia do Norte aos comentários de Rodman.

2022, primeira aparição

Foi então que, pela primeira vez, em 19 de novembro deste ano, a KCNA divulgou várias fotos do pai e da filha, confirmando rumores de longa data sobre a existência deles.

A mídia estatal informou que os dois conversaram com autoridades, inspecionaram mísseis e assistiram ao lançamento de um míssil balístico intercontinental de uma plataforma de observação no dia anterior.

No entanto, não deu mais detalhes.

Michael Madden, especialista em Coreia do Norte do Stimson Center, em Washington, nos Estados Unidos, acredita que a menina tenha entre 12 e 13 anos.

Crédito, KCNA VIA REUTERS

Legenda da foto,

Kim Jong-un e sua filha cumprimentam uma multidão de soldados norte-coreanos

Para Madden, a aparição pública da jovem pode ser uma mensagem de Kim Jong-un de que “a quarta geração de sucessão no poder virá por meio da minha linha (de sangue)”.

“A revelação da filha de Kim Jong-un interessou muito mais os analistas norte-coreanos do que a notícia de que o país lançou com sucesso seu míssil balístico intercontinental mais poderoso”, disse a correspondente da BBC em Seul, Jean MacKenzie.

“Isso significa que ela foi escolhida como sucessora de Kim Jong-un e um dia governará a Coreia do Norte?”, questiona a jornalista.

2022, segunda aparição

Apenas uma semana após a divulgação das primeiras fotos do pai e da filha, a KCNA postou outra série de fotos dos dois.

Crédito, KCNA VIA REUTERS

Legenda da foto,

Kim Jong-un segurou mão da filha e posou para fotos em frente a míssil balístico intercontinental. A foto foi publicada em 19 de novembro pela mídia estatal KCNA

Mais uma vez, nem sua idade, nem seu nome foram mencionados. Mas, dessa vez, ela foi descrita como a filha “mais amada” ou “preciosa” de Kim Jong-un.

“Isso é certamente impressionante. A fotografia de Kim Ju-ae ao lado de seu pai enquanto os técnicos e cientistas envolvidos no último lançamento do ICBM comemoram o feito sustentaria a ideia de que este é o começo de seu posicionamento como possível sucessora”, disse Ankit Panda, especialista do Carnegie Endowment for International Peace, à emissora americana NBC.

No entanto, alguns analistas alertam ser muito cedo para dizer se ela irá suceder Kim Jong-un no poder.

Chun Su-jin, autora sul-coreana de um livro sobre mulheres líderes norte-coreanas, disse em entrevista à agência de notícias Reuters ser improvável que as elites do país aceitem a filha de Kim como governante.

“O país não está preparado para uma líder do outro gênero [uma mulher]”, disse. “[Kim] está apenas tentando provar que é um pai amoroso, não apenas um ditador brutal que dispara mísseis.”

Crédito, KCNA VIA REUTERS

Legenda da foto,

Esta foi mais uma das fotografias divulgadas pela KCNA

“Na Coreia do Norte, gênero ainda é importante para ser um líder”, explica Hyun In-ae, um desertor norte-coreano que agora trabalha no Instituto Ewha para Estudos de Unificação em Seul, Coreia do Sul.

Hoje já existe uma mulher no regime norte-coreano que vem chamando a atenção do mundo há alguns anos: Kim Yo-jong, irmã de Kim.

Kim Yo-jong: a irmã poderosa

Quando rumores e especulações surgiram em 2020 sobre a saúde de Kim Jong-un, sua irmã, Kim Yo-jong, foi vista como uma substituta em potencial para assumir a dinastia da família até que um dos filhos de Kim tivesse idade suficiente.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Kim Jong-un e sua irmã Kim Yo-jong

Kim Yo-jong ocupou um alto cargo no regime por algum tempo. Recentemente, ela ameaçou a Coreia do Sul pelas sanções aplicadas contra a Coreia do Norte.

Mas é óbvio que o aparecimento da filha de Kim Jong-un levantou mais questões, diz Jean Mackenzie, da BBC.

“Por que mostrá-la agora? Ela ainda é muito jovem. Se ele a está preparando para assumir o cargo, isso pode significar que o líder de 38 anos tem problemas de saúde?”

“Sua saúde é alvo de muita especulação porque isso parece ser o maior risco para a estabilidade do regime”, acrescenta Mackenzie.

Fonte: BBC