Dossiê Ilha da Madeira: um nascer do sol de cinema

Pessoas assistindo o nascer do sol acima das nuvens no Pico do Areeiro, Ilha da Madeira
Nascer do sol no Areeiro: mar de nuvens Bruno Barata/Reprodução

Colocar o despertador para tocar antes do dia clarear em viagem ocupa um dos mais altos postos na minha lista de sacrilégios abomináveis. Mas algumas raras (raríssimas!) vezes é preciso encarar. Foi assim no Camboja, para ver os primeiros raios de sol atravessarem Angkor Wat. Foi assim no Laos, para testemunhar a emocionante Ronda das Almas, a peregrinação dos monges budistas ainda de madrugada, na graciosa Luang Prabang. Foi assim num liveaboard nos confins da Tailândia, quase na fronteira com o Myanmar, para mergulhar com mantas de mais de 4 metros de envergadura. E é assim na Ilha da Madeira, para assistir o incrível espetáculo do sol nascendo acima das nuvens.

Duas pessoas observam o sol nascer acima das nuvens no Pico do Areeiro, Ilha da Madeira
Os primeiros raios do sol colorindo as nuvens Bruno Barata/Reprodução
Quatro pessoas caminham acima das nuvens no Pico do Areeiro, Ilha da Madeira
Peregrinação: programa obrigatório na ilha Bruno Barata/Reprodução

5:30 da manhã. Ainda é noite cerrada e o jipe já nos espera na porta do hotel. O destino é o Pico do Areeiro, o terceiro mais alto da ilha, a 1.818 metros de altitude. Os cerca de 20 quilômetros do Funchal até lá são percorridos em pouco mais de meia hora de subidas íngremes, curvas fechadas e passagem por todas as estações do ano (lá em cima, quase sempre, costuma ser alto inverno).

Pessoa sozinha no alto da montanha observa a paisagem acima das nuvens na Ilha da Madeira
Novos ângulos: imensidão ao amanhecer Bruno Barata/Reprodução

O programa é obrigatório por uma peculiaridade geográfica. As nuvens costumam se formar abaixo das montanhas mais altas da Madeira, o que faz com que o sol “nasça” acima delas.

  • Jipe estacionado no alto da montanha, com o motorista do lado de fora a observar a paisagem, na Ilha da Madeira
    A postos: de jipe chega-se onde quase ninguém vai Bruno Barata/Reprodução

    A vantagem do Areeiro em relação a seus vizinhos mais altos (o Pico Ruivo, a 1.862 metros, e o Pico das Torres, a 1851 metros) é o acesso. Chega-se até lá facilmente de carro e, depois de estacionar, basta uma caminhada suave de menos de 10 minutos até o mirante. Uma vez lá, é se acomodar (tem até um banquinho!) e esperar, de camarote para o impressionante Maciço Central da ilha.

    Homem observa o sol nascer acima das nuvens no Pico do Areeiro, na Ilha da Madeira
    O impressionante Maciço Central se descortinando em meio às nuvens Bruno Barata/Reprodução

    O mar de nuvens ganha diferentes formas e cores à medida que o sol vai subindo. Os picos despontando no meio delas deixa o cenário ainda mais surreal.

    Homem caminha numa trilha nos arredores do Pico do Areeiro, na Ilha da Madeira
    Caminhada nos arredores do mirante do Pico do Areeiro Bruno Barata/Reprodução

    ANOTE AÍ: quem estiver de carro alugado consegue chegar facilmente até lá. Para quem preferir ir com uma agência, a Madeira True Spirit organiza o passeio em Land Rovers 4X4 com ótimos guias (as saídas particulares, com duração de 5h, custam desde € 220 para até 6 pessoas). Leve casaco independentemente da época do ano – as temperaturas podem baixar a menos de 10ºC. E muna-se de paciência. Se não der certo um dia, volte. As imagens que ilustram este post foram feitas numa segunda empreitada, depois de um dia de chuva e névoa que impediam de ver além de um palmo à frente do nariz (as condições climáticas na Madeira são sempre uma caixinha de surpresas, impossíveis de prever).

    Resolva sua viagem aqui

    Continua após a publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo