Espanha: Roteiro pela Málaga de Pablo Picasso

2023 marca os 50 anos da morte de Pablo Picasso e vários eventos ao redor do globo vão homenagear suas obras. Apesar de ter passado grande parte da vida na França, foi na cidade de Málaga, na Espanha, que o pai do cubismo nasceu e viveu seus dez primeiros anos de vida. Na década de 1890, ele se mudou para Corunha, na Galícia, mas continuou visitando sua terra natal nas férias e alguns quadros famosos foram pintados ali.

A casa onde Pablo Picasso nasceu, do século 19, tem vista para a Plaza de Merced e fica nos arredores da cidade velha de Málaga. O lugar foi convertido no Museu Casa Natal Picasso, cujo destaque é uma coleção de mais de 80 esboços de sua memorável pintura Les Demoiselles d’Avignon, base para o cubismo e a arte abstrata, criada em 1907 (atualmente exposta no MoMA de Nova York). Entre 21 de junho e 1º de outubro deste ano, a casa do artista receberá a exposição Las Edades de Pablo, que mapeia as diferentes fases e estilos de sua carreira.

A algumas ruas de distância, o Museu Picasso Málaga está instalado no Palácio de Buenavista, do século 16. O espaço exibe mais de 400 obras, que vão desde Retrato de Lola (1894) até Jacqueline Sentada (um dos primeiros retratos de sua segunda esposa, de 1954). Fora o acervo permanente, a exposição Picasso Sculptor. Matter and Body estará em cartaz de 8 de maio a 9 de setembro, explorando os usos da forma humana nas peças de Picasso. E de 2 de outubro de 2023 até 23 de março de 2024, a The Echoes of Picasso mostrará como o vanguardista influenciou a arte dos séculos 20 e 21 em todo o mundo.

Para acompanhar os passos de Picasso no centro histórico da cidade andaluza, vale visitar ainda a Igreja de Santiago, do final do século 15, onde aconteceu o casamento de seus pais e o seu batizado. A parada seguinte é no Ateneo de Málaga, do século 17, que era a Escola de Belas Artes de San Telmo, onde o pai de Picasso lecionou e lhe apresentou a arte. O futuro mestre cubista estudou no Colégio de San Rafael, que fica ali perto, no número 18 da Calle Comedias.

A biografia Picasso por Gilles Plazy traz mais detalhes sobre a trajetória do artista espanhol.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Espanha

Busque hospedagem em Málaga pelo Booking

Busque hospedagem em Málaga pelo Airbnb

Veja as melhores opções de voos para Espanha

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo