Crise na Venezuela: Maduro rompe relações com a Colômbia e dá 24 horas para que diplomatas saiam do país


Nicolás Maduro em pronunciamentoDireito de imagem
Reuters
Image caption

Nicolás Maduro fez pronunciamento de mais de uma hora neste sábado diante de uma multidão em Caracas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado que seu governo está rompendo relações diplomáticas com a Colômbia e deu 24 horas para que diplomatas colombianos saiam do país.

“Decidi romper todas as relações políticas e diplomáticas com o governo fascista da Colômbia”, afirmou durante um pronunciamento de mais de uma hora em um ato de apoio a seu governo em Caracas.

Dadas as tensas relações políticas entre os dois países nos últimos anos, Bogotá não tem um embaixador na Venezuela há mais de um ano.

A Colômbia não reconhece o governo de Maduro, mas o de Juan Guaidó, a quem considera “presidente encarregado”.

Neste sábado, a cidade colombiana de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, foi o principal foco das tentativas de entrada de ajuda humanitária promovidas pela oposição.

Desde a noite de sexta-feira, o governo venezuelano anunciou que fecharia suas fronteiras com a Colômbia para impedir o acesso dos comboios. No Brasil, a fronteira foi fechada na noite de quinta-feira e os caminhões com mantimentos estão parados na cidade de Pacaraima, em Roraima.

Há relatos de confronto nessas áreas entre manifestantes e as forças policiais venezuelanas.

Diante de uma multidão neste sábado, Maduro declarou, sobre o presidente colombiano, Iván Duque, que ele “parece ter cachinhos, mas eu diria: ‘você é o diabo’. E você vai se arrepender de se meter com a Venezuela”.


Direito de imagem
YURI CORTEZ/AFP/Getty
Image caption

Maduro fez duras críticas ao presidente dos EUA, Donald Trump, durante o discurso

Ele fez referência ao Brasil no discurso, sem, entretanto, citar nomes de autoridades.

O mandatário afirmou que a Venezuela está disposta, “como sempre esteve”, a receber arroz, açúcar, leite em pó e carne do Brasil. “Mas pagando. Não somos maus pagadores. Nem mendigos. Somos gente honrada que trabalha”, disse.

“Trazer caminhões com leite em pó? Compro agora e pago agora. Querem trazer carne? Que venham para os mercados populares.”

*Este texto está sendo atualizado



Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC