Guerra na Ucrânia: o bombardeio russo que destruiu uma família em Irpin

  • Orla Guerin
  • BBC News, Ucrânia

Maryna, Myhailo e o neto
Legenda da foto,

Myhailo e Maryna com o neto, que sobreviveu ao ataque

“Ele era tudo o que eu poderia sonhar, um exemplo do que um homem deveria ser”, diz Maryna.

“Ele era o centro da nossa família, nossa fortaleza e nosso coração. Ele fez meus sonhos mais profundos se tornarem realidade.”

Marido de Maryna por 34 anos, Myhailo foi morto pelas forças russas em 6 de março, na cidade de Irpin, nos arredores da capital, Kiev.

Esta é a história de um bombardeio que atingiu um apartamento e destruiu uma família — mas quase três semanas depois da invasão russa, há inúmeras outras famílias como esta em toda a Ucrânia.

Maryna quer contar sua história em nome de Myhailo, 54 anos, e do filho Serhiy, de 32, que também foi morto no ataque.

Aviso: Alguns leitores podem achar os detalhes desta história perturbadores.

Legenda da foto,

Serhiy morreu nos braços da mãe

Conversamos por videochamada, já que Maryna está agora abrigada com parentes distantes no oeste da Ucrânia, junto com a filha Yanna e o neto. O menino de três anos se chama Myhailo, em homenagem ao avô que ele adorava.

Maryna aparece na minha tela com a aparência cansada e vestindo preto. E suas palavras jorram em uma torrente de dor, luto e raiva.

“Quando uma pessoa é morta em algum lugar”, ela me diz, “a polícia procura o assassino. Há um processo judicial. A pessoa é punida. Agora não é apenas uma pessoa sendo morta, são muitas. A nação está sendo morta. Quero que o mundo veja quem está fazendo isso para que Putin e seu regime sejam culpados pelo assassinato dos meus entes queridos”.

Legenda da foto,

Esta é a segunda vez que a sombra da Rússia paira sobre a família de Maryna

Quando os russos começaram a atacar Irpin, Maryna, o marido e o filho deixaram seu apartamento e se mudaram para a casa da filha nas proximidades. No dia do ataque, repetidos bombardeios os levaram ao estacionamento subterrâneo.

À noite estava mais calmo, então eles subiram até o apartamento no 15º andar para pegar um pouco de comida e dar banho no neto.

“Fizemos tudo rapidamente”, diz ela, “depois ouvimos um estrondo de trovão. Myhailo e Serhiy nos empurraram para longe — eu, minha filha e meu neto. Conseguimos sair, mas eles não. Senti um assobio nos ouvidos, e algo quente na minha pele. Não sabia o que tinha acontecido, mas sabia que estava viva.”

Um projétil atingiu o quarto do apartamento, que explodiu de ponta a ponta.

Do lado de fora, no corredor, ela começou a chamar pela família, e encontrou a filha e o neto, pelo tato. Eles estavam assustados, mas ilesos — foram salvos por um colchão que caiu em cima deles.

“Comecei a chamar pelo meu marido e meu filho”, recorda.

“Eu estava chamando: ‘Serhiy, Misha’. Meu filho respondeu. Segui sua voz e encontrei o apartamento. Meu marido estava na porta da casa. Se ele tivesse conseguido avançar apenas mais alguns centímetros, saindo do apartamento, isso teria salvo sua vida. A parede de concreto caiu toda sobre ele.”

Serhiy estava vivo. “Meu filho estava gritando: ‘Mamãe, não venha aqui. Corra! Fuja daqui e leve Yanna e o bebê com você’. Percebi que ele não conseguia se mexer. E disse: ‘Querido, por favor, espere, vou voltar para (buscar) você’.”

Maryna, Yanna e o pequeno Myhailo foram tateando escada abaixo em meio à fumaça e à poeira — degrau por degrau, aterrorizados. No estacionamento, ela implorou aos vizinhos por ajuda.

“Os homens foram primeiro”, diz ela, “num piscar de olhos. Eles desceram e disseram que alguém estava vivo, mas não havia nada que pudessem fazer. Pedi lençóis e ataduras e disse que eu mesma iria lá”.

“Uma médica foi comigo. Encontramos meu filho, ainda totalmente consciente. Seu estômago estava dilacerado e suas pernas estavam quebradas. Ele disse: ‘Mãe, eu não consigo suportar. Me mate agora. Meu filho morreu nos meus braços, sem pedir nada, apenas xingando Putin.”

