George Bush pai ajudou criança filipina por dez anos em segredo, revelam cartas

George HW Bush sorriDireito de imagem Getty Images
Image caption Bush assinava cartas apenas como ‘George Walker’, escondendo sua identidade durante 10 anos em que ajudou criança filipina

Por trás da assinatura “George Walker” nas cartas enviadas a um menino filipino, ninguém desconfiou que estava o 41º presidente dos Estados Unidos, George H. W. Bush.

Após a morte do republicano, em novembro, uma instituição de caridade revelou que Bush se correspondeu secretamente por dez anos com uma criança a quem ajudava financeiramente – contribuindo nos custos da educação e alimentação.

O menino, Timothy, tinha sete anos quando começou a receber a ajuda e só descobriu a identidade de seu patrocinador aos 17, quando deixou o programa conduzido pela Compassion International. Bush morreu aos 94 anos.

A organização revelou o conteúdo de algumas das cartas para o jornal americano Colorado Springs Gazette e mais tarde para a rede de TV CNN.

“Querido Timothy, quero ser seu novo amigo”, disse Bush em sua primeira carta em 2002, usando o pseudônimo – uma combinação de seus primeiro e terceiro nomes.

Image caption George H. W. Bush trocou cartas com um menino filipino, Timothy, por 10 anos | Foto: Compassion International

“Sou um homem velho, de 77 anos de idade, mas eu amo crianças; e, embora não tenhamos nos conhecido, eu já te amo”, escreveu.

“Moro no Texas. Vou te escrever de tempos em tempos. Boa sorte”.

‘Você já ouviu falar da Casa Branca?’

A Compassion International é uma instituição humanitária e cristã que ajuda crianças que vivem na pobreza.

O ex-presidente soube pela primeira vez do programa de patrocínio infantil em 2001, durante um concerto de Natal em Washington, capital dos EUA.

Acredita-se que sua identidade tenha sido mantida em segredo por preocupações de que Timothy ficasse sob os holofotes se descobrissem a real identidade de seu mentor.

Mas isso não impediu que Bush deixasse pistas nas cartas, segundo o ex-presidente da entidade, Wess Stafford, que leu todas as correspondências.

“Ele era conhecido por gostar de fazer truques”, disse Stafford à BBC.

“Timothy, você já ouviu falar na Casa Branca?”, o patrocinador perguntou em uma de suas cartas.

“É onde o presidente dos EUA vive. Tenho que ir à Casa Branca na época do Natal. Aqui está um pequeno livreto que peguei lá”.

Image caption O ex-presidente dos EUA ajudou a financiar a educação e a alimentação de Timothy | Foto: Compassion International

Até mesmo a família de Bush só ficou sabendo destas trocas secretas anos depois, segundo Stafford.

O representante da identidade conheceu o filho de Bush, George – também ex-presidente dos Estados Unidos -, e sua esposa Laura em um jantar em 2008 e contou sobre a ajuda.

“Laura chorou”, lembra Stafford.

“George [W. Bush] parou por um momento e disse: ‘Sim, isso soa como meu pai'”.

Além das cartas, o ex-presidente também enviou presentes, incluindo materiais para produção artística.

Bush também recebeu mensagens de volta.

“Obrigado por não me esquecer. Você é tão legal e bom”, disse Timothy em uma carta.

Quando o garoto ficou sabendo quem era seu mentor, disse que se tratava de uma informação capaz de mudar a vida. No entanto, a caridade não conseguiu falar com o filipino desde então.

Image caption Timothy não tinha ideia sobre a identidade real de seu mentor até concluir programa de ajuda | Foto: Compassion International

“Amo que um dos homens mais poderosos do mundo, sem qualquer alarde, tenha procurado uma das crianças mais pobres do mundo”, comemora Stafford.

“Tenho a sensação de que ele fez muitas coisas boas das quais não sabemos e muitas coisas sobre as quais nunca saberemos”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC