EUA emitem alerta de tsunami após forte terremoto no México

Imagem: Pacific Tsunami Warning Center -PTWC.

Os Estados Unidos emitiram na tarde desta terça-feira, 23, um alerta de tsunami para as costas do Pacífico do México, América Central e até Equador, Peru e Havaí, após um forte terremoto com epicentro no estado mexicano de Oaxaca.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico dos Estados Unidos (Pacific Tsunami Warning Center -PTWC) disse que “ondas perigosas” de até três metros podem atingir qualquer lugar a menos de 1.000 quilômetros do epicentro do terremoto a partir das 16h16 GMT.

Alertou que ondas mais altas, de um a três metros, são esperadas ao longo da costa sul do México, perto do epicentro do terremoto, que ocorreu às 15h29 GMT com magnitude preliminar de 7,4, segundo o U.S. Tsunami Warning System.

Moradores da Cidade do México saem às ruas após forte terremoto. Foto: Tomas Bravo/Reuters.

Ondas de até um metro podem atingir a costa do Equador, e ondas menores de menos de meio metro podem ser vistas na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, bem como no Havaí e no Peru, segundo o instituto.

O centro advertiu que os tsunamis incluem várias ondas que podem chegar em intervalos de até uma hora.

“A onda inicial pode não ser a maior”, disse, acrescentando que “o perigo pode persistir por muitas horas ou mais após a onda inicial”, apontou. Com informações da Reuters. 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post EUA emitem alerta de tsunami após forte terremoto no México apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News