Os planos de Serhiy morreram com ele — suas expectativas de se estabelecer e ter uma família.

“Nunca poderei ver os filhos do meu filho”, diz Maryna.

“Putin não matou apenas meu filho e meu marido. Ele matou minha família.”

A esposa e mãe enlutada tem seu próprio nome para a “operação militar especial” do líder russo, como ele chama. Segundo ela, é uma “operação especial de bombardeio”.

Uma casa bombardeada pode ser um acaso, ela argumenta, mas não centenas de casas em toda a Ucrânia. Maryna acredita que os russos atacaram residências deliberadamente em Irpin.

“Os tanques se deslocaram de um lugar para outro, para obter a melhor visão”, ela me diz.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

A maior parte da população de Irpin deixou a cidade

A mulher de 53 anos rejeita com veemência o argumento de Putin de que sua missão é proteger os falantes de russo.

“Ele não precisava me resgatar”, diz ela.

“Nunca fui oprimida. Tenho falado russo toda a minha vida. Poderia viajar. Poderia falar a língua que eu quisesse. Comecei a falar ucraniano como uma forma de protesto (como muitos outros). Putin me ensinou a amar minha pátria ainda mais.”

Esta é a segunda vez que a longa sombra da Rússia paira sobre Maryna e sua família. Em 2014, ela e Myhailo tinham acabado de se mudar para a “casa dos sonhos” na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, quando rebeldes apoiados pelo Kremlin entraram em guerra com o governo ucraniano.

Eles tiveram que fugir e se estabeleceram em Irpin, onde a história — ou a versão russa dela — se repetiu.

Ironicamente, muitos que fugiram do leste começaram uma vida nova em Irpin e na vizinha Bucha — e ambas cidades foram alvo de incansáveis bombardeios russos.

Maryna diz que cada dia é mais difícil agora, já que sua perda está infiltrada até nos ossos.

“Você acorda de manhã, e a pessoa de quem você é mais próxima não está lá, aquela que sempre disse ‘bom dia’ e fez um café para você. Não há ninguém que possa vir e te abraçar se você não estiver de bom humor.”

Legenda da foto,

Maryna diz que o neto agora tem medo de barulhos altos e pergunta se são ‘os bandidos atirando’

Myhailo era engenheiro mecânico e adorava a família. “Ele era um pai diferente de muitos, talvez porque passava todo o tempo com os filhos”, conta Maryna.

“Quando o neto nasceu, ele fez o mesmo. E ensinou muitas coisas a ele”.

Maryna afirma que ela e Myhailo eram “grandes sonhadores”, sempre planejando o futuro. Agora, no lugar dos sonhos, há uma preocupação corrosiva pela família que restou.

“Meu neto não sabe que seu avô e tio faleceram”, diz ela.

“Ele tem medo de barulho. Quando ouve um som, pergunta se são os bandidos atirando. Preciso salvar minha filha e meu neto e tirá-los da guerra.”

Por um curto período de tempo, parecia que eles haviam conseguido fugir da ameaça ao chegar à cidade de Lviv, perto da fronteira polonesa. Mas no início da manhã de domingo, a cidade também foi atingida, com um ataque de míssil de cruzeiro matando 35 pessoas em uma base de treinamento militar.

Na Ucrânia, agora é seguro assumir que nenhum lugar é seguro.

Tendo sido privada do marido e do filho, Maryna implora às nações ocidentais que imponham uma zona de exclusão aérea.

“Estou pedindo para vocês protegerem o céu sobre a Ucrânia”, diz ela.

“Não deixe que atirem em nós. A Ucrânia está protegendo toda a Europa, e não vamos conseguir isso sozinhos.”

Legenda da foto,

Myhailo, de três anos, recebeu o nome do avô, que era um homem dedicado à família

Dez dias depois, Irpin continua sob bombardeio, e a maioria dos 60 mil moradores da cidade fugiu. Myhailo e Serhiy ainda jazem não sepultados nas ruínas do apartamento — um tormento para Maryna.

“Meu marido e meu filho ainda estão naquele quarto”, diz ela.

“Eu não poderia enterrá-los sozinha. Não há serviço funerário, nem médicos, nem necrotério. Espero que haja uma maneira de sepultá-los, com seus nomes nas sepulturas. Quero que haja uma cruz, e quero ir visitar.”

Uma bomba, um apartamento e uma família são o reflexo da brutalidade da invasão russa e da agonia da Ucrânia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC