Covid: Israel impõe restrições para crianças com mais de 3 anos após aumento de casos

Duas crianças aparecem dentro do carro, uma delas com coleta de material do nariz para teste, feita por profissional de saúde que aparece de costas

Crédito, AFP

Legenda da foto,

Uma vez que crianças com 11 anos ou menos não podem se vacinar em Israel, governo vai financiar seus testes para que elas entrem no sistema ”Green Pass’

Israel passou a exigir que qualquer pessoa com mais de 3 anos de idade mostre uma comprovação de vacinação ou teste negativo de covid-19 antes de entrar em boa parte dos espaços fechados, já que o país está vivendo um forte aumento nas infecções e internações.

Restaurantes, cafés, museus, bibliotecas, ginásios e piscinas estão entre os locais que exigem este “Green Pass” (“Passe verde”). Já lojas e shoppings não entram neste sistema.

O governo israelense diz que o país está “em guerra” com o vírus, apesar de ser um líder mundial em vacinação.

“A mortalidade está aumentando a cada dia “, disse Salman Zarka, epidemiologista e conselheiro do governo, a uma comissão parlamentar nesta quarta-feira (18/8), de acordo com o jornal Jerusalem Post.

As próximas duas semanas que antecedem o festival do Ano Novo judaico de Rosh Hashanah, em 6 de setembro, serão “críticas”, ele advertiu.

Se as coisas não melhorarem, “chegaremos a um lockdown como o primeiro e o segundo, onde não poderemos nos afastar mais do que 100 metros de nossas casas”.

O Ministério da Saúde israelense registrou 7.870 novos casos de covid-19 na terça-feira, uma ligeira diminuição em relação a segunda-feira, com 8.752, o maior número diário dos últimos seis meses.

Mais de 120 pessoas morreram após contrair o vírus na semana passada — o dobro do total mensal registrado em julho — e 600 pessoas estão em estado crítico em hospitais.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Israel teve maior número diário de novos casos em seis meses; 600 pessoas estão em estado crítico

O governo já havia tentado conter este aumento restabelecendo algumas restrições e voltando com o sistema Green Pass.

Antes desta quarta-feira, apenas crianças com 12 anos ou mais — faixa etária que já pode se vacinar desde junho — e adultos eram obrigados a mostrar um Green Pass.

Agora, esta exigência também vale para crianças entre 3 e 11 anos de idade. Seus testes serão pagos pelo governo, já que este grupo não pode se vacinar ainda (a não ser que tenham 5 anos de idade ou mais e tenham alguma condição de saúde específica que agrave o risco da covid-19).

As cerca de um milhão de pessoas que não foram vacinadas, apesar de poderem, devem pagar pelos seus próprios testes. Esse grupo corresponde a cerca de 11% da população.

Em outra frente, Israel começou a dar uma terceira dose da vacina Pfizer-BioNTech a pessoas com mais de 50 anos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.

Até agora, cerca de 1,1 milhão de pessoas elegíveis receberam suas doses de reforço.

O plano de saúde israelense Maccabi, que cobre cerca de um quarto da população, informou na quarta-feira que uma terceira dose da Pfizer foi 86% eficaz na prevenção da infecção por covid-19 em pessoas com mais de 60 anos.

Zarka destacou que, entre os internados em estado crítico, ninguém tinha recebido uma dose de reforço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC