Erupção de vulcão na Guatemala deixa ao menos 25 pessoas mortas

Vulcão entrou em erupção na Guatemala Foto: Santiago Billy/APAo menos 25 pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas por conta da erupção de um vulcão na Guatemala, na América Central, neste domingo — esta seria a mais violenta em quatro décadas. O número de pessoas desaparecidas ainda é desconhecido, de acordo com autoridades daquele país. Resultado da atividade vulcânica, que expele material incandescente, chuvas de cinzas caem sobre regiões próximas à capital.
— Confirmamos que temos sete pessoas (quatro adultos e três crianças) que já foram levadas para o necrotério de Alotenango — disse o porta-voz dos bombeiros voluntários Mario Cruz.
As autoridades começaram a evacuar os moradores da região após explosões no vulcão, que fica a 3.763 metros de altura. As vítimas eram da região de El Rodeo.
— Esta é a maior erupção desde 1974. Tivemos constantes erupções, mas não nestas dimensões — explicou Gustavo Chigna, especilista do Instiututo Nacional de Sismologia de Vulcanologia. — A erupção continua e a atividade pode ser mantida por mais algumas horas. À noite será mais perigoso, porque não há como evacuar ou olhar para as estradas.
Autoridades da aeronáutica daquele país da América Central relataram o fechamento do Aeroporto Internacional La Aurora, o maior do país, por conta da grande presença de cinzas.

Fonte: Extra Online