Furacão Ian: Cuba tem apagão e uma pessoa morta; Flórida pode ser atingida nas próximas horas

Imagem de satélite mostra o furacão se aproximando de Cuba

Crédito, NOAA

Legenda da foto,

O furacão Ian se aproximou de Cuba e da Flórida na segunda-feira

O furacão Ian, categoria 3 em 5 na escala Saffir-Simpson, atravessou Cuba ao longo desta terça-feira (27/9) e agora segue pelo Golfo do México em direção à península da Flórida, nos Estados Unidos.

Em Cuba, pelo menos uma pessoa morreu em decorrência do desastre natural: uma mulher de 43 anos que foi atingida pelas paredes de sua casa que desabaram. Na noite desta terça-feira, toda a ilha estava sem luz, segundo autoridades locais. As fortes chuvas e ventos no país podem durar até esta quarta-feira.

Nas províncias ocidentais de Pinar del Río e Mayabeque, houve danos a residências, prédios públicos, fábricas, plantações e estradas, devido às inundações – tanto pelas chuvas quanto pela entrada do mar nas áreas costeiras – e queda árvores e postes elétricos derrubados por ventos fortes.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Os cubanos tiveram que fazer fila nesta segunda-feira em busca de comida para estocar antes da chegada do Ian à ilha

As autoridades ordenaram que dezenas de milhares de pessoas deixassem suas casas e seguissem para abrigos.

A Defesa Civil Nacional emitiu alerta de “alarme de ciclone” para a área ocidental do país e colocou outras três províncias em fase de “alerta”. Escolas e outros serviços públicos foram suspensos, como a grande maioria dos transportes terrestres e marítimos.

Em meio à passagem do Ian, o Caribe ainda está se recuperando dos efeitos do furacão Fiona, que atingiu a região na semana passada.

A caminho da Flórida

Assim que o Ian se fortaleceu na segunda-feira (26/9), as autoridades do Estado da Flórida (EUA) pediram aos moradores que “fizessem seus preparativos” para enfrentar a tempestade.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Um pai carrega seus filhos em Pinar del Río após a passagem do furacão.

A previsão é de que, depois de passar por Cuba, o Ian continue sua rota pelo noroeste do Caribe e chegue por volta de quarta-feira à costa oeste da Flórida, onde fica Tampa, cidade que não enfrenta um grande furacão há um século.

A trajetória exata do furacão é incerta, mas o governador Ron DeSantis alertou para “grandes impactos em todo o estado”.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Imagem das inundações causadas pelo furacão em Batabano, Cuba

Ao longo da orla de Tampa Bay, as prateleiras dos supermercados esvaziaram rapidamente e havia longas filas nos postos de gasolina.

“Nunca é cedo demais para se preparar”, tuitou a prefeita de Tampa, Jane Castor, no domingo.

Autoridades locais do município e de outros como Miami e Fort Lauderdale estão distribuindo sacos de areia gratuitos para ajudar os moradores a proteger suas casas contra inundações.

Crédito, EPA

Legenda da foto,

Empresas na costa oeste da Flórida se preparam para a chegada do furacão

O governador declarou estado de emergência para toda a Flórida no fim de semana e ativou 5.000 soldados da Guarda Nacional para ajudar nos esforços de socorro.

DeSantis disse que o Ian representa um risco de “tempestade perigosa, chuva forte, inundações repentinas, ventos fortes, mares perigosos e atividade isolada de tornados”.

“Este é um furacão realmente grande agora”, disse ele em entrevista coletiva na segunda-feira, pedindo aos moradores que “mantenham a calma”, mas “façam o que for preciso para estarem preparados”.

Em caso de desastre, a Casa Branca também dará apoio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC