Guerra na Ucrânia: o significado histórico – e estratégico – da visita de Zelensky a Washington

Zelensky e Biden

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Zelensky e Biden se encontraram na Casa Branca, nos EUA, nesta quarta-feira

Em uma visita descrita como histórica pela imprensa americana e por figuras como a líder democrata Nancy Pelosi, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na quarta-feira (21/12) a Washington D.C., nos Estados Unidos, para uma reunião com o presidente americano, Joe Biden, e um discurso ao Congresso.

Zelensky foi recebido por Biden, e os dois seguiram para uma reunião no Salão Oval da Casa Branca – o ucraniano discursará aos parlamentares americanos em seguida.

Fazendo um paralelo entre a 2ª Guerra Mundial e a invasão da Ucrânia pela Rússia, Pelosi comparou o momento ao discurso que o primeiro-ministro britânico Winston Churchill fez ao Congresso americano em 1941, poucos dias após o ataque japonês a Pearl Harbor e à entrada dos americanos na guerra.

A líder do Partido Democrata também enviou uma mensagem diretamente a Zelensky afirmando que “a América e o mundo reverenciam o heroísmo do povo ucraniano”.

Apesar de ser a primeira viagem ao exterior feita pelo presidente ucraniano desde o início da guerra, não é o primeiro encontro presencial dele com Joe Biden em Washington.

Legenda da foto,

Recentemente, Zelensky disse à BBC que havia temor de que os russos passassem a cogitar uso de armas nucleares no conflito

Os dois se encontraram em setembro de 2021 – no que foi, então, a primeira visita de um líder da Ucrânia à Casa Branca em quatro anos.

Mas quais são os significados desta viagem de Zelensky aos Estados Unidos?

O correspondente da BBC News para a América do Norte, John Sudworth, aponta que se trata de uma “diplomacia televisionada”.

“A imagem de um líder em tempo de guerra, lutando para resistir contra um poder autoritário invasor, enquanto decide viajar pelo mundo para aparecer pessoalmente no coração da democracia dos Estados Unidos, está gerando comparações na imprensa com a viagem de Winston Churchill durante o Natal de 1941.”

Espera-se que a segurança seja reforçada em Washington – o planejamento da visita foi mantido em segredo até algumas horas antes da decolagem do avião de Zelensky.

Uma carta de Pelosi pediu aos membros que estivessem no Congresso para um evento com, segundo ela, “um foco especial na democracia”.

E então veio o tuíte do presidente ucraniano: “A caminho dos Estados Unidos para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa da Ucrânia”.

A reunião será uma oportunidade para o presidente Biden confirmar pessoalmente a Zelensky o fornecimento de um sistema de mísseis Patriot – um recurso importante para as defesas aéreas da Ucrânia – e o Congresso está atualmente debatendo um projeto de lei que inclui mais de US$ 40 bilhões (R$ 208 bilhões) em ajuda adicional.

“Mas, com os republicanos prestes a assumir o controle do Congresso no Ano Novo, e alguns em suas fileiras levantando preocupações sobre o financiamento de cheques em branco para a guerra, fica claro que a visita do presidente Zelensky é uma oportunidade para aliar um poderoso simbolismo aos propósitos estratégicos de garantir recursos antes que a oposição a Biden controle a Câmara”, diz Sudworth.

Fonte: BBC