Depois de perder maioria na Câmara dos EUA, Pelosi deixa liderança dos democratas

  • Sam Cabral
  • BBC News, Washington

Presidente da Câmara Nancy Pelosi

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Presidente da Câmara disse aos colegas que era a hora de líderes mais jovens tomarem a frente

Nancy Pelosi, que liderou os democratas na Câmara dos Representantes dos EUA por quase duas décadas, anunciou que está se retirando do cargo.

Aos 82 anos, ela é a democrata mais poderosa do Congresso e a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Câmara.

Ela continuará representando seu distrito da Califórnia na câmara baixa do Congresso até 2025, quando termina seu mandato, mas não concorrerá à liderança da bancada.

Isso ocorre um dia depois de os republicanos retomarem o controle da Câmara após as eleições de meio de mandato. A apuração dos votos ainda não foi concluída, mas os republicanos atingiram os 218 assentos necessários pra ter maioria na casa.

O republicano Kevin McCarthy ganhou a indicação do partido para ser o novo presidente da Câmara deve suceder Pelosi no posto.

“Eu jamais imaginaria que um dia passaria de dona de casa a presidente da Câmara”, disse Pelosi, fazendo um trocadilho com a palavra “house”, que em inglês significa casa e Câmara, em um discurso no plenário nesta quinta-feira, 17/11.

“Não buscarei a reeleição para a liderança democrata na próxima legislatura. Chegou a hora de uma nova geração liderar a bancada democrata”, disse ela.

Pelosi servirá como Presidente da Câmara até janeiro, quando os recém-eleitos parlamentares devem assumir, e permanecerá na cadeira que ocupou pela primeira vez em 1987 até janeiro de 2025, quando seu mandato se encerra.

A expectativa é que o congressista por Nova York, Hakeem Jeffries, assuma o principal cargo de liderança democrata na Câmara, o que o tornaria o primeiro líder negro do Congresso na história dos EUA.

O presidente da Câmara é o único cargo do Congresso descrito na Constituição dos Estados Unidos. Depois do vice-presidente, é o próximo na linha de sucessão à presidência.

O presidente e seus deputados e presidentes de comissões determinam quais projetos de lei devem ser considerados e votados. Eles definem a agenda e decidem as regras que regem o debate de cada matéria.

Pelosi tornou-se líder da minoria quando os republicanos estavam no comando da Casa em 2003. Os democratas então assumiram o controle da Câmara pela primeira vez em mais de uma década em 2006, e ela se tornou a primeira mulher a liderar um partido importante em qualquer câmara do Congresso.

Pelosi tornou-se líder da minoria novamente quatro anos depois, mas voltou à cadeira do presidente em 2018.

Segundo Anthony Zurcher, analista de política norte-americana da BBC, Pelosi foi marcante não por ter sido a primeira mulher no posto, mas por ter sido extremamente eficiente como presidente da Câmara.

“Sua perspicácia legislativa, sua capacidade de manter um partido fraturado unido quando necessário e seu instinto para o teatro político fizeram dela uma força no Capitólio, bem como um pára-raios para críticas de seus detratores”, escreveu Zurcher.

Atribiu-se à ela grande parte do crédito pela criação do Obamacare, um modelo público de saúde no país, e a aprovação do pacote de investimento climático de Biden, batizado de Green New Deal.

Ele analisa que Pelosi não se tornou notável por discursos lendários, mas pela capacidade de fazer sua normalmente estreita maioria derrotar os oponentes nos temas mais importantes. Se não se tornou célebre pelas palavras, ela marcou com os gestos.

Um dos mais históricos foi ter rasgado, diante do então presidente Donald Trump, as folhas de um dos discursos presidenciais ao Congresso.

Até por isso, ela se tornou um alvo óbvio, não só dos oponentes políticos como de ataques de ódio. Durante o ataque ao Capitólio por trumpistas em 6 janeiro de 2021, seu gabinete foi um dos mais vandalizados e até o computador da presidente da Câmara foi manipulado pelos invasores.

Este ano, sua casa foi invadida por um agressor que espancou o marido de Pelosi depois de se certificar que ela não estava em casa.

A longevidade de Pelosi no cargo é testemunho de suas qualidades, mas deixou na sombra muitas das novas gerações democratas, que agora devem finalmente ter uma chance de brilhar.

John Lawrence, ex-chefe de gabinete de Pelosi, disse à BBC que espera que ela desempenhe um papel importante no aconselhamento de novos membros do Congresso e no trabalho com a Casa Branca agora que os democratas estão novamente em minoria na Câmara.

“Nunca há realmente um bom momento para sair”, disse ele. “Quando você está em ascendência, deseja realizar muito, e quando as coisas estão contra você, você quer lutar contra.”

Em uma declaração na quinta-feira, o presidente Biden chamou. Pelosi de “a presidente mais importante da Câmara dos Deputados em nossa história”.

Fonte: BBC