Flórida: os melhores lugares para ver e até nadar com peixes-boi

Simpático, dócil, fotogênico, ternurinha. Ainda que pese quase uma tonelada e chegue a medir até quatro metros, o peixei-boi talvez seja o mamífero aquático mais adorado pelos humanos. Os grandalhões habitam oceanos, mas no inverno vão em busca de temperaturas mais amenas. Na Flórida, de novembro até abril, eles trocam o Atlântico por nascentes e rios e podem ser vistos em maior número bem de pertinho. Confira alguns dos melhores lugares da Flórida para ver essas fofuras: 

Crystal River

Localizada a uma hora e meia da cidade de Tampa, Crystal River é conhecida como a “capital mundial dos peixes-boi”, lugar perfeito para quem quer nadar com eles. As águas são cristalinas e, a temperatura, cerca de 22°C. Visitantes devem seguir regras neste passeio e jamais tocar nos animais. Three Sisters Springs, uma das principais nascentes de Crystal River, recebe muitos peixes-boi durante o inverno. Por lá, é permitido passear de caiaque ou de barco, mas é preciso manter distância dos animais. Perto dali está Homosassa Springs, um pouco menos conhecida, mas oferece várias opções de tours, incluindo Blue Heaven River Tours, que também permite chegar perto dos mamíferos.

Three Sisters, Crystal Rivers, Estados Unidos
Plataforma de observação dos peixes-boi em Three Sisters visitflorida/Divulgação

Blue Spring State Park

O Parque Blue Spring fica em Orange City, ao norte de Orlando, e é um refúgio de peixes-boi. A principal área para observação tem a nascente cristalina de um lado e o Rio St. John’s do outro.

Manatee Park

No sudeste da Flórida, o Manatee Park, no condado de Lee, é um refúgio de águas quentes durante os meses de inverno. O parque permite que visitantes entrem na água de caiaque para admirar os peixes-boi mais de perto. O lugar também possui playground e áreas para piqueniques – ideal para passeios em família.

Peixe boi nadando com humano, crystal river, estados unidos
É possível chegar bem perto dos peixes-boi visitflorida/Divulgação

Manatee Viewing Center

A cerca de 90 minutos de carro de Orlando, o Manatee Viewing Center é o habitat de um grande número de indivíduos da espécie na Flórida, que retornam anualmente para as águas quentes da Big Bend Power Station. Plataformas de observação, passarelas e um centro de educação ambiental compõem esta instalação de 20 hectares.

Merritt Island National Wildlife Refuge

O “Refúgio Nacional da Vida Selvagem“, que fica ao norte do Cabo Canaveral, possui uma área de observação de peixes-boi com placas informativas, rampa para barcos e mirante. Para garantir a proteção da espécie, os visitantes devem seguir as normas e regras instruídas no Refúgio.

Manatee Lagoon 

Manatee Lagoon é uma atração educacional gratuita em Palm Beach. O centro, que fica à beira-mar, tem uma área dedicada à observação de peixes-boi e oferece exposições interativas sobre esses animais. Nos dias frios, o deck de observação é o local ideal para ver manadas de peixes-boi aproveitando os fluxos de águas quentes do vizinho Riviera Beach Clean Energy Center, que faz parte da Florida Power & Light Company.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Flórida 

Busque hospedagem na Flórida

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